31 de jul. de 2009


"Prefiro os que têm estoque aos que deixam tudo à mostra na vitrine..."

A função das TVs educativas

Notícias

30/07/2009 |
Ericson Meister Scorsim
Adnews

Educar é preparar a pessoa para o desenvolvimento físico, intelectual e moral. É extrair todo o potencial humano do corpo e da mente. Assistir à TV pode contribuir para a educação? A princípio, a resposta é positiva, desde que sejam observados alguns pressupostos e limites. Dentro deste contexto, qual é a responsabilidade das TVs educativas pela educação?

A legislação em vigor preceitua que a televisão educativa destina-se à divulgação de programas educacionais, mediante a transmissão de aulas, conferências, palestras e debates. Trata-se de uma imposição do Decreto-lei nº 236, de 28 de fevereiro de 1967, originário da ditadura militar.

Entendo que uma TV Educativa não deve se limitar à transmissão de aulas, conferências, palestras e debates, razão pela qual o referido dispositivo deveria já ter sido revogado. Pelo contrário, os formatos televisivos deve ser os mais múltiplos possíveis e adequados à difusão do conteúdo educacional.

É preciso ter em mente que a educação pela TV depende do conteúdo da programação audiovisual. A Constituição garante o direito fundamental à educação, compreendido como instrumento para o desenvolvimento da pessoa, preparação para a cidadania e qualificação para o trabalho.

Também, a Constituição consagra princípios específicos para a produção e programação das emissoras de televisão. Um deles impõe a preferência por finalidades educativas, artísticas, culturais e informativas. Então, como deve ser um programa de televisão educacional? O conteúdo televisivo pode e deve ter uma abordagem plural: cidadania, saúde, bem estar, cinema, meio ambiente, cultura, política, entretenimento, finanças pessoais etc. Mas, além da pluralidade de temas, é importante o foco no aprofundamento das questões, de modo a facilitar a compreensão pelos telespectadores.

Sustento que uma televisão educativa tem de estar rigorosamente vinculada ao atendimento das necessidades básicas de educação das crianças e adolescentes. A sua programação tem de priorizar o público infanto-juventil. Trata-se de uma verdadeira missão de serviço público a ser seguida. Evidentemente que isto não exclui o atendimento do público adulto, porém seu foco deve ser a educação básica dos menores.

Por imposição constitucional, os programas educativos devem servir ao desenvolvimento da personalidade, formação para a cidadania e qualificação para o trabalho. O atendimento às finalidades constitucionais impostas às TVs educativas é essencial que mudanças estruturais ocorram na configuração de seu modelo. Uma destas modificações consiste na garantia, por via de alteração da legislação, da autonomia institucional das TVs educativas.

Não é saudável para a democracia a vinculação dessas emissoras aos governos estaduais. Assim, sugere-se o abandono das figuras clássicas do direito que servem à sua estruturação (exemplos: autarquias e fundações de direito público), substituindo-as pelo modelo das organizações sociais. Deve ser garantida a autonomia econômico-financeira que possibilite a oferta de uma programação qualificada e inovadora, em termos de formato e de conteúdo.

O ideal é a adoção de uma modelagem de financiamento misto, com recursos públicos e privados. A autonomia é fundamental para evitar a sua apropriação pelo poder econômico e político. As TVs educativas prestam um serviço público, razão pela qual estão obrigadas a servir ao público.

Os cidadãos é que pagam, mediante seus impostos, a manutenção destas emissoras. Resta refletir se em contrapartida aos tributos pagos, os contribuintes recebem um serviço público de qualidade. Afinal, mesmo quem não assiste à programação paga a conta, de um modo ou de outro. As TVs educativas podem contribuir pela efetivação da educação em nosso país, desde que seu modelo seja revisto e adequado à Constituição.

* Ericson Meister Scorsim, advogado, é doutor em Direito do Estado pela USP. É autor do livro TV Digital e Comunicação Social: aspectos regulatórios – TVs pública, estatal e privada. www.tvdigital.adv.br

Disponível em: http://www.fndc.org.br/internas.php?p=noticias&cont_key=408952



O frio não significa nada para um coração aquecido.

Ficar calado é só um recurso ante a falta de palavras. Mas estou preferindo ocupar minha boca com um sorriso.

[CARLOS STEIN]


Sexta: todos temos um pacto secreto com a derrota - provocado por culpa, medo. etc. Descubra e quebre este pacto.

30 de jul. de 2009




"Dê valor as pessoas enquanto elas estão por perto... pois saudade não será motivo suficiente para que elas voltem..."






Você consome cultura?

Notícias

28/07/2009
















|
Barbara Marcolini
Ciência Hoje On-line

Gasto com produtos culturais em regiões metropolitanas do Brasil é baixo, avalia estudo

Apenas 40% dos moradores de regiões metropolitanas brasileiras gastam dinheiro com cultura. Foi o que constatou um estudo que levou em conta as despesas da população com diversas atividades culturais, da compra de CDs a ingressos de peças de teatro. Além do baixo consumo, a pesquisa também confirmou a tendência elitista desses produtos, que são pouco adquiridos pela parcela da população com menor renda e escolaridade.

O estudo baseou-se nos dados da Pesquisa de Orçamento Familiar, realizada entre 2002 e 2003 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A economista Sibelle Diniz, pesquisadora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), identificou e comparou os gastos com produtos e atividades culturais dos lares de nove regiões metropolitanas – Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Salvador, Recife, Fortaleza e Belém – e do Distrito Federal. Características como idade, escolaridade e renda dos indivíduos também foram relacionadas aos seus hábitos de consumo.


Entre os produtos culturais considerados no trabalho estão artigos de áudio, vídeo, leitura e arte, além de ingressos de teatro, shows, cinema, museus e estádios. Instrumentos musicais, aparelhos de televisão, máquinas fotográficas e gastos com internet e TV por assinatura também foram incluídos.

A avaliação, realizada durante o mestrado de Diniz na UFMG, mostra que quem tem maior renda e escolaridade consome mais produtos culturais. Mas alguns dados surpreenderam a pesquisadora. Por exemplo: Rio de Janeiro e São Paulo, apesar de apresentarem as maiores ofertas de infra-estrutura cultural (casas de shows, teatros, museus e centros culturais) não lideram a lista de gastos, encabeçada pelas regiões metropolitanas de Salvador e Recife.

“Uma hipótese para esse cenário no Sudeste seria a maior oferta de eventos gratuitos”, sugere Diniz. “Mas alguns problemas relacionados à urbanização dessas áreas também podem estar afastando o público, como o custo do transporte e a criminalidade.”

A análise também aponta particularidades do consumo de cada região. No Norte e Nordeste do país prevalecem gastos com CDs e apresentações musicais. Já no Sul e Sudeste, embora o consumo de CDs esteja no topo da lista, há um gasto acima da média com cinema e teatro. “A oferta em cada região expressa o envolvimento de sua população com a arte”, avalia a economista. “No Nordeste, por exemplo, a música popular é muito forte na composição da identidade cultural.”

Ausência de hábitos culturais
Quanto aos 60% da população que não reservam qualquer fração da sua renda a produtos culturais, a economista não tem dúvidas: mais do que o custo, é a falta de hábito que os afasta da cultura. “A pessoa consome aquilo a que está exposta; ela não tem interesse por algo que não conhece”, justifica.

Para a pesquisadora, é preocupante o fato de mais da metade da população ter acesso somente aos produtos culturais divulgados pela grande mídia, como o rádio e a televisão. Mas a culpa não é somente do consumidor: Diniz acusa as próprias entidades culturais de serem excludentes. “As atividades culturais oferecidas muitas vezes são voltadas às classes mais abastadas. Logo, as pessoas de baixa renda não se sentem parte desse universo.”

A solução apontada pela economista para aumentar o consumo cultural dessa parcela da população inclui os produtores de cultura. “É preciso aproximar demanda e oferta, com uma política voltada para o consumidor”, sugere. Por outro lado, também seria necessário que os consumidores ampliassem os seus interesses. “Nesse aspecto, a educação faz toda a diferença”, destaca Diniz. “Se essa população recebesse uma educação artística de qualidade, talvez valorizasse um pouco mais a cultura.”


Disponível aqui!

Para todas as minhas amigas!

Quando eu era pequena, acreditava que teria apenas uma melhor amiga.
Depois, como mulher, descobri que se você permitir que seu coração se abra, você encontrará
o melhor em muitas amigas.
É preciso uma amiga quando você está com problemas com seu homem. É preciso outra amiga quando você está com problemas com sua mãe. Uma outra quando você quer fazer compras, compartilhar, curar, ferir, brincar ou apenas ser.
Uma amiga dirá 'vamos rezar', uma outra 'vamos chorar', outra 'vamos lutar' outra 'vamos fugir'.
Uma amiga atenderá às suas necessidades espirituais, uma outra à sua loucura por sapatos, uma outra à sua paixão por filmes, outra estará com você em seus períodos confusos, outra será a luz e uma outra será o vento sob suas asas.
Mas onde quer que ela se encaixe em sua vida, independentemente da ocasião, do dia ou de quando você precisa, todas essas são suas melhores amigas.
Elas podem ser concentradas em uma única mulher ou em várias...
Uma do ginásio, uma do colegial, várias dos anos de faculdade, algumas do antigo emprego, algumas da igreja, outras das festas...
Podem ter sido 20 minutos ou 20 anos o tempo que essas mulheres passaram..

Mas com certeza todas fizeram e ainda fazem a diferença em minha vida!!!


29 de jul. de 2009

Edição nº 189 - Inventário da normalidade

Resolvi fazer uma pesquisa com meus amigos sobre aquilo que a sociedade considera um comportamento normal. A seguir, listo alguns destes absurdos com que convivemos todos os dias, porque a sociedade considera normal:

1] qualquer coisa que nos faça esquecer nossa verdadeira identidade e nossos sonhos, e nos faça apenas trabalhar para produzir e reproduzir.

2] ter regras para uma guerra (Convenção de Genebra).

3] gastar anos fazendo uma universidade, para depois não conseguir trabalho.

4] trabalhar de nove da manhã as cinco da tarde em algo que não dá o menor prazer, desde que em 30 anos a pessoa consiga aposentar-se.

5] Aposentar-se, descobrir que já não tem mais energia para desfrutar a vida, e morrer em poucos anos, de tédio.

6] Uso de botox.

7] Procurar ser bem-sucedido financeiramente, ao invés de buscar a felicidade.

8] Ridicularizar quem busca a felicidade ao invés do dinheiro, chamando-o de “pessoa sem ambição”.

9] Comparar objetos como carros, casas, roupas, e definir a vida em função destas comparações, ao invés de tentar realmente saber a verdadeira razão de estar vivo.

10] Não conversar com estranhos. Falar mal do vizinho.

11] Sempre achar que os pais estão certos.

12] Casar, ter filhos, continuar juntos mesmo que o amor tenha acabado, alegando que é para o bem da criança (que parece não estar assistindo as constantes brigas).

12ª] Criticar todo mundo que tenta ser diferente.

14] Acordar com um despertador histérico ao lado da cama.

15] Acreditar em absolutamente tudo que está impresso.

16] Usar um pedaço de pano colorido amarrado no pescoço, sem qualquer função aparente, mas que atende pelo pomposo nome de “gravata”.

17] Nunca ser direto nas perguntas, mesmo que a outra pessoa entenda o que se está querendo saber.

18] Manter um sorriso nos lábios quando se está morrendo de vontade de chorar. E ter piedade de todos os que demonstram seus próprios sentimentos.

19] Achar que arte vale uma fortuna, ou que não vale absolutamente nada.

20] Sempre desprezar aquilo que foi conseguido com facilidade, porque não houve o “sacrifício necessário”, e, portanto não deve ter as qualidades requeridas.

21] Seguir a moda, mesmo que tudo pareça ridículo e desconfortável.

22] Estar convencido que toda pessoa famosa tem toneladas de dinheiro acumulado.

23] Investir muito na beleza exterior, e se preocupar pouco com a beleza interior.

24] Usar todos os meios possíveis para mostrar que, embora seja uma pessoa normal, está infinitamente acima dos outros seres humanos.

25] Em um meio de transporte público, jamais olhar diretamente nos olhos de uma pessoa, caso contrário isso pode ser interpretado como um sinal de sedução.

26] Quando entrar no elevador, manter o corpo voltado para a porta de saída, e fingir que é a única pessoa lá dentro, por mais lotado que esteja.

27] Jamais rir alto em um restaurante, por melhor que seja a história.

28] No hemisfério norte, usar sempre a roupa combinando com a estação do ano; braços de fora na primavera (por mais frio que esteja) e casaco de lã no outono (por mais quente que esteja).

29] No hemisfério sul, encher a árvore de natal de algodão, mesmo que o inverno nada tenha a ver com o nascimento de Cristo.

30] À medida que for ficando mais velho, achar-se dono de toda a sabedoria do mundo, embora nem sempre tenha vivido o suficiente para saber o que está errado.

31] Ir a um chá de caridade e achar que com isso já colaborou o suficiente para acabar com as desigualdades sociais do mundo.

32] Comer três vezes por dia, mesmo sem fome.

33] Acreditar que os outros sempre são melhores em tudo: são mais bonitos, mais capazes, mais ricos, mais inteligentes. É muito arriscado aventurar-se além dos próprios limites, melhor não fazer nada.

34] Usar o carro como uma maneira de sentir-se poderoso e dominar o mundo.

35] Dizer impropérios no trânsito.

36] Achar que tudo que seu filho faz de errado é culpa das companhias que ele escolheu.

37] Casar-se com a primeira pessoa que lhe oferecer uma posição social. O amor pode esperar.

38] Dizer sempre “eu tentei”, mesmo que não tenha tentado absolutamente nada.

39] Deixar para viver as coisas mais interessantes da vida quando já não tiver mais forças para tal.

40] Evitar a depressão com doses diárias e maciças de programas de TV.

41] Acreditar que é possível estar seguro de tudo que conquistou.

42] Achar que mulheres não gostam de futebol, e que homens não gostam de decoração.

43] Culpar o governo por tudo de ruim que acontece.

44] Estar convencido de que ser uma pessoa boa, decente, respeitosa significa que os outros vão pensar que é fraca, vulnerável, e facilmente manipulável.

45] Estar igualmente convencido que a agressividade e a descortesia no trato com os outros é que são sinônimos de uma personalidade poderosa.

46] Ter medo de fibroscopia (homens) e parto (mulheres).

47] Finalmente: achar que a sua religião é a única dona da verdade absoluta, a mais importante, a melhor, e que todos os outros seres humanos neste imenso planeta que acreditam em qualquer outra manifestação de Deus estão condenados ao fogo do inferno.

http://twitter.com/paulocoelho


Segunda:
o sábio ama. O tolo tenta entender o amor.

Terça: bom ter alguns inimigos para nos mantermos vigilantes. Mas nos os escolhemos, e nao o contrário.
Quarta: uma vida interessante é feita de perguntas. Uma vida chata é feita de respostas.
Quinta: se você está por baixo, pare de cavar mais ainda.
Sexta: nao é obrigatório ficar olhando a porta do elevador. Gente à sua volta é mais interessante...
Sábado: ame seus inimigos. Mas não esqueça que eles não são seus amigos.
Domingo: deixe de ser voce mesmo. Seja quem sempre desejou ser.

Sábado:
o amor pode nos levar ao ceu e ao inferno, mas sempre nos leva a alguma parte

Domingo: diga ao seu coração que o medo de sofrer é pior que o próprio sofrimento.
Segunda: se voce é capaz de imaginar, é tb capaz de realizar
Terça: viver é saber o momento certo de agir. E o o momento de agir é sempre AGORA.
Quarta: barcos estão seguros no porto. Mas nao é para isso que barcos são feitos.
Quinta: voce não morre quando cai em um rio. Morrerá se decidir ficar submerso.
Sexta: viva sua loucura e se comporte como normal. Ninguem notará, e voce irá se divertir muito.
SÁbado: adie alegria, ela diminuirá. Adie o problema, ele crescerá.
Domingo: diga a verdade, mas antes mergulhe as palavras no mel...
Segunda: gente infeliz detesta saber que felicidade existe. Não gaste sua energia tentando provar o contrário.
Terça: mantenha a simplicidade. Uma neve multicolorida ia parecer uma bad trip de ácido.
Quarta: esqueça a plateia e cante, porque você tem direito de cantar.

28 de jul. de 2009

Conversando com Ferreira Gullar



A antipsiquiatria liberou os psiquiatras da função de guardiões da "normalidade"


EM 12 e 26 de abril, nesta página, Ferreira Gullar escreveu contra a lei da reforma psiquiátrica (lei 10.216, de 2001). Na época, muitos leitores pediram que me expressasse sobre o tema. Visto que Ferreira Gullar voltou ao assunto no domingo passado, aproveito a ocasião. A lei é dificilmente discutível em suas intenções. Seu texto (link no fim) garante os direitos do portador de transtornos mentais e, em particular, o direito ao melhor tratamento possível, afirmando que a internação deve acontecer quando "os recursos extra-hospitalares se mostrarem insuficientes" e que qualquer tratamento deve visar "a reinserção social do paciente".

Como discordar? Não decorre do texto de lei nem que se acabe de vez com a internação psiquiátrica nem que se estabeleça um limite abstrato ao tempo de internação (o qual, Gullar tem razão, só pode ser "o tempo necessário", e não um lapso arbitrário). Em suma, o problema não é a lei, mas sua implementação em curso (disposições e meios concretos).

Na minha história, o movimento antipsiquiátrico (que nasceu, emblematicamente, em 1968, com "A Instituição Negada", de Franco Basaglia, ed. Graal) foi um marco contraditório.

Eu fui conquistado pelas implicações ideais do movimento (o direito de ser radicalmente diferente sem ser confinado por isso, a descoberta de que as instituições e a sociedade podem ser patogênicas a ponto de nos enlouquecer, o esforço para reconhecer a loucura na "normalidade" de nossa vida coletiva e para enxergar o semelhante no louco).

Mas nunca consegui acreditar que a doença mental fosse só a consequência da própria exclusão dos pacientes, e, ainda menos, que todo ato terapêutico fosse necessariamente uma tentativa de enquadrar os "dissidentes" mentais. Tampouco conseguia imaginar que, depois da "revolução" (iminente, é claro), viveríamos num mundo sem doença e sem sofrimento mentais.

Gullar tem razão, o movimento antipsiquiátrico (mas não a lei 10.216) acarretou consigo uma negação da doença mental. Atribuir o sofrimento dos pacientes à repressão manicomial de sua diferença era uma ingenuidade que só se explica considerando o seguinte: o movimento antipsiquiátrico foi, antes de mais nada, um movimento de liberação dos próprios psiquiatras, que se recusaram a continuar exercendo uma função de carcereiros e guardiões da "normalidade". Foi, em suma, a rebelião dos psiquiatras contra uma psiquiatria que era, com frequência, estupidamente convencida de que curar os pacientes significasse conformá-los com o preconceito dos terapeutas e da sociedade.

Coisa do passado? Nem tanto. Ainda hoje, uma psicóloga pode querer "curar" a homossexualidade de seus clientes (Folha, 14/07), ou seja, erigir suas ideias (legítimas, aliás) sobre a "normalidade" social ou sexual em critério da "doença" ou do transtorno, desconsiderando o único critério que importa: o sofrimento singular do paciente e sua queixa.

Agora, Gullar, para defender o valor da internação, evoca o exemplo de Emygdio de Barros, que se realizou como pintor nos ateliês de Terapêutica Ocupacional organizados por Nise da Silveira, no Centro Psiquiátrico Nacional. Quem dera! Raramente o manicômio ordinário foi lugar de cura e amparo; em geral, ele foi lugar de transformação de doenças agudas (eventualmente temporárias) em doenças crônicas incuráveis. Nisso, ele se parecia com um hospital geral no qual, pela acumulação de germes resistentes, morrer de uma infecção hospitalar seria mais fácil do que se curar.

Enfim, a implementação da reforma psiquiátrica mal começou. Concordo com Gullar: ela deve incluir a possibilidade de internação em hospital público -com uma transformação radical dos lugares de internação. Essa transformação é impossível sem fechar hospitais irrecuperáveis e, sobretudo, sem uma redefinição dos cuidados em saúde mental.

Ora, contrariamente às minhas próprias expectativas (que eram pessimistas), o trabalho dos atuais Centros de Atenção Psicossocial tem sido humilde e grandioso. Neles, a cada dia, contra trancos e barrancos, a grande maioria dos profissionais de saúde mental está resgatando a dignidade de sua missão. E quem sabe esse resgate de hoje permita também que tenhamos, um dia, hospitais psiquiátricos em que Emygdio, se estivesse vivo, estaria a fim de instalar seu ateliê.

O texto da lei está disponível em www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10216.htm

[Artigo disponível aqui]


As instituições e a sociedade podem ser patogênicas a ponto de nos enlouquecer...



All You Need Is Love (tradução) [The Beatles]

Tudo O Que Você Precisa É De Amor

Amor, amor, amor
Amor, amor, amor
Amor, amor, amor
Não há nada que você possa fazer que não possa ser feito
Nada que você possa cantar que não possa ser cantado
Nada que você possa dizer, mas você pode aprender como jogar o jogo
É fácil

Nada que você possa fazer que não se possa fazer
Ninguém a quem você possa salvar que não possa ser salvo
Nada que você pode fazer, mas você pode aprender como ser com o tempo
É fácil

Tudo o que você precisa é de amor
Tudo o que você precisa é de amor
Tudo o que você precisa é de amor, amor
Amor é tudo o que você precisa

Amor, amor, amor
Amor, amor, amor
Amor, amor, amor

Tudo o que você precisa é de amor(Repita isso mais 1 vez)
Tudo o que você precisa é de amor, amor
Amor é tudo o que você precisa

Não há nada que você possa saber que não possa ser conhecido
Nada que você possa ver que não possa ser visto
Nenhum lugar onde você possa estar que não seja onde você quer
estar
É fácil

Tudo o que você precisa é de amor(Repita isso mais 1 vez)
Tudo o que você precisa é de amor, amor
Amor é tudo o que você precisa

Tudo o que você precisa é de amor
(Todos juntos agora)
Tudo o que você precisa é de amor
(Todos)
Tudo o que você precisa é de amor, amor
Amor é tudo o que você precisa
Amor é tudo o que você precisa
Isso é tudo o que você precisa
Isso é tudo o que você precisa
Isso é tudo o que você precisa
Isso é tudo o que você precisa
Isso é tudo o que você precisa
Isso é tudo o que você precisa
Isso é tudo o que você precisa
Ela te ama, yeah yeah yeah

- A verdade envergonha bem mais do que a mentira...

- As montanhas são respeitadas porque ninguém chega rápido até elas.

-
Um pouco de raiva não me fará mal. Há frutos que apodrecem por excesso de doçura.

-
Canalha só é notícia quando morto. Quando vivo, é boato.

-
Vó que não tricotou blusão ao neto ainda é mãe da mãe.

-
As dezenas de guarda-chuvas que perdi são os únicos que poderiam explicar a tempestade de minha vida.

-
Os namorados disputam quem ama mais. Não percebem que a concorrência secreta vai separando, logo estarão questionando quem é o melhor.

-
É pelos hábitos que casamos. Dispensava o pratinho da xícara de café. Usava a xícara sozinha. Casar é aceitar o que não precisamos.





[By Carpinejar]


A saudade faz de mim um sonho, que espero, outro sonhe.


[By Carlos Stein in Twiter]


Porque demoram as mulheres no WC

Por que é que as mulheres demoram tanto tempo quando vão à casa de banho?

O grande segredo de todas as mulheres a respeito da casa de banho é que, quando eras pequenina, a tua mamã levava-te à casa de banho, ensinava-te a limpar o tampo da sanita com papel higiénico e depois punha tiras de papel cuidadosamente no perímetro da sanita. Finalmente instruía-te: "nunca, nunca te sentes numa casa de banho pública!"
E depois ensinava-te a "posição", que consiste em balançar-te sobre a sanita numa posição de sentar-se sem que o teu corpo tenha contacto com o tampo. "A Posição" é uma das primeiras lições de vida de uma menina, importante e necessária, que nos acompanha para o resto da vida. Mas ainda hoje, nos nossos anos de maioridade, "a posição" é dolorosamente difícil de manter, sobretudo quando a tua bexiga está quase a rebentar.
Quando tens de ir a uma casa de banho pública, encontras uma fila enorme de mulheres que até parece que o Brad Pitt está lá dentro. Por isso, resignas-te a esperar, sorrindo amavelmente para as outras mulheres que também cruzam as pernas e os braços, discretamente, na posição oficial de“tou aqui tou-me a mijar!”.
Finalmente é a tua vez!
E chega a típica "mãe com a menina que não aguenta mais” (a minha filhota já não aguenta mais, desculpe, vou passar à frente,que pena!). Então verificas por baixo de cada cubículo para ver se não há pernas. Estão todos ocupados. Finalmente, abre-se um e lanças-te lá para dentro, quase derrubando a pessoa que ainda está a sair. Entras e vês que a fechadura está estragada (está sempre!); não importa…Penduras a mala no gancho que há na porta… QUAAAAAL? Nunca há gancho!!Inspeccionas a zona, o chão está cheio de líquidos indefinidos e fétidos e não te atreves a pousá-la lá, por isso penduras a mala no pescoço enquanto vês como balança debaixo de ti, sem contar que a alça te desarticula o pescoço, porque a mala está cheia de coisinhas que foste metendo lá paradentro, durante 5 meses seguidos, e a maioria das quais não usas, mas que tens no caso de…
Mas, voltando à porta… como não tinha fechadura, a única opção é segurá-la com uma mão, enquanto com a outra baixas as calças num instante e pões-te“na posição”… AAAAHHHHHH… finalmente, que alívio… mas é aí que as tuas coxas começam a tremer… porque nisto tudo já estás suspensa no ar há dois minutos, com as pernas flexionadas, as cuecas a cortarem-te a circulação das coxas, um braço estendido a fazer força na porta e uma mala de 5 quilos a cortar-te o pescoço!
Gostarias de te sentar, mas não tiveste tempo para limpar a sanita nem a tapaste com papel; interiormente achas que não iria acontecer nada, mas a voz da tua mãe faz eco na tua cabeça: “nunca te sentes numa sanita pública”. E então ficas na “posição de aguiazinha”, com as pernas a tremer… e por uma falha no cálculo de distâncias, um finíssimo fio do jacto salpica-te e molha-te até às meias! Com sorte não molhas os sapatos… é que adoptar “a posição” requer uma grande concentração e perícia.
Para distanciar a tua mente dessa desgraça, procuras o rolo de papel higiénico, mas não há!!! O suporte está vazio! Então rezas aos céus para que, entre os 5 quilos de bugigangas que tens na mala, pendurada ao pescoço, haja um miserável lenço de papel… mas para procurar na tua mala tens de soltar a porta… ?
Duvidas um momento, mas não tens outro remédio. E quando soltas a porta, alguém a empurra, dá-te uma trolitada na cabeça que te deixa meio desorientada mas rapidamente tens de travá-la com um movimento rápido e brusco enquanto gritas: "OCUPAAAAAADOOOOOOOOO"!
E assim toda a gente que está à espera ouve a tua mensagem e já podes soltara porta sem medo, ninguém vai tentar abri-la de novo (nisso as mulheres têm muito respeito umas pelas outras).
Encontras o lenço de papel! Está todo enrugado, tipo um rolinho, mas não importa, fazes tudo para esticá-lo; finalmente consegues e limpas-te. Mas o lenço está tão velho e usado que já não absorve e molhas a mão toda; ou seja, valeu-te de muito o esforço de desenrugar o maldito lenço só com uma mão. Ouves algures a voz de outra velha nas mesmas circunstâncias que tu “alguém tem um pedacinho de papel a mais?” Parva! Idiota! Sem contar com o galo da marrada da porta, o linchamento da alça da mala, o suor que te corre pela testa, a mão a escorrer, a lembrança da tua mãe que estaria envergonhadíssima se te visse assim… porque ela nunca tocou numa sanita pública, porque, francamente, tu não sabes que doenças podes apanhar ali, que até podes ficar grávida (lembram-se??)…. Estás exausta!
Quando páras já não sentes as pernas, arranjas-te rapidíssimo e puxas o autoclismo a fazer malabarismos com um pé, muito importante! Depois lá vais para o lavatório. Está tudo cheio de água (ou xixi? lembras-tedo lenço de papel), então não podes soltar a mala nem durante um segundo, pendura-la no teu ombro; não sabes como é que funciona a torneira com os sensores automáticos, então tocas até te sair um jactozito de água fresca e consegues sabão, lavas-te numa posição do corcunda de Notre Dame para a mala não resvalar e ficar debaixo da água. Nem sequer usas o secador, é uma porcaria inútil, pelo que no fim secas as mãos nas tuas calças – porque não vais gastar um lenço de papel para isso. E sais…
Nesse momento vês o teu namorado, ou marido, que entrou e saiu da casa debanho dos homens e ainda teve tempo para ler um livro de Jorge Luís Borges enquanto te esperava. “Mas por que é que demoraste tanto?” - pergunta-te o idiota. “Havia uma fila enorme” - limitas-te a dizer.

E é esta a razão pela qual as mulheres vão em grupo à casa de banho, por solidariedade: uma segura-te na mala e no casaco, a outra na porta e a outra passa-te o lenço de papel debaixo da porta. Assim é muito mais fácil e rápido, pois só tens de te concentrar em manter “a posição” e a dignidade.

Disponível em: http://paginas-com-sentimentos.blogspot.com/2009/07/porque-demoram-as-mulheres-no-wc.html

27 de jul. de 2009

♪♫♪ Pérolas do Thedy.... ♪♫♪

- Existe sedução sem inteligência?

-
Quem está montado no cavalo da verdade, não precisa de esporas.

-
Fim de namoro por msn?! E começou como?


Lula destaca importância de democratizar a cultura

Notícias

27/07/2009 |
Daniel Lima
Agência Brasil

Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu hoje a democratização da cultura, em seu programa semanal de rádio Café com o Presidente. Lula afirmou que é extremamente importante a cultura estar ao alcance do povo. O ministro da Cultura, Juca Ferreira, também participou do programa.

Na semana passada o governo enviou um projeto de lei ao Congresso Nacional que cria o Vale-Cultura, com valor nominal de R$ 50. Durante o programa, Lula explicou o objetivo do Vale-Cultura, que é criar possibilidades para que as pessoas mais pobres tenham acesso a atividades culturais, a livros e DVDs.

Juca Ferreira destacou que a iniciativa deve permitir que um número entre 12 e 14 milhões de brasileiros comece a frequentar cinemas, teatros, tenha a possibilidade de comprar CDs, s e livros. Segundo o ministro, o funcionamento é muito simples e muito semelhante ao Vale-Refeição. “Só que em vez de alimentar o estômago vai alimentar o espírito”, disse.

O ministro lamentou que o país viva em um apartheid cultural. “O número de brasileiros que tem acesso à cultura é muito pequeno, nunca chega a 20%. A única exceção é a TV aberta”

Juca Ferreira lembrou que apenas 14% dos brasileiros vão ao cinema uma vez por mês com alguma regularidade, 96% dos brasileiros nunca entraram num museu, 78% da população nunca viram um espetáculo de dança, 93% nunca foram a uma exposição de arte.

“Ou seja, a gente até hoje nesses 500 anos de Brasil, não conseguiu integrar a população brasileira na cultura”.

Lula afirmou que, além de trabalhar, constituir família e cuidar dela, o povo precisa ter acesso à cultura. Para ele, a cultura tem que estar ao alcance de todos e o cidadão que mora na periferia a duas horas de ônibus do centro de uma capital não deveria pagar dois ônibus para ir ao cinema, por exemplo.

“É o cinema que tem que estar mais próximo dele, é o teatro que tem que estar mais próximo dele”.

O presidente deixou claro ainda que esse é apenas o primeiro passo, pois espera se unir aos prefeitos, governadores e empresários para levar atividades culturais à periferia mais “longínqua, onde as pessoas estão, a possibilidade de acesso ao conhecimento cultural”.

Edição: Tereza Barbosa

P S G {By Carlos Stein}


O que faz uma mulher gostar de um homem ainda é, para mim, insondável, mas o que um homem ama numa mulher é, essencialmente, o sorriso que ela dá quando ele conta uma piada sem graça.

As piadas sem graça – ou PSG – são, de longe, o que há de mais revelador numa relação.

Declarações românticas são ok, mas convenhamos, estão desgastadas e muitas vezes carecem de sinceridade e imaginação, além de ter muitas pretensões.
As PSG têm só uma: aquele sorriso.

Os homens puxam cadeiras e pagam contas nos restaurantes, ouvem, ou fingem ouvir com atenção tudo o que elas dizem – às vezes mais embevecidos com o jeito delas dizerem do que com o conteúdo –, dão flores – alguém ainda faz isso? –, lembram de todas as datas, inclusive do aniversário da sogra – aí dão flores para ela! – puxam o saco do sogro, não falam de futebol a toda hora, enfim, vivem fazendo coisas para tentar agradá-las. As mulheres só precisam se preocupar com isso: o sorriso – sempre sincero – das PSG.

Uma série de PSG é sempre uma tentativa de início ou resgate de uma relação. Se ela sorri, uma porta está aberta. Se não, corra.

O sorriso sincero de uma PSG é inescapável. É impossível simulá-lo, já que uma PSG só pode ser identificada como tal se houver amor, ou pelo menos, algo parecido. Senão é como dizer: Olha! Um carro vermelho!

Percebe?

Existem, é claro, as piadas engraçadas, ou PE. Mas as mulheres não riem das piadas, riem dos homens que as contam. O que não é necessariamente ruim. Mas só as PSG são reveladoras.

Aí está um termômetro: uma mulher, por sua vez, pode saber muito a respeito de um homem pela qualidade de suas PSG. Um bom contador de PSG tem plena consciência de sua falta de graça. De outra forma, seria um chato banal. Um bom PSGista busca, obstinadamente, aquele sorriso. Quando o conquista, articula outra arremetida, incansável. Desenvolve o vício, voluntário, no vislumbre dos dentes da amada.

Quando um homem cerca uma mulher de PSGs, na verdade está tentando descobrir o que só quinze ou vinte anos de relação ou um exame completo de DNA poderiam – com margem de erro maior – evidenciar.

As PSG são, ou deveriam ser, a última coisa que submerge numa relação. Numa boa relação.

Às vezes, não desaparecem nunca.
Coisas divertidas para se fazer quando está quase zero grau:
Primeiro: nunca tire roupas, só as acrescente.
Segundo: quando alguém estiver tirando o moleton e ele ficar preso nas orelhas, coloque as mãos geladas na altura dos rins dele/a.
Observe os movimentos engraçados que a pessoa faz depois disso. Ignore os palavrões. Depois, corra.

{By Carlos Stein...}


Obs útil. Depois dessa, só troque a roupa dentro do banheiro com a porta trancada.

Cego, surdo....

Quando uma pessoa está perdidamente apaixonada, só tem olhos para o amor, só enxerga as qualidades e virtudes do ser amado, é tudo lindo e maravilhoso. Não é capaz de perceber fraquezas, defeitos nem contradições de seu adorado, pois, como diz o velho ditado, “o amor é cego”.
O sucesso também é cego, sabia? É natural que, quando a carreira deslancha e tudo dá certo, um sentimento de empolgação tome conta de nós. O problema é que podemos ficar cada vez mais focadas em nossos objetivos e motivadas para novas conquistas; passamos a só ter olhos para o sucesso e deixamos de enxergar coisas importantes na vida. Deixamos de enxergar os outros, por exemplo. O sucesso pode nos dar a (falsa) ideia de que somos autosuficientes, poderosas, capazes de fazer tudo sozinhas – logo, não precisamos de conselhos, sugestões, opiniões e muito menos ajuda dos outros. Mesmo que não tenhamos a intenção de parecer arrogantes ou donas da verdade, acabamos repelindo as pessoas, pois elas sentem que não têm importância para nós e se distanciam. Desaprendemos a nos relacionar e confirmamos o famoso mito da "solidão do poder"...

Agora, se não enxergamos os outros, podemos também deixar de enxergar a realidade, pois ela não é só o que vemos: é também aquilo que os outros nos mostram. Um típico exemplo disso se passou com uma amiga. Funcionária de um banco há muitos anos, havia chegado a um cargo gerencial e estava tendo muito sucesso. Um belo dia o banco foi comprado, sofreu uma reestruturação e minha amiga foi transferida para um setor menos importante. Havia algo estranho no ar, mas ela não percebia nada de anormal: afinal, era uma profissional bem-sucedida e não tinha com o que se preocupar.

Meses depois foi transferida de novo, e para um setor ainda menos importante. A família e os amigos mais chegados tentaram alertá-la de que algo drástico estava por vir, mas ela, muito autoconfiante, não deu atenção. Semanas depois, foi demitida, e só então “caiu a ficha”: estava recebendo claros sinais de que sua bem-sucedida carreira na empresa estava no fim, mas não percebia isso. É a tal história: o sucesso reforça nossa autoconfiança, o que é ótimo, mas torna-se perigoso quando nos faz incapazes de enxergar os alertas que os outros nos dão.
Pior ainda é quando nos tornamos incapazes de enxergar nós mesmas. O sucesso nos faz ter olhos para o que queremos, mas desvia a atenção daquilo que sentimos. A mente pede descanso, o corpo padece, o relacionamento afetivo balança, os amigos se afastam... E a gente faz de conta que nada está acontecendo. Até o dia em que a casa cai, ficamos doentes ou temos uma crise na vida pessoal, e não podemos mais ignorar nossas dores e desconfortos.

Por isso, fique atento: o sucesso é cego, e aliás surdo também. É maravilhoso que ele aconteça, desde que não seja às custas de outras coisas importantes na vida.

{Leila Navarro}

Aprenda a tirar a vida de letra

Outro dia mandei um e-mail a um amigo, felicitando-o por ter sido convidado a participar de um congresso internacional. Eu escrevi a ele: “Chegou a hora do reconhecimento de tantos anos de estudo, interesse e dedicação. Chegou a hora da colheita e da escolha das melhores oportunidades para continuar sua jornada. A vida não tem ensaio, é uma contínua estréia, é um espetáculo. Está no seu momento de sucesso! Receba meus aplausos!”. E ele me respondeu que “o grau de dificuldades vem na mesma proporção das oportunidades, e que isto exigia um esforço muito grande...”.

Há pessoas que só acreditam que os remédios ruins é que são bons, sempre damos mais do que recebemos e, na vida, tudo tem um preço, e esse preço não é barato. Elas crêem que sem sacrifício não se chega a lugar nenhum.

Os olhos com certeza buscam o que você está procurando: se você vai a um shopping que sempre freqüentou na sua adolescência, porém hoje você conhece alguém que está grávida, só agora você vai perceber que neste shopping abriu várias lojas para bebês. Na verdade, as lojas sempre estiveram lá, porém seu foco estava em observar outras.

Conheci uma psicóloga que durante três anos, ia uma vez por semana a um hospital-escola para conseguir um orientador para o seu doutorado. Ela não apenas conseguiu um orientador, como conseguiu muito mais. Conheceu muita gente interessante e fez um network fantástico que lhe rendeu muitas oportunidades. Ela só precisava apresentar o projeto, porém foi procrastinando e acabou perdendo o prazo. Sentiu-se fracassada. Ela dizia: “me dá uma sensação de fracasso”. E o fracasso é isso mesmo, uma sensação.

Castañeda quando falava com seu mestre Don Juan se o caminho que ele seguia na vida era o correto, Don Juan lhe respondia: “esse caminho tem um coração? Se tiver, vá em frente, caso contrário mude de rumo”.

“O fracasso está onde seu coração não está”. Será que o coração desta psicóloga ainda estava em concluir seu doutorado? É necessário um alto grau de intimidade consigo mesmo, se autoconhecer. Creio que só temos dor na vida quando estamos onde nosso coração não está.

Nos filmes “O Rei Arthur”, com Clive Owen e “O Último Samurai”, com Tom Cruise, você percebe a mudança dos valores de seus protagonistas. Eles seguem o caminho onde está o coração, e mudam se necessário. Nesses filmes você aprende que a sua percepção sobre os valores pode mudar, a relevância pode mudar, o interesse pode mudar e até o sentido da sua vida pode mudar, e você não precisa se sentir fracassada por isso.

Pois, a vida é uma escalada, e quanto mais subimos a nossa visão do horizonte vai se ampliando, e assim é impossível continuarmos a pensar como alguém que ainda está no pé da montanha, lá embaixo.

Uma vez perguntei a uma jovem executiva, presidente de um banco internacional – “Com tanta historia de sucesso em sua vida, você fracassou alguma vez?” Ela me olhou, pensou e respondeu:- “Uma vez quase fracassei. Fui promovida a liderar uma nova equipe em um outro país. Ao chegar, percebi que esta equipe possuía pessoas desmotivadas e descomprometidas, eu tentei durante um mês fazer meu trabalho, mas nada acontecia. Liguei para meu superior e ele me respondeu que não poderia me ajudar, que eu deveria fazer algo ou seria substituída. Então fui a uma livraria e comprei todos os livros possíveis sobre como liderar pessoas difíceis”, disse ela. Isto me faz lembrar do meu primeiro casamento quando meu ex-marido chegou a mim e pediu um tempo e eu disse: “Ok, você fica com as crianças que eu vou para os USA”. E dei o tempo e fui para o USA fazer um curso de três meses de Método Rolfing.

Tudo depende do lado que você está na vida. Se você está do lado da felicidade, tudo o que você fizer gerará sucesso e aprendizado. Sempre gera lucro e não há fracasso ou perda.

Permita-se mudar de idéia e de paradigma. Seja proativo, vá atrás. O fracasso é de quem sente.

Aprenda a tirar a vida de letra!


{By Leila Navarro}

A Terra É Uma Escola - {Nando Cordel}



Quero paz na minha vida
Quero luz no meu caminho
Quero viver

Entender que tudo passa
Que a terra é uma escola
Quero aprender

O amor é a estrada

Que devemos caminhar

Quem tiver vontade firme

Tem felicidade

Vem viver a emoção
Dê a mão vamos seguir

Quem quiser um tempo novo

Tem que ter bondade

Eu quero amor...

Eu vou te amar

Fazendo assim

A nossa vida vai mudar.


Composição: Nando Cordel


Azul da Cor do Mar - [Tim Maia]

Ah!
Se o mundo inteiro me pudesse ouvir
Tenho muito prá contar

Dizer que aprendi...

E na vida a gente tem que entender
Que um nasce prá sofrer

Enquanto o outro ri...

Mas quem sofre sempre tem que procurar
Pelo menos vir achar razão para viver...
Ver na vida algum motivo
prá sonhar
Ter um sonho todo azul

Azul da cor do mar...


Ter um sonho todo azul
Azul da cor do mar...


Velha Amiga - [Cachorro Grande]


Você tem que olhar a estrada

Com uma cara cansada

Como uma velha amiga que você já não aguenta mais

Estou aqui de passagem

A vida é uma mala pronta pra viagem

Minha cabeça é minha bagagem

E a estrada é uma velha amiga

Com quem você pode contar velha amiga?


Composição: Beto Bruno / Marcelo Gross




26 de jul. de 2009

Mantenha seu balão cheio....

Na Base do Beijo - (Ivete Sangalo)

Quando eu te pegar
Você vai ver, você vai ver
Ai de ti, ai de ti
Vai se amarrar
Só vai querer saber de mim
Você vai se dar bem
E eu também

Comigo é na base do beijo
Comigo é na base do amor
Comigo não tem disse me disse
Não tem chove não molha
Desse jeito é que sou

Quando eu amo é pra valar
Dou carinho,me entrego
Faço o amor acontecer

Vamos namorar
Beijar na boca

24 de jul. de 2009

ME ADORA - Pitty

Tantas decepções eu já vivi
Aquela foi de longe a mais cruel
Um silêncio profundo e declarei:
“Só não desonre o meu nome”

Você que nem me ouve até o fim
Injustamente julga por prazer
Cuidado quando for falar de mim
E não desonre o meu nome

Será que eu já posso enlouquecer?
Ou devo apenas sorrir?
Não sei mais o que eu tenho que fazer
Pra você admitir

Que você me adora
Que me acha foda
Não espere eu ir embora pra perceber
Que você me adora
Que me acha foda
Não espere eu ir embora pra perceber

Perceba que não tem como saber
São só os seus palpites na sua mão
Sou mais do que o seu olho pode ver
Então não desonre o meu nome

Não importa se eu não sou o que você quer
Não é minha culpa a sua projeção
Aceito a apatia, se vier
Mas não desonre o meu nome

Será que eu já posso enlouquecer?
Ou devo apenas sorrir?
Não sei mais o que eu tenho que fazer
Pra você admitir

Que você me adora
Que me acha foda
Não espere eu ir embora pra perceber
Que você me adora
Que me acha foda
Não espere eu ir embora pra perceber

23 de jul. de 2009

Amigos são estradas....

Certos amigos são indispensáveis,
simples como aquela estradinha de terra no interior,
onde do alto da colina podemos avistá-la inteirinha,
sabemos onde podemos ir e onde podemos chegar,
são transparentes e confiáveis.

Outros, acabaram de chegar,
como estradas que só conhecemos pelo Guia,
e vamos nos aventurando sem saber muito bem seus limites,
é um caminho desconhecido,
mas que sempre vale a pena trilhar.

Tem amigos que lembram aquelas estradas vicinais,
que pouco usamos, pouco vemos,
mas sabemos que quando precisarmos, ela estará lá,
poderemos passar e cortar caminho,
mesmo distante, estão sempre em nossa memória.

Por certo, também existem amigos que infelizmente,
lembram aquelas estradas maravilhosas,
com pistas largas e asfalto sempre novo,
mas que enganam o motorista,
pois são cheias de curvas perigosas,
e quando você menos espera...
é traído pela confiança excessiva.

E existem amigos que são como aquelas estradas
que desapareceram, não existem mais,
mas que sempre ligam a nossa emoção até a saudade,
saudade de uma paisagem, um pedaço daquela estrada,
que deixou marcas profundas em nosso coração.
Foram, mas ficaram impregnados em nossa alma.

E na viagem da vida, que pode ser longa ou curta
amigos são mais do que estradas,
são placas que indicam a direção,
e naqueles momentos em que mais precisamos,
por vezes são o nosso próprio chão.

Paulo Gaefke

21 de jul. de 2009

Deputado Afonso Hamm destaca evento da UNE em sessão solene da Câmara dos Deputados

(Para ver a foto em tamanho original, clique sobre ela.)

O deputado federal Afonso Hamm (PP-RS) usou a tribuna da Câmara dos Deputados, durante a sessão solene em comemoração aos 30 anos de reconstrução da União Nacional dos Estudantes (UNE) para destacar a importância do movimento estudantil, que tem se dedicado à democracia, aos ideais de liberdade e de oportunidades há mais de 70 anos, reconhecido pela liderança da UNE.
Hamm observou que esse movimento por alguns momentos teve impedimentos legais no passado, no entanto, nunca se afastou do debate, da busca de políticas educacionais e consistentes para os jovens.
O parlamentar destacou que no Estado gaúcho, do qual representa, o movimento tem excelente mobilização, o que está sendo demonstrado durante o 51º Congresso da UNE (CONUNE) que acontece até o dia 19 de julho. Ele destacou o trabalho de um dos coordenadores da UNE no Estado, Rafael Amaral, que é do Partido Progressista e que vem representando junto com demais estudantes, com qualidade a sigla partidária nas ações da juventude.
O deputado destacou a presença das delegações de Pelotas, Erechim, Frederico Westphalen, Ametista, São Lourenço do Sul, Cruz Alta, Passo Fundo e também de Santa Catarina, que com muito orgulho teve a honra de recepcioná-los em seu gabinete em Brasília. Ele também ressaltou atuação da presidente da UNE Lúcia Stumpf, que é gaúcha de Porto Alegre e há dois anos lidera o movimento.
Projeto Rondon
Entre as diversas ações que o movimento realiza, Afonso Hamm destacou sobre a retomada do projeto Rondon. Projeto este que une as universidades, integra o meio estudantil e possibilita diagnósticos nas regiões deprimidas econômica e socialmente. Hamm lembra que o Projeto Rondon era feito somente no Norte do País e em parte do Nordeste. No entanto, graças à mobilização da UNE se estendeu a Metade Sul do Rio Grande do Sul, com a participação das Universidades Federais de Pelotas e Rio Grande.
O parlamentar ainda sobre a importância do engajamento das universidades públicas e privadas na busca de mais conquistas. Ele afirmou a injustiça de os estudantes não terem acesso a uma formação que lhes dê condições profissionais e oportunidades. “Os movimentos batalham por uma educação melhor, uma formação efetivamente qualificada, e é nesse sentido que o Partido Progressista (PP) participa da vida política dos movimentos estudantis”, observou Hamm ao enfatizar que o PP propõe que todos os municípios tenham secretarias voltadas a estimular a juventude por meio de sua participação efetiva em conselhos estudantis e em conselhos da juventude.
Hamm, que durante a sessão solene falou em nome do líder do Partido Progressista, deputado Mário Negromonte e do Presidente Nacional, o Senador Francisco Dornelles, ressaltou que o PP participa desse processo exitoso que é o movimento estudantil, liderado pela UNE. “Queremos cada vez mais avanços em prol da juventude e do desenvolvimento do país. Com cidadania e oportunidades para os jovens teremos a verdadeira inclusão social”, opina.
O parlamentar, que é presidente da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados, informa que a comissão realizará fóruns permanentes em favor do estímulo à atividade esportiva no meio estudantil e universitário, com mais recursos e infraestrutura para dar oportunidades a todos e promover a inclusão social.
O ministro do Esporte, Orlando Silva, participou da solenidade e fez uma menção ao deputado Afonso Hamm, que preside a CTD.
CONFIRA O DISCURSO NA ÍNTEGRA
Senhor Presidente, Senhores Deputados e Senhoras Deputadas,
Quero manifestar nesta tribuna importante acontecimento do movimento estudantil que está ocorrendo nesta semana em Brasília. Trata-se do 51º Congresso da UNE (CONUNE) que acontece até o dia 19 de julho, com a realização de reuniões, palestras, passeatas, sessão solene na Câmara dos Deputados - em homenagem aos 30 anos de reconstrução da UNE e outras atividades culturais.
O Congresso tem como objetivo discutir novas formas de políticas educacionais e de construção do movimento estudantil. Esse evento é o mais representativo da história da entidade. Cerca de 6.500 delegados darão voz a mais de 65 mil estudantes de todo o país. São pessoas de cidades pequenas e grandes, universidades públicas e privadas e, pela primeira vez, alunos de ensino à distância poderão participar.
Recebi na manhã desta quarta-feira delegações da juventude progressista dos municípios de Pelotas, Erechim, Frederico Westphalen, Ametista, São Lourenço do Sul, Cruz Alta, Passo Fundo e delegação de Santa Catarina. Destaco em nome de todos esses estudantes uma liderança jovem – a acadêmica Geniana Zinkiewicz, de Erechim. Também ressalto que a UNE é liderada por uma gaúcha, Lúcia Stumpf.
Quero manifestar nesta tribuna a garra, força e coragem destes jovens que estão em busca do seu espaço, de garantias e oportunidades.
Ressalto que neste Congresso Nacional sou defensor da juventude. Defendo a bandeira de construir uma política efetiva para os jovens. Queremos consolidar secretarias de apoio à juventude nos municípios e Conselhos de juventude. A juventude busca apenas o que é seu de direito – participar na política da construção do futuro melhor para todos.
Participar do movimento estudantil, certamente se traduz em portas abertas para mais conquistas, consolidar oportunidades e representatividade dos jovens. Entre elas, destaco a retomada do Projeto Rondon, que retornou suas atividades em 2005.
A classe estudantil vem conquistando seu espaço para as conquistas nacionais. A UNE foi fundada no dia 11 de agosto de 1937. A participação estudantil é relevante no cenário político nacional. O movimento estudantil tem sido ator na luta pelo desenvolvimento econômico e social do Brasil, pela democracia e liberdade.
Manifesto que o Partido Progressista é parceiro do movimento estudantil e está participando ativamente do Congresso em Brasília. Ressalto a participação dos jovens progressistas: Rafael Amaral, de Pelotas e Carlos Henrique, de Santa Catarina, que está recebendo apoio para direção da UNE de diversas delegações.
Parabenizo a estes jovens que estão unidos em prol de um mundo melhor e de garantias de estudo e da conquista do mercado de trabalho.
Peço divulgação deste pronunciamento nos meios de comunicação desta Casa Legislativa.
Era o que eu tinha a manifestar.


Afonso Hamm
Deputado Federal (PP-RS).

12 de jul. de 2009

Mas queeee fase!!!!


3 de Copas

Abra-se ao prazer!

Que tal se permitir ter mais prazer neste momento, Geniana? Há quanto tempo você não faz coisas de que gosta? Que tal relaxar e curtir mais a vida? O 3 de Copas surge aqui como arcano conselheiro, pedindo-lhe que permita abrir-se ao prazer, para que ele flua na direção do mundo e este lhe atenda, possibilitando situações felizes, festas, namoros (ainda que não necessariamente sérios), em suma, coisas que lhe distraiam e lhe permitam ter dias agradáveis, ao redor de quem você ama. Saia com os amigos, conheça novas pessoas, permita-se rir, conversar, conhecer os outros... estar no mundo! Você sentirá sua alma mais leve e perceberá as coisas a partir de uma perspectiva mais ampla.

Conselho: Deixe o prazer fluir!

Brasília que me aguardeeee!!!

Momento de prazer e diversão

Vênus na casa 5

DE: 12/07 (Hoje), 17h43
ATÉ: 09/08 , 19h35

Prazer: esta palavra curta e simples sintetiza perfeitamente o momento que vai de 12/07 (Hoje) e 09/08 em sua vida, Geniana. Vênus em trânsito pela quinta casa astrológica sugere um período de festividades, de lazer, de romances... É claro que não é apenas uma questão de se sentar e ficar esperando que tudo isso venha até você, e sim de aproveitar a maré do momento, que estará predispondo você a situações de prazer e de deleite. Afinal de contas, a energia amorosa está colorida e Vênus na Casa 5 favorece as situações românticas.

Não perca a oportunidade de ir a festas, shows, eventos sociais. Jogos de habilidade, sejam quais forem, tendem a ser muito apreciados neste momento. Neste divertido ciclo de Vênus, boas oportunidades podem surgir e você saberá usufruir delas. [Ah! Se sabereiiii! :D] Tenha apenas atenção a um ponto especial: apaixonar-se por alguém neste momento é bem possível, mas lembre-se que você está numa fase naturalmente predisposta a paixões. Convém ir devagar, não se precipitar, esperar este ciclo passar e ver se o sentimento perdura. Muitas vezes aquilo que nos parece "amor" não passa de uma situação circunstancial, que tem mais a ver com o clima, com o dia, com o momento com a pessoa...

De todo modo, Geniana, esta é uma fase para você aproveitar os prazeres da vida. Se jogue! Mas aprecie tudo com moderação...


Tenho fases, como a lua
Fases de andar escondida,
Fases de vir para a rua...
Perdição da minha vida!
Perdição da vida minha!
Tenho fases de ser tua,
Tenho fases de ser sozinha.

(Cecília Meireles)
Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ

Engraçado, costumam dizer que tenho sorte. Só eu sei que quanto mais eu me preparo, mais sorte eu tenho! (Anthony Robbins)

Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ
A diferença entre estar vivo e morto, é saber porque a gente quer viver.......
Não procure saber onde estou, se o meu jeito te surpreende...



Sorte de hoje:
Faça o que é certo e não tema ninguém!!!



Felicidade é algo que você decide por princípio...




Eu durmo tarde, a noite é minha companheira...

:D



Aí Sim
(Forfun)

Eu não sei dançar, mas danço mesmo assim
Danço pra rir de mim
E faço par comigo
Tomo um copo d`água pra me refrescar
De fonte límpida
Miraculosa e mágica

Janeiro já ta quase aí
Por não fazer questão é que vai conseguir
Ficava olhando a nuvem em pingos descer
Fazendo da janela um quadro de Monet

E aí sim
As cores, nuances e tons
Se uniram no meu pensamento

Conversou e riu sem hora pra voltar
Sem hora pra acordar
Aproveitou o dia
Formas geométricas pra se enxergar
Sob outra ótica
Cruzaram a galáxia

Janeiro já ta quase aí
Sereno, confiante e cheio de si
Te bastam a noite, o dia e o seu ir e vir
Saúde e simpatia no que há por vir

E aí sim
As cores, nuances e tons
Se uniram no meu pensamento
E aí sim
Os ritmos, timbres e sons
A perfeição desse momento
Há perfeição nesse momento


10 de jul. de 2009


Nem todo mundo tem CAPACIDADE para enlouquecer..... São as pessoas mais sensíveis que sentem, no seu coração, na sua alma...
As contradições familiares, socias e planetárias.
São pessoas que sentem e por sentir muito... ...naufragam, porque não têm escuta. Nós vivemos num tempo absurdo...
Onde nós perdemos a capacidade de escuta...

“Eu ensino meu povo a pensar”

As ecolas deixaram de ensinar os alunos / aprendizes a escutar.
Isto é triste.
Nestes tempos sombrios em que nós vivemos, talvez este seja o lado que mais me leva a me indignar: saber que um pé de alface, em qualquer horta é mais bem tratado do que os meus filhos.
E também a chorar...
Você pode imaginar um horticultor, Comparar um tomate com um pepino...
...e desejar que um seja como o outro?
Apresentem o mesmo resultado?

----------------------------------------------------------------------------
Em nossas vidas há momentos de alegria e de sofrimento.
Se conseguirmos entender que sempre haverá bons e maus, poderemos gradualmente não esperar pelos bons momentos, e nem a detestar os maus...
[Buda]
----------------------------------------------------------------------------

7 de jul. de 2009

Amanhã, apaixone-se!!!



Porque o dia seguinte é o dia mais importante da sua vida.
É no dia seguinte que sabemos se o dia de ontem valeu a pena.
É no dia seguinte que acordamos para a realidade ou dormimos no sonho.
A vida da gente começa no dia seguinte e só existe uma maneira de viver: APAIXONADO.

Por isto dance, dance como se ninguém estivesse vendo você,
Trabalhe como se não precisasse de dinheiro,
Corra como se não houvesse a chegada,
Ame como se nunca tivesse sido magoado antes,
Acredite como se não houvesse frustração,
Grite como se ninguém estivesse ouvindo,
Beije como se fosse eterno,
Sorria como se não existissem lágrimas,
Abrace como se fossem todos amigos,
Durma como se não houvesse amanhã,
Crie como se não existisse crítica,
Vá como se não precisasse voltar,
Acorde como se você nunca mais fosse dormir de novo,
Faça a próxima viagem como se fosse a última,
Vista-se como se não conhecesse espelhos,
Proponha como se não existissem as recusas,
Brinque como se não tivesse crescido,
Levante como se não tivesse caído,
Case como se não houvesse outra,
Mergulhe como se não houvesse medo,
Ouça como se não existisse o certo ou errado,
Fale como se não existisse o certo ou errado,
Aprecie como se fosse eterno,
Viva como se não houvesse fim.

Prefira ser invés de ter,
Sentir invés de fingir,
Andar invés de parar,
Ver invés de esconder,
Abrir invés de fechar.

Apaixonar-se é um exercício de jardinagem: arranque o que faz mal, prepare o terreno, semeie, seja paciente, espere, regue e cuide. Terá um jardim. Mas esteja preparado porque haverá pragas, secas ou excesso de chuvas. Se desistir, não terá um jardim. Terá um descampado.

A paixão não se vê, não se guarda, não se prende, não se controla, não se compra, não se vende, não se fabrica.

A paixão é a diferença entre o sucesso e o fracasso.
Entre a dúvida e a certeza.
Entre aqueles que gostam do que fazem e aqueles que fazem o que gostam.
Apaixonados não esperam, agem.
A paixão é o que faz coisas iguais serem diferentes.

Lembre-se que a arca de noé foi construída por apaixonados que nada conheciam de navegação e de embarcação e o Titanic foi feito por engenheiros profissionais, fabulosos, que queriam mostrar seu poder.

Amanhã, quando acordar, pense se hoje valeu a pena e APAIXONE-SE. Porque em 24 horas você vai entrar no dia mais importante da sua vida: o dia seguinte.