23 de fev. de 2010

Meu desejo...

Desejo primeiro que você ame e que amando, seja também amado.
E que se não o for, seja breve em esquecer e esquecendo, não guarde mágoa.

Desejo depois que não seja só, mas que se for, saiba ser sem desesperar.

Desejo também que tenha amigos e que, mesmo maus e inconseqüentes, sejam corajosos e fiéis...
E que em pelo menos um deles você possa confiar, que confiando, não duvide de sua confiança.
E porque a vida é assim, desejo ainda que você tenha inimigos, nem muitos nem poucos, mas na medida exata para que, algumas vezes, você se interpele a respeito de suas próprias certezas e que entre eles haja pelo menos um que seja justo, para que você não se sinta demasiadamente seguro.

Desejo, depois, que você seja útil, não insubstituivelmente útil,
mas razoavelmente útil. E que nos maus momentos, quando não restar mais nada, essa utilidade seja suficiente para manter você de pé. Desejo ainda que você seja tolerante,
não com os que erram pouco, porque isso é fácil, mas com aqueles que erram muito e irremediavelmente,e que essa tolerância não se transforme em aplauso nem em permissividade, para que assim fazendo um bom uso dela, você dê também um exemplo para os outros.

Desejo que você, sendo jovem, não amadureça depressa demais e que, sendo maduro,não insista em rejuvenescer e que, sendo velho, não se dedique a desesperar.
Porque cada idade tem o seu prazer e a sua dor e é preciso deixar que eles escorram dentro de nós.

Desejo, por sinal, que você seja triste, mas não o ano todo,
nem em um mês e muito menos numa semana, mas apenas por um dia.
Mas que nesse dia de tristeza, você descubra que o riso diário é bom, o riso habitual é insosso e o riso constante é insano.

Desejo que você descubra com o máximo de urgência, acima e a despeito de tudo, talvez agora mesmo, mas se for impossível, amanhã de manhã, que existem oprimidos, injustiçados e infelizes,
e que estão à sua volta.

Desejo ainda que você afague um gato, que alimente um cão
e ouça pelo menos um joão-de-barro erguer triunfante o seu canto matinal. Porque assim você se sentirá bem por nada.

Desejo também que você plante uma semente,
por mais ridícula que seja, e acompanhe o seu crescimento dia-a-dia, para que você saiba de quantas muitas vidas é feita uma árvore.

Desejo, outrossim, que você tenha dinheiro, porque é preciso ser prático.
E que, pelo menos uma vez por ano, você ponha uma porção dele na sua frente e diga:
Isso é meu. Só para que fique bem claro quem é dono de quem.

Desejo ainda que você seja frugal, não inteiramente frugal,
não obcecadamente frugal, mas apenas usualmente frugal.
Mas que esse frugalismo não impeça você de abusar quando o abuso se impõe.

Desejo também que nenhum dos seus afetos morra, por ele e por você. Mas que, se morrer, você possa chorar sem se culpar e sofrer sem se lamentar.

Desejo, por fim, que sendo mulher você tenha um bom homem,
E que sendo homem, tenha uma boa mulher...
E que se amem hoje, amanhã, depois, no dia seguinte, mais uma vez...
E novamente, de agora até o próximo ano acabar...
E que quando estiverem exaustos e sorridentes, ainda tenham amor para recomeçar.

E se isso só acontecer, não tenho mais nada para desejar...




22 de fev. de 2010

Sobre tipos psicológicos....

"O que é inato é a atitude psicológica: extrovertido ou introvertido! E já é provado! Dá para ver isso no bebê, aquele mais chorão que se não tiver ninguém por perto abre o berreiro e quando alguem chega perto para. Esse é o extrovertido. O introvertido é o bebê mais "calmo", aquele que quase nunca chora e não precisa de estar grudado com a mãe o tempo todo!
Entretanto, também é necessário entender que os estímulos ambientais irão auxiliar o processo de definição. Se você é introvertido, mas em determinada época tem que usar qualidades extrovertidas do tipo conviver em grupos grandes, você desenvolverá elas."
Por Felipe Xavier

"O tipo é inato, mas a diferenciação das funções não. A individuação seria justamente o processo de fazer com que as funções fossem se nivelando em termos de diferenciação.
O extrovertido será sempre extrovertido, mas terá a sua disposição a introversão, que saberá usar a seu favor nas ocasiões adequadas. O introvertido, por sua vez, não "vira extrovertido", mas aprende a lidar com a própria extroversão naturalmente. Não precisa tomar um porre, por exemplo, para conseguir libertar sua extroversão do inconsciente.
O mesmo se aplica às funções. O intuitivo-sentimento vai aprendendo a combinar intuição com sensação, sentimento com pensamento - e sua percepção e reflexão sobre as coisas ganha com isso uma amplitude muito maior do que quando as funções "inatas" eram predominantes e as secundárias eram inconscientes."
Por Carmen Feijó

"Um preconceito não divulgado
Como estamos num país de extrovertidos, o introvertido está em maus lençóis... Aqui, eles são discriminados, embora não seja um preconceito divulgado e esclarecido como os mais patentes, mais "materiais"... Acho que muitos introvertidos até desenvolvem depressões, pois não conseguem se aceitar num mundo onde todos comemoram valores opostos. O contrário aconteceria se estivessem em um país com a maioria introvertida, como ocorre mais no oriente. Aqui o extrovertido é "normal", mas essa palavra tem mais a ver com "geral", do que regular, saudável. Portanto, não se preocupe. Você é apenas mais alguém diferente. Mesmo porque os extrovertidos também são diferentes um do outro. Aliás, todos nós vamos muito mais além do que nossa tipologia descreve!"
Por Charles Resende

"O tipo não é nada estático. Muda no transcurso da vida, mas eu era certamente caracterizado pelo pensamento. Sempre pensei muito, desde a infância, e também possuo considerável intuição. Tinha uma definida dificuldade com o sentimento e a minha relação com a realidade não era particularmente brilhante. Estava frequentemente em desacordo com a realidade das coisas. Bem, isso fornece-lhe todos os dados necessários para um diagnóstico!"
C. G. Jung: Entrevistas e Encontros - p. 381

19 de fev. de 2010

Amor não precisa rimar com dor



A liberdade para amar sem sofrimento é você quem se concede...


    De onde vem a crença de que o amor tem que ser acompanhado de dor? Por que um sentimento tão nobre e desejado tem que ser sofrido?

    Desde a antiguidade a literatura está repleta de histórias de amor nas quais era o impedimento da vivência desse amor que fazia com que ele fosse sofrido e, por incrível que pareça, validado enquanto amor: ou diferentes classes sociais impediam a união, ou rixas entre famílias ou a impossibilidade civil de um ou ambos os envolvidos. Atravessar todos os obstáculos para alcançar o ser amado já desenhava uma história repleta de dor.

    Trazemos assim a ideia de que um amor "verdadeiro" deve ser acompanhado por alguma ou muita dor. Muitas vezes nos perguntamos por que fulana e sicrano continuam juntos se brigam tanto. E alguém vai dizer: "é por que se amam", sacramentando assim a crença de que para haver amor tem de haver conflito e sofrimento.

    São várias as razões inconscientes que nos levam a buscar por pares que invoquem em nós a ideia de que amar implica em sofrimento. Vamos ao encontro daquele que não nos dá atenção, que nos rejeita, que frequentemente nos abandona e volta para nós para poder abandonar novamente. Assim, procuramos várias situações que reproduzam esse buraco sem fundo das nossas carências.

     "O amor entre duas pessoas deveria pressupor algo leve, uma convivência com propostas de crescimento - tanto individual quanto conjunto." 
     Mas por que não é o que ocorre em grande parte das vezes?



Reconhecendo os sintomas:

     Vou fazer algumas perguntas para que juntos tentemos chegar a uma compreensão das razões que levam muitas pessoas a não alcançar a paz tão desejada nos relacionamentos:

  • Você acredita que sua felicidade está focada no sexo oposto (ou num parceiro afetivo)?
  • Você acha que não consegue viver sozinho?
  • Quando você percebe que sua relação está chegando ao fim começa logo a buscar a possibilidade de estar com outra pessoa?
  • Já passou por um período (ou ainda está nele) em que não deixa uma relação sem já estar atrelada a outra?

     Esses são alguns dos "sintomas" de quem não experimentou as delícias de estar consigo mesmo por algum tempo. Ficar fora de uma relação afetiva é fundamental para que você possa se reconhecer. É essencialmente o medo que faz com que as pessoas não deem um tempo para si mesmas: medo de não ser amada, medo da solidão, medo de não ter a quem dirigir seu amor.
     "É essencialmente o medo que faz com que as pessoas não deem um tempo para si mesmas: medo de não ser amada, medo da solidão, medo de não ter a quem dirigir seu amor."
     Então as pessoas se atiram em "qualquer" relação sem respeitar seus valores e seus limites. Se atiram antes pelos medos citados do que propriamente por amor, porque confundem, misturam seus medos com sentimentos que elas sequer tem certeza de que sentem, mas enfim, "não estão sós". E então se iniciam os embates porque o outro não é exatamente o que você esperava, o outro insiste que você deve ser de outro jeito para que ele seja feliz... E o "amor" vai rimar com dor, fazendo perpetuar essa crença.

Fique bem com você mesmo

    Estar sozinho não é nenhum desastre, ao contrário, é fundamental. Como é possível se reconhecer enquanto indivíduo, saber quais são seus anseios, quais seus projetos de vida, suas aspirações de crescimento profissional sem conviver exclusivamente consigo mesmo por um bom tempo, sem se deixar confundir numa relação exigente, que rouba suas energias e seu foco para outros setores da vida?

     As pessoas só estarão realmente preparadas para relações amorosas sem dor quando os outros pilares de sustentação da vida estiverem firmes e claros dentro delas. E permanecer voluntariamente sozinho para esse encontro consigo mesmo pode proporcionar esse preparo.      
     Temos que escapar da literatura do amor romântico e colocar os pés na realidade do século 21, em que o dia de hoje é que é o "para sempre".

     A liberdade para amar sem sofrimento é você quem se concede. Isso não significa a ausência de ajustes nos relacionamentos, mas quando percebemos que somos capazes de viver bem conosco mesmos, perdemos o medo da solidão afetiva.

  • Não espere certificados de garantia para suas relações de afeto
  • Experimente passar um tempo sem um parceiro e preste atenção aos outros setores da sua vida
  • Respeite seus limites, seus valores e preserve sua individualidade nas relações
  • Respeite a individualidade de seu parceiro
  • A confiança é a base de qualquer relacionamento, principalmente a confiança em si mesmo
  • Quando você sabe estar com você mesmo, sabe também usufruir muito mais dos prazeres de estar acompanhado

Se conseguir se lembrar dessas dicas quando estiver envolvido afetivamente com alguém, poderá perceber que amor não precisa mais rimar com dor.

AUTORA: Celia Lima


18 de fev. de 2010

Sobre viajar....

“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

16 de fev. de 2010

Martha Medeiros

Pode invadir ou chegar com delicadeza, mas não tão devagar que me faça dormir. Não grite comigo, tenho o péssimo hábito de revidar. Acordo pela manhã com ótimo humor mas ... permita que eu escove os dentes primeiro. Toque muito em mim, principalmente nos cabelos e minta sobre minha nocauteante beleza. Tenho vida própria, me faça sentir saudades, conte algumas coisas que me façam rir, mas não conte piadas e nem seja preconceituoso, não perca tempo, cultivando este tipo de herança de seus pais. Viaje antes de me conhecer, sofra antes de mim para reconhecer-me um porto, um albergue da juventude. Eu saio em conta, você não gastará muito comigo. Acredite nas verdades que digo e também nas mentiras, elas serão raras e sempre por uma boa causa. Respeite meu choro, me deixe sózinha, só volte quando eu chamar e, não me obedeça sempre que eu também gosto de ser contrariada. ( Então fique comigo quando eu chorar, combinado?). Seja mais forte que eu e menos altruísta! Não se vista tão bem... gosto de camisa para fora da calça, gosto de braços, gosto de pernas e muito de pescoço. Reverenciarei tudo em você que estiver a meu gosto: boca, cabelos, os pelos do peito e um joelho esfolado, você tem que se esfolar as vezes, mesmo na sua idade. Leia, escolha seus próprios livros, releia-os. Odeie a vida doméstica e os agitos noturnos. Seja um pouco caseiro e um pouco da vida, não de boate que isto é coisa de gente triste. Não seja escravo da televisão, nem xiita contra. Nem escravo meu, nem filho meu, nem meu pai. Escolha um papel para você que ainda não tenha sido preenchido e o invente muitas vezes.

Me enlouqueça uma vez por mês mas, me faça uma louca boa, uma louca que ache graça em tudo que rime com louca: loba, boba, rouca, boca ... Goste de música e de sexo. goste de um esporte não muito banal. Não invente de querer muitos filhos, me carregar pra a missa, apresentar sua familia... isso a gente vê depois ... se calhar ... Deixa eu dirigir o seu carro, que você adora. Quero ver você nervoso, inquieto, olhe para outras mulheres, tenha amigos e digam muitas bobagens juntos. Não me conte seus segredos ... me faça massagem nas costas. Não fume, beba, chore, eleja algumas contravenções. Me rapte! Se nada disso funcionar ... experimente me amar!


Sentir-se amado

O cara diz que te ama, então tá. Ele te ama.
 Você sabe que é amado porque lhe disseram isso, as três palavrinhas mágicas. Mas saber-se amado é uma coisa, sentir-se amado é outra, uma diferença de milhas, um espaço enorme para a angústia instalar-se.
 A demonstração de amor requer mais do que beijos, sexo e verbalização, apesar de não sonharmos com outra coisa: se o cara beija, transa e diz que me ama, tenha a santa paciência, vou querer que ele faça pacto de sangue também?
 Pactos. Acho que é isso. Não de sangue nem de nada que se possa ver e tocar. É um pacto silencioso que tem a força de manter as coisas enraizadas, um pacto de eternidade, mesmo que o destino um dia venha a dividir o caminho dos dois.
 Sentir-se amado é sentir que a pessoa tem interesse real na sua vida, que zela pela sua felicidade, que se preocupa quando as coisas não estão dando certo, que sugere caminhos para melhorar, que coloca-se a postos para ouvir suas dúvidas e que dá uma sacudida em você, caso você esteja delirando. "Não seja tão severa consigo mesma, relaxe um pouco. Vou te trazer um cálice de vinho".
 Sentir-se amado é ver que ela lembra de coisas que você contou dois anos atrás, é vê-la tentar reconciliar você com seu pai, é ver como ela fica triste quando você está triste e como sorri com delicadeza quando diz que você está fazendo uma tempestade em copo d´água. "Lembra que quando eu passei por isso você disse que eu estava dramatizando? Então, chegou sua vez de simplificar as coisas. Vem aqui, tira este sapato."
 Sentem-se amados aqueles que perdoam um ao outro e que não transformam a mágoa em munição na hora da discussão. Sente-se amado aquele que se sente aceito, que se sente bem-vindo, que se sente inteiro. Sente-se amado aquele que tem sua solidão respeitada, aquele que sabe que não existe assunto proibido, que tudo pode ser dito e compreendido. Sente-se amado quem se sente seguro para ser exatamente como é, sem inventar um personagem para a relação, pois personagem nenhum se sustenta muito tempo. Sente-se amado quem não ofega, mas suspira; quem não levanta a voz, mas fala; quem não concorda, mas escuta.
 Agora sente-se e escute: eu te amo não diz tudo.

Martha Medeiros

Inventário da normalidade

Resolvi fazer uma pesquisa com meus amigos sobre aquilo que a sociedade considera um comportamento normal. A seguir, listo alguns destes absurdos com que convivemos todos os dias, porque a sociedade considera normal:
1] qualquer coisa que nos faça esquecer nossa verdadeira identidade e nossos sonhos, e nos faça apenas trabalhar para produzir e reproduzir.
2] ter regras para uma guerra (Convenção de Genebra).
3] gastar anos fazendo uma universidade, para depois não conseguir trabalho.
4] trabalhar de nove da manhã as cinco da tarde em algo que não dá o menor prazer, desde que em 30 anos a pessoa consiga aposentar-se.
5] Aposentar-se, descobrir que já não tem mais energia para desfrutar a vida, e morrer em poucos anos, de tédio.
6] Uso de botox.
7] Procurar ser bem-sucedido financeiramente, ao invés de buscar a felicidade.
8] Ridicularizar quem busca a felicidade ao invés do dinheiro, chamando-o de “pessoa sem ambição”.
9] Comparar objetos como carros, casas, roupas, e definir a vida em função destas comparações, ao invés de tentar realmente saber a verdadeira razão de estar vivo.
10] Não conversar com estranhos. Falar mal do vizinho.
11] Sempre achar que os pais estão certos.
12] Casar, ter filhos, continuar juntos mesmo que o amor tenha acabado, alegando que é para o bem da criança (que parece não estar assistindo as constantes brigas).
12ª] Criticar todo mundo que tenta ser diferente.
14] Acordar com um despertador histérico ao lado da cama.
15] Acreditar em absolutamente tudo que está impresso.
16] Usar um pedaço de pano colorido amarrado no pescoço, sem qualquer função aparente, mas que atende pelo pomposo nome de “gravata”.
17] Nunca ser direto nas perguntas, mesmo que a outra pessoa entenda o que se está querendo saber.
18] Manter um sorriso nos lábios quando se está morrendo de vontade de chorar. E ter piedade de todos os que demonstram seus próprios sentimentos.
19] Achar que arte vale uma fortuna, ou que não vale absolutamente nada.
20] Sempre desprezar aquilo que foi conseguido com facilidade, porque não houve o “sacrifício necessário”, e, portanto não deve ter as qualidades requeridas.
21] Seguir a moda, mesmo que tudo pareça ridículo e desconfortável.
22] Estar convencido que toda pessoa famosa tem toneladas de dinheiro acumulado.
23] Investir muito na beleza exterior, e se preocupar pouco com a beleza interior.
24] Usar todos os meios possíveis para mostrar que, embora seja uma pessoa normal, está infinitamente acima dos outros seres humanos.
25] Em um meio de transporte público, jamais olhar diretamente nos olhos de uma pessoa, caso contrário isso pode ser interpretado como um sinal de sedução.
26] Quando entrar no elevador, manter o corpo voltado para a porta de saída, e fingir que é a única pessoa lá dentro, por mais lotado que esteja.
27] Jamais rir alto em um restaurante, por melhor que seja a história.
28] No hemisfério norte, usar sempre a roupa combinando com a estação do ano; braços de fora na primavera (por mais frio que esteja) e casaco de lã no outono (por mais quente que esteja).
29] No hemisfério sul, encher a árvore de natal de algodão, mesmo que o inverno nada tenha a ver com o nascimento de Cristo.
30] À medida que for ficando mais velho, achar-se dono de toda a sabedoria do mundo, embora nem sempre tenha vivido o suficiente para saber o que está errado.
31] Ir a um chá de caridade e achar que com isso já colaborou o suficiente para acabar com as desigualdades sociais do mundo.
32] Comer três vezes por dia, mesmo sem fome.
33] Acreditar que os outros sempre são melhores em tudo: são mais bonitos, mais capazes, mais ricos, mais inteligentes. É muito arriscado aventurar-se além dos próprios limites, melhor não fazer nada.
34] Usar o carro como uma maneira de sentir-se poderoso e dominar o mundo.
35] Dizer impropérios no trânsito.
36] Achar que tudo que seu filho faz de errado é culpa das companhias que ele escolheu.
37] Casar-se com a primeira pessoa que lhe oferecer uma posição social. O amor pode esperar.
38] Dizer sempre “eu tentei”, mesmo que não tenha tentado absolutamente nada.
39] Deixar para viver as coisas mais interessantes da vida quando já não tiver mais forças para tal.
40] Evitar a depressão com doses diárias e maciças de programas de TV.
41] Acreditar que é possível estar seguro de tudo que conquistou.
42] Achar que mulheres não gostam de futebol, e que homens não gostam de decoração.
43] Culpar o governo por tudo de ruim que acontece.
44] Estar convencido de que ser uma pessoa boa, decente, respeitosa significa que os outros vão pensar que é fraca, vulnerável, e facilmente manipulável.
45] Estar igualmente convencido que a agressividade e a descortesia no trato com os outros é que são sinônimos de uma personalidade poderosa.
46] Ter medo de fibroscopia (homens) e parto (mulheres).
47] Finalmente: achar que a sua religião é a única dona da verdade absoluta, a mais importante, a melhor, e que todos os outros seres humanos neste imenso planeta que acreditam em qualquer outra manifestação de Deus estão condenados ao fogo do inferno.

15 de fev. de 2010

O Direito De Ser Frágil - Fábio de Melo



Não é possível falar de crescimento humano se antes não falarmos de reconhecimento dos nossos limites. O bom treinador é aquele que vai saber salientar a qualidade do atleta, mas, sobretudo, vai saber encaminhá-lo para a superação dos limites. O primeiro passo é reconhecer onde a gente precisa melhorar.
É um grande desafio para todos nós porque, lamentavelmente, as pessoas não estão preparadas para nos educar para a coragem. Pois, muitas vezes os incentivos que nos são dados estão mais voltados para esquecermos as nossas fragilidades. Quando mostramos as nossas fragilidades, há uma série de repreensões diante de nós.
Você já reparou que a gente não deixa a criança chorar? Já reparou que quando o recém-nascido chora, nós fazemos de tudo para calar a boca dele.
Nós, humanos, temos uma dificuldade imensa de lidar com a fragilidade do outro – ainda que seja filho da gente. Nós gostamos é de todo mundo feliz. Não estamos preparados para encarar a fragilidade. Parece que a nossa educação está sempre voltada para nos revestir de uma coragem que nos faz esquecer o limite.
Ter coragem é descobrir onde está a nossa fragilidade e ali trabalhar com um empenho um pouquinho maior. É não desconsiderar o que temos de bom, mas é também colocar atenção naquilo que ainda temos que melhorar. Estamos em processo de feitura. Não estou pronto, eu não sou perfeito, estou sendo feito aos poucos e neste processo aos poucos eu vou descobrindo onde é que dói este espinho.
Para você retirar um espinho, às vezes, é preciso deixar inflamar. É como se o seu corpo dissesse: “Isso não me pertence”. De qualquer jeito, nós temos que tirar aquilo que não nos pertence. Tem algumas inflamações do espírito, da personalidade que tem gente que é tão aborrecida que a gente não pode nem encostar. São aquelas inflamações que se alastram.
E aí é que entra a grande contribuição do Cristianismo, numa proposta antropológica. Deus não quer que você seja um anjinho na terra. Ele quer te mostrar as inflamações para que você lute.
Cara feia, arrogâncias, isso é complexo de inferioridade. Sabe qual é o espinho? O medo, a insegurança. Quanto mais uma pessoa está aperfeiçoada no processo de ser gente, maior é a facilidade de conhecer limites.
A pior ignorância é aquela que finge que sabe! Temos medo de mostrar que não aprendemos, que somos frágeis. Quantas vezes na nossa vida, por medo, perdemos a oportunidade de aprender.
Às vezes, por medo de expor a nossa fragilidade, perdemos o direito de chorar.
Nós somos todos iguais. Nós, padres, somos todos iguais. [Nós, "Psi", também!!!] Não adianta a gente fingir que é forte, ou ficar fingindo que não sente e que não tem medo. Eu não sei se você tem mais de cinco pessoas que conhecem os seus segredos. Pessoas que te enxergam por dentro são raras.
Conversão é isso. É você educar o seu filho para ele poder te contar onde estão os espinhos. O espinho não é o defeito, mas é a seta que nos mostra onde temos que trabalhar para ser melhor.
Há tantas situações que nos deixam com o “coração na boca”. Às vezes, nós colocamos muito mais atenção naquilo que as pessoas estão achando de nós, do que no que nós pensamos de nós mesmos.
Examine-se, você é uma pessoa que consegue levar o outro à cura. Em última instância, o que vai sobrar de nós é a nossa vontade de amar.

 


12 de fev. de 2010

Eu Sou Egoísta - Raul Seixas

Se você acha que tem pouca sorte
Se lhe preocupa a doença ou a morte
Se você sente receio do inferno
Do fogo eterno, de Deus, do mal
Eu sou estrela no abismo do espaço
O que eu quero é o que eu penso e o que eu faço
Onde eu tô não há bicho-papão
Eu vou sempre avante no nada infinito
Flamejando meu rock, o meu grito
Minha espada é a guitarra na mão

Se o que você quer em sua vida é só paz
Muitas doçuras, seu nome em cartaz
E fica arretado se o açúcar demora
E você chora, cê reza, cê pede... implora...
Enquanto eu provo sempre o vinagre e o vinho
Eu quero é ter tentação no caminho
Pois o homem é o exercício que faz
Eu sei... sei que o mais puro gosto do mel
É apenas defeito do fel
E que a guerra é produto da paz

O que eu como a prato pleno
Bem pode ser o seu veneno
Mas como vai você saber... sem provar?

Se você acha o que eu digo fascista
Mista, simplista ou anti-socialista
Eu admito, você tá na pista
Eu sou ista, eu sou ego
Eu sou ista, eu sou ego
Eu sou egoísta, eu sou,
Eu sou egoísta, eu sou,
Por que não...

9 de fev. de 2010

Quanto tempo uma pessoa pode ficar sem dormir?



O número de horas é bastante variável e difícil de ser avaliado cientificamente. "No livro dos recordes, o máximo alcançado foi de 164 horas", diz o neurologista Flávio Alóe, do Centro para Estudos de Sono do Hospital das Clínicas da USP. Mas um dos casos mais lembrados pelos especialistas é de um estudo, realizado em 1935, no qual um jovem de 24 anos dormiu pouco mais de cinco horas durante um período total de quase dez dias. "Ele acreditava que o sono era apenas um hábito e, portanto, poderia ser interrompido sem detrimento àsaúde", diz a biomédica Deborah Suchecki, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). A partir do quarto dia, o sujeito tornou-se cada vez mais confuso e irracional. Ele não lembrava mais onde estava, passou a apresentar delírios e ficou tão intratável que o projeto foi interrompido. Também, pudera, o tal jovem partiu de uma idéia errada.
O sono é essencial para diversas atividades e funções orgânicas do nosso corpo. Tem papel fundamental, por exemplo, na capacidade de aprendizado e no processo de consolidação da memória. Também atua no amadurecimento do sistema nervoso, por isso as crianças precisam dormir mais horas que os adultos. "É impossível ficar alerta por muito tempo sem ter episódios breves chamados de microssonos. Às vezes, isso pode ocorrer num piscar de olhos mais prolongado", diz Flávio. Nessa situação, as ondas cerebrais partem para um ritmo misto de sono e vigília, mesmo que a pessoa esteja aparentemente acordada. É o que provavelmente acontecia com os participantes do quadro "Guerra do Sono", que era apresentado por Luciano Huck na TV Globo. Nele, ganhava quem ficar mais tempo acordado.
Estudos já mostraram que jovens saudáveis submetidos a um período de sono de quatro horas diárias por seis dias consecutivos apresentam aumento da pressão arterial, da freqüência cardíaca e dos níveis de glicose no sangue. "Essas alterações são semelhantes às características de muitos idosos e foram interpretadas pelos pesquisadores como se a restrição prolongada ao sono transformasse o organismo jovem em idoso", diz Deborah.




http://mundoestranho.abril.com.br/saude/pergunta_286554.shtml

Sem pregar o olho

O que a falta de uma boa cama pode trazer como efeitos colaterais após...
... 30 horas sem dormir: a pessoa fica com humor irritadiço, cai a sua velocidade de reação e raciocínio, além de haver uma perda de criatividade
... Mais de 30 horas sem dormir: a pessoa fica apática e apresenta confusão no sistema nervoso. Ela também pode sentir frio ou calor em demasia, além de fome


We Weren't Born To Follow - Bon Jovi (tradução)

Esta aqui vai para o homem que procura por milagres
Esta aqui vai para os necessitados
Esta aqui vai para o pecador e o cínico
Isto não é sobre não desculpar

Esta estrada foi pavimentada pela falta de esperança e a fome
Esta estrada foi pavimentada pelos ventos da mudança
Andando ao lado do culpado e o inocente
Como você irá levantar sua mão quando chamarem pelo seu nome

Yeah, yeah, yeah

Nós não nascemos para seguir
Venha, não fique de joelhos e levante-se
Quando a vida é um comprimido amargo para engolir
Você tem que se agarrar no que você acredita
Acredite que o sol irá brilhar amanhã
E os santos e pecadores sangrarão
Nós não nascemos para seguir
Você tem que defender o que você acredita
Deixe-me ouvi-lo dizer: yeah yeah yeah oh yeah

Esta aqui é sobre qualquer um que faça diferente
Esta aqui é sobre aqueles que xingam e cospem
Isto não é sobre a gente viver em uma fantasia
Isto não é sobre desistir ou ceder

Yeah Yeah Yeah

Nós não nascemos para seguir
Venha, não fique de joelhos e levante-se
Quando a vida é um comprimido amargo para engolir
Você tem que se agarrar no que você acredita
Acredite que o sol irá brilhar amanhã
E os santos e pecadores sangrarão
Nós não nascemos para seguir
Você tem que defender o que você acredita
Deixe-me ouvi-lo dizer: yeah yeah yeah oh yeah
Deixe-me ouvi-lo dizer: yeah yeah yeah oh yeah

---

Nós não nascemos para seguir
Venha, não fique de joelhos e levante-se
Quando a vida é um comprimido amargo para engolir
Você tem que se agarrar no que você acredita
Acredite que o sol irá brilhar amanhã
E os santos e pecadores sangrarão
Nós não nascemos para seguir
Você tem que defender o que você acredita
Deixe-me ouvi-lo dizer: yeah yeah yeah oh yeah
Deixe-me ouvi-lo dizer: yeah yeah yeah oh yeah
Nós não nascemos para seguir
Nós não nascemos para seguir

Sobre o amor....

Fizeram a gente acreditar que amor mesmo, amor pra valer, só acontece uma vez, geralmente antes dos 30 anos. Não contaram pra nós que amor não é acionado, nem chega com hora marcada.
Fizeram a gente acreditar que cada um de nós é a metade de uma laranja, e que a vida só ganha sentido quando encontramos a outra metade. Não contaram que já nascemos inteiros, que ninguém em nossa vida merece carregar nas costas a responsabilidade de completar o que nos falta: a gente cresce através da gente mesmo. Se estivermos em boa companhia, é só mais agradável.
Fizeram a gente acreditar numa fórmula chamada "dois em um": duas pessoas pensando igual, agindo igual, que era isso que funcionava. Não nos contaram que isso tem nome: anulação. Que só sendo indivíduos com personalidade própria é que poderemos ter uma relação saudável.
Fizeram a gente acreditar que casamento é obrigatório e que desejos fora de hora devem ser reprimidos.
Fizeram a gente acreditar que os bonitos e magros são mais amados, que os que transam pouco são confiáveis, e que sempre haverá um chinelo velho para um pé torto. Só não disseram que existe muito mais cabeça torta do que pé torto. Fizeram a gente acreditar que só há uma fórmula de ser feliz, a mesma para todos, e os que escapam dela estão condenados à marginalidade. Não nos contaram que estas fórmulas dão errado, frustram as pessoas, são alienantes, e que podemos tentar outras alternativas.
Ah, também não contaram que ninguém vai contar isso tudo pra gente. Cada um vai ter que descobrir sozinho.
E aí, quando você estiver muito apaixonado por você mesmo, vai poder ser muito feliz e se apaixonar por alguém.


8 de fev. de 2010

Bula do homem


Indicações

Tabela de conteúdo

 [esconder]
Homem é recomendado para mulheres portadoras de SMS (Síndrome da Mulher Sozinha). Homem é eficaz no controle do desânimo, da ansiedade, irritabilidade, mau-humor, insônia, etc.

Posologia e Modo de Usar

Homem deve ser usado três vezes por semana. Não desaparecendo os sintomas, aumente a dosagem ou procure outro.. Homem é apropriado para uso externo ou interno, dependendo da necessidade da mulher.

Precauções

Mantenha longe do alcance de amigas (vizinhas solitárias, loiras e/ou morenas sorridentes, etc.). Manuseie com cuidado, pois Homem explode sob pressão, principalmente quando associado a álcool etílico. É desaconselhável o uso, imediatamente após as refeições..

Apresentação

Mini, Max, Super, Mega, Plus ou Super Mega Max Plus.

Conduta na Overdose

O uso excessivo de Homem pode produzir dores abdominais, entorses, contraturas lombares, assim como ardor na região pélvica. Recomenda-se banho de assento, repouso, e contar vantagem para a melhor amiga!

Efeitos Colaterais

O uso inadequado de Homem pode acarretar gravidez e acessos de ciúmes.. O uso concomitante de produtos da mesma espécie pode causar enjôo e fadiga crônica.

Prazo de Validade

O número do lote e a data de fabricação encontram-se na cédula de identidade e no cartão de crédito.

Composição

Água, tecidos orgânicos, ferro e vitaminas do Complexo 'P'.

Atenção

Não contém CIMANCOL. Cuidado!!! Existem no mercado algumas marcas falsificadas, a embalagem é de excelente qualidade, mas quando desembrulhado, verifica-se que não fará efeito nenhum, muito pelo contrário,o efeito é totalmente oposto, ou seja, além de não serem eficazes no tratamento podem agravar os sintomas.

Instruções Para O Perfeito Funcionamento

  1. Ao abrir a embalagem, faça uma cara neutra, não se mostre muito empolgada com o produto. Se ficar muito seguro de si, o Homem não funciona muito bem, vive dando defeito.
  2. Guarde em lugar fresco (fedorento não dá) e seguro (pois é frágil).
  3. deixe fora do alcance de amigas...
  4. Para ligar basta uns beijinhos no pescoço pela manhã; para desligar basta uma noite de sexo, ele dorme como uma pedra e nem dá boa noite (falta de educação é defeito de fábrica).
  5. Programe-o para assinar talões de cheque sem reclamar.
  6. Carregue as baterias três vezes por dia: café, almoço e jantar.
  7. Em caso de defeito, algumas táticas costumam dar certo: esconda o controle remoto da televisão. Se a falha insistir, corte o futebol com os amigos no final de semana e o chopp. Se o problema persistir, a única maneira é fazer greve de SEXO.

Pra finalizar:

Homem não tem garantia de fábrica e todas as espécies são sujeitas a defeitos. A solução é ir trocando até que se ache o modelo ideal, contudo, recentes pesquisas informam que esse, não foi INVENTADO ainda!

Ilusão de Carnaval, por Paulo Gaiger*

A generalização costuma ser um recurso fácil que oculta realidades, seus matizes, detalhes e possíveis verdades. Ao contrário de resultar de uma reflexão madura, a generalização frequentemente é fruto de um senso comum que simplifica o complexo e amplifica o preconceito e a mentira; estaciona no confortável espaço da homogeneização e neutraliza a diversidade, as unicidades e os indivíduos. Retroalimenta-se dos estereótipos e da ausência de discernimento e, muito provavelmente, da falta de caráter e de pensamento. Assim, o Brasil é Rio de Janeiro, o Rio de Janeiro é Ipanema, e Ipanema são três garotos malhando o corpo na praia, e os três saradinhos, por uma lógica sem pé nem cabeça, passam a ser todos nós, os milhões de brasileiros. Este foi o infeliz e falacioso ponto de vista de uma reportagem publicada na revista XLSemanal, nº 977, suplemento dominical do jornal espanhol El Correo, que li quando vivi em Bilbao, sob o título “Brasil, onde o amor não tem limites”.

Resumidamente, o jornalista irresponsável escreveu que, para nós, brasileiros, as questões relativas ao sexo e ao corpo estão resolvidas e, pior, avançadas, que dedicamos quase todo o tempo à ginástica em busca do corpo apolíneo, que as brasileiras são disponíveis e basta aos homens exibirem os tríceps e peitorais para que as gurias se lancem perdidamente em seus braços. Sentencia, para a graça do leitor, que todos os brasileiros começam a namorar na praia. Suponho que os de Restinga Seca também.

A matéria seria só uma anedota de mau gosto não fosse por refletir, involuntariamente, uma verdade triste: a fantasia que alimentamos de nossa identidade. Se às vezes nos falta o discernimento e respeito a nós mesmos, é porque semeamos ao longo dos tempos esta imagem que nos reduziu ao estereótipo e ao preconceito. Somos sorrisos, pernas, peitos e bundas, mulheres tostadas. Vivemos uma mentira desde antes de Getúlio, passando por Juscelino e pelos militares, que nos solaparam, apoiada no ufanismo, no clichê, na música idiotizada, no cinema medíocre e nas manchetes de revistas: somos pobres, mas somos felizes; sambamos em todas as esquinas; pandeiro e cavaquinho; ai, meu barracão caindo, mas de onde vejo as estrelas; viva o morro; tenho a minha cabrocha; a gente dá um jeito; aqui tem mulata; somos um povo pacífico; somos da paz, meu irmão e contra o desarmamento; não sabemos votar; o melhor futebol; Deus é brasileiro e, muito pior, Jesus voltará; big-brother; pagode e bate-estaca no som do carrão.

Agora, com a aproximação de mais um Carnaval, esta imagem se cristaliza e voltamos a nos alimentar de nosso próprio clichê e ilusão. A festa não tem culpa, pois os Carnavais da Europa são muito lindos, mais tradicionais, libertários e democráticos. A questão talvez resida no fato de que perdemos a razão da festa, do mito, da comunhão e do ritual (ou nunca soubemos). Durante alguns dias, o mundo pensará que o Brasil é o Rio de Janeiro. E muitos de nós, também.
*PROFESSOR DA UFPEL, CANTOR, ATOR E DIRETOR TEATRAL
06 de fevereiro de 2010 | N° 16238 ARTIGOS ZH