30 de set. de 2010

Erga-se [Letícia Thompson]

Sabe aquele momento que a gente pensa  que chegou no limite das próprias forças  e que não vai mais conseguir avançar?
 Quando não contemos as lágrimas (e nem devemos!) e tudo parece um grande vazio...
Esse momento que, não importa a nossa idade, pensamos que já é o fim...  e um desânimo enorme toma conta da gente...
Esse momento, ao contrário do que parece, é justamente o ponto de partida!!!
Se chegamos a um estado  em que não avançamos mais, é que devemos provavelmente tomar uma outra direção.
Quando chegamos a esse ponto de tal insatisfação é sinal de que alguma coisa deve ser feita.
Não espere que os outros construam pra você, planeje e faça!
 Você é responsável pelos próprios sonhos e pela realização destes.
 Nas obras da vida não precisamos de arquitetos para planejar por nós.
 Com um pouco de imaginação e um muito de boa vontade podemos reconstruir sozinhos a casa que vamos morar e o futuro que nos oferecemos.
É humano se sentir fragilizado às vezes e mesmo necessário para que tenhamos consciência que não somos infalíveis, não somos super-heróis, mas seria desumano parar por aí. E injusto. Para os outros, mas principalmente para consigo mesmo.
Recomeçar é a palavra!
Recomeçar cada vez, a cada queda, a cada fim de uma estrada!
Insistir!...
Se alguém te feriu, cure-se!
Se te derrubaram, levante-se!
Se te odeiam, ame!
Erga-se! Erga a cabeça!
Olhando pra baixo só podemos ver os próprios pés.
É preciso olhar pra frente.
Plante uma árvore, faça um gesto gentil, tenha um atitude positiva.
 É sempre possível fazer alguma coisa!
Não culpe os outros pelas próprias desilusões, pelos próprios fracassos.
 Se somos nossos próprios donos para as nossas vitórias, por que não seríamos para as nossas derrotas?
Onde errou, não erre mais!
 Onde caiu, não caia mais! 
Se você já passou por determinado caminho, deve ter aprendido a evitar certas armadilhas. 
Então, siga!
Não se esqueça de uma grande promessa feita na Bíblia:
"Esforça-te e Eu te ajudarei."
Dê o primeiro passo... depois caminhe!!!
Tenho certeza que a felicidade não mora ao seu lado, nem à sua frente, ela está junto de você!
Descubra-se, faça-se feliz e tenha um lindo dia!

29 de set. de 2010

Nossos Desafios....

"Quero mais do amanhã!"
"Você pode ser o que quiser..."
Nossas crenças determinam o grau de comprometimento que temos em cada gesto, cada olhar, cada hora de esforço, cada atitude concentrada, cada vitória e cada derrota.
Se você acredita que não exista mercado para seu produto, ou serviço, por qual razão neste mundo você dedicaria horas e mais horas, dias e mais dias, para desenvolver seu projeto e lançar algo novo para o consumidor?
Se você se dedica, é porque acredita que o mercado exista.
Se você acredita que não haja um emprego, para suas características, por que razão iria visitar empresas sob o sol escaldante ou sob a chuva, conversar com todos os conhecidos, sobre sua busca, e estudar livros e jornais, sobre sua área de atuação?
Se você procura este emprego, é porque acredita que ele exista.
Como pode ver, quando acreditamos que algo não possa ser feito, ou não seja possível neste momento, simplesmente não nos esforçamos, não nos empenhamos de modo avassalador. Afinal, se não pode ser feito mesmo, então por que faríamos tanto esforço? Com isso, criamos profecias auto-realizadas, de fracasso.
A chave, aqui, é entender que quando achamos que não há razão para agir, não agimosSe não agimos, não mudamos as circunstâncias e reduzimos nossas chances de sucesso em qualquer área da vida. Por isso, temos que vencer o primeiro obstáculo, em qualquer projeto: nossa crença exagerada em nossos pontos fracos e nossa confiança pequena em nossos pontos fortes.
Acreditar que uma coisa pode ser feita é essencial. Como disse Mark Victor Hansen, aquilo em que você acredita determina sua ação e sua ação determina seus resultados. Mas você tem que acreditar antes.
Esqueça os problemas, eles vão acontecer. Esqueça as dores das quedas, você vai cair. Esqueça as acusações ou ataques de outros contra você, pois você sempre será atacado. Então, se é para ter que agüentar tudo isso mesmo, pelo menos faça-o pelos motivos certos: escolha problemas que levem sua vida para um novo patamar de soluções; escolha cair enquanto sobe uma montanha que outros não têm coragem de subir; escolha ser atacado e acusado por aqueles que gostariam de estar em seu lugar, indo para onde você escolheu ir, mas que não querem se esforçar como você.
Escolha superar as dores, o cansaço e as lágrimas. Tudo isso faz parte da vida. Tudo isso fará parte da sua história de vitórias, tornando a água do lago ainda mais saborosa, quando você estiver lá. Aquilo em que você acredita determina sua ação e sua ação determina seus resultados.

28 de set. de 2010

Síndrome de burnout afeta quem lida diretamente com público

Uma doença moderna é cada vez mais comum no Brasil e no mundo. É a síndrome de burnout, que, em tradução livre, quer dizer esgotamento profissional depois de muito estresse no trabalho, especialmente de quem lida diretamente com o público.

Beatriz Castro Jaboatão dos Guararapes, PE
Na sala de aula, professores à beira de um ataque de nervos. Na emergência superlotada, pacientes insatisfeitos e enfermeiros com medo de agressões.
Quando o trabalho de quem lida com o público vira sofrimento, motivo de desânimo e estresse, o profissional adoece. É cada vez maior o número de pessoas que sofrem da síndrome de burnout, uma doença do trabalho que já se tornou um problema de saúde pública.
“As categorias mais atingidas são os professores, médicos e enfermeiros. Dentro da área de saúde, citam-se ainda dentistas e, em outras áreas, encontramos relatos em relação a policiais e jornalistas”, diz o pesquisador Waldemir Borba.
A síndrome de burnout está associada a alguns fatores: condições de trabalho, altos índices de violência, acúmulo de empregos e pressão do público.
A doença, na maioria das vezes, não é identificada pelo profissional. Ele não consegue enxergar no trabalho a origem do esgotamento físico e mental e, muito menos, reconhece que está doente e que precisa de ajuda.
“A partir do momento que a gente identifica que não é um estresse comum, que é algo a mais, a gente começa a parar pra pensar um pouquinho na gente”, diz Cleoneide Gerônimo, professora.
Dezesseis anos de profissão, três empregos ao mesmo tempo. Uma enfermeira adoeceu e faz tratamento psicológico pra se livrar dos sintomas. “Emocionalmente, tristeza profunda e angústia, e, fisicamente, dores, no corpo todo”, diz a profissional, que não quis se identificar.
Jaqueline Brito, pesquisadora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), entrevistou 265 professores e descobriu que 55% deles estavam com alto nível de exaustão emocional por causa do trabalho. “Trabalhar com gente adoece, e não é pouco. E não é o adoecer físico. É o adoecer mental”, diz Jaqueline.


[Fonte]

ALGUMAS MANEIRAS DE FAZER ALGUÉM FELIZ

Dê um beijo.
Um abraço.
Um passo em sua direção.
Aproxime-se sem cerimônia.
Dê um pouco de calor, do seu sentimento.
Sente-se perto e fique por algum tempo.
Não conte o tempo de se doar.
Liberte um imenso sorriso.
Rasgue o preconceito
Olhe nos olhos.
Aponte um defeito, com jeito.
Respeite uma lágrima.
Ouça uma história ou muitas, com atenção.
Escreva uma carta e mande.
Irradie simplicidade, simpatia, energia.
Num toque de três dedos, observe as “coincidências”.
Não espere ser solicitado, preste um favor.
Lembre-se de um caso.
Converse sério ou fiado.
Conte uma piada.
Ache graça.
Ajude a resolver um problema.
Pergunte: Por quê? Como vai?
Como tem passado?
Que tem feito de bom?
Que há de novo? E preste atenção.
Sugira um passeio, um bom livro, um bom filme.
Diga de vez em quando, desculpe, muito obrigado,
Não tem importância, que há de se fazer, dá-se um jeito.
Tente de alguma maneira ...

E não se espante se a pessoa mais feliz for você!!!

Testes de Q.I. não são eficientes na hora de analisar habilidades da pessoa

Especialista explica que atualmente a teoria mais aceita é a das múltiplas inteligências, que tenta analisar as habilidades das pessoas.

Elas são mais inteligentes, mas sofrem preconceito desde pequeno na escola. Em vez de se beneficiar com a capacidade maior, são discriminadas. São pessoas com Q.I. acima da média.
E você sabe exatamente o que é o quociente de inteligência? E como fazer pra que o Q.I. ajude e não atrapalhe a vida de quem tem mais ou menos?
No piano, ela toca Bach, Beethoven, e músicas que ela mesma compõe. Antonia Murad também cria robôs. Escreve textos em português e inglês. Faz origamis.
Ela aprendeu a falar aos nove meses e hoje, aos doze anos, se expressa assim. E ela também canta.
Sua voz, seus movimentos e sua segurança lhe garantiram um bom papel no musical "a noviça rebelde".
Ela é um exemplo típico de pessoas que estão entre os 1% mais inteligentes. Tem um alto Q.I.
Mas o que é isso?
“QI é uma abreviação de quociente de inteligência, uma divisão entre o que determina o que seja a idade mental do individuo e a idade mental média das pessoas da mesma faixa etária”, explica o Mauricio Peixoto.
Testes de inteligência existem desde o século V, na China. Os testes atuais, vão do número 20 que classifica a debilidade profunda, até o máximo, 127, que indica superdotados como Antônia.
A ideia do Q.I. era identificar pessoas inteligentes e essas pessoas inteligentes seriam beneficiadas, Mais do que isso organizaríamos estrutura social, biológica, de modo a favorecer os inteligentes e reduzir os não inteligentes.
Um perigo: com esse argumento os nazistas eliminaram milhões de pessoas. Semana passada a americana Teresa Lewis, condenada à morte pelo assassinato do marido e do enteado, foi executada, apesar de ter um Q.I. baixo que, pela lei americana, teoricamente salvaria a vida dela.
E ficou provado que o coeficiente de inteligência não tem nada a ver com sucesso profissional. Fotógrafos por exemplo precisam de sensibilidade, senso de oportunidade e percepção da luz.
Por isso, especialistas adotam a teoria das múltiplas inteligências. Pela nova teoria, a inteligência pode ser dividida em sete áreas, que vão desde a habilidade de falar em público, até tocar um instrumento ou ter o domínio do próprio corpo, como fazem grandes atletas, como Pelé.
Antonia sofreu por ser mais inteligente do que as colegas da mesma idade. Queria ensiná-las, corrigia o que faziam ou diziam errado, acabou discriminada e isolada. Aprendeu: hoje se cala - e tem uma boa convivência com todos.
Ser capaz de reconhecer que as pessoas são diferentes, para que elas possam se desenvolver no seu melhor potencial - isso precisa ser respeitado e, nesse sentido tratar igualmente todas as pessoas é em grande parte respeitar seus estilos diferentes e tratá-los de forma diferente pra que todos possam atingir seu melhor potencial.


[Fonte]

Médico fala sobre novas abordagens para avaliar as habilidades pessoais

Maurício Peixoto, especialista em processos de aprendizagem, participou do chat do Bom Dia Brasil.

Apesar de muitas pessoas terem curiosidade em medir a inteligência através de um teste de Q.I., o médico Maurício Peixoto, especialista em processos de aprendizagem, alerta que este é um método limitado. Aos internautas do Bom Dia Brasil, em um bate-papo realizado nesta terça-feira (28), ele explicou que alguém pode ter dificuldade em aprender matemática mas ter um grande talento para fazer música – habilidade que possivelmente não seria identificada por um teste. Peixoto falou ainda que um papel importante dos pais é identificar as aptidões da criança para ajudar a estimulá-las.
Confira abaixo alguns trechos da entrevista.
Teste de Q.I.
“Num primeiro aspecto, o que leva uma pessoa a fazer esse teste é a curiosidade. A inteligência é muito valorizada. Ser inteligente é bom. As pessoas querem mostrar que são inteligentes. Num aspecto técnico, se faz o teste quando você está avaliando alguma doença ou um comprometimento neurológico. Ou seja, questões ligadas à área médica. E tem um terceito aspeco mais ligado a um âmbito jurídico. Faz-se o teste para determinar, por exemplo, se o indivíduo é responsável ou não pelos seus próprios atos.”
Inteligência
“Todas as pessoas são mais inteligentes em alguns aspectos e menos inteligentes em outros. Dentro do processo de aprendizagem, me parece que o Q.I. não responde a uma série de demandas que temos nos dias de hoje. Trabalhamos com a noção de inteligências múltiplas. A inteligência, mais do que ser ‘muita’ ou ‘pouca’, é diferente. É qualitativamente diferente. Você tem pessoas realmente inteligentes na área musical e pouco inteligentes na área corporal, ou inteligentes no sentido lógico matemático mas que se expressam mal linguisticamente. Todos têm todos os tipos de inteligência, mas esses tipos se distribuem de forma diferente em cada pessoa. Você deve lembrar de algum amigo seu na escola que era muito estudioso e que você imaginava que se tornaria um grande profissional, e que no entanto não foi o que aconteceu. Isso porque as competências necessárias para o sucesso na escola não necessariamente são as mesmas para o sucesso na vida adulta.”
Identificar e estimular o talento da criança
“Você tem que ser observador. Procure conviver com a criança. Você precisa criar na sua casa experiências ricas. Não limite a criança. Ela gosta de explorar, sobe nos móveis, mexe com a colher e quer apertar todos os botões. Tem que cuidar dela, mas é preciso tomar cuidado para não limitá-la. Se a criança gosta de música, dê instrumentos musicais de brinquedo. Isso é legal. Agora, é importante notar também se ela não está com deficiência em outras áreas. Por exemplo, será que ela sabe falar direito? Tem que promover certo equilíbrio entre os aprendizados.”
Diferenças
“O que quero passar é a noção de que somos pessoas diferentes. O fato de não sermos iguais não significa que sejamos melhores ou piores que os outros. Uma outra pessoa possivelmente será melhor que você em determinado aspecto e vice-versa.”


[Fonte]

TRAIÇÃO POR JUSTA CAUSA!


O marido chega em casa e pega a esposa, na cama, com um garotão, 25 anos, forte, bronzeado, cheio de amor pra dar...
Arma o maior barraco, mas a mulher o interrompe:
-Antes, você deveria ouvir como tudo isso aconteceu...
Andava na rua, vi esse jovem maltrapilho, cansado e faminto .
Então, com pena do estado dele, eu o trouxe para casa.
Dei a ele aquela refeição que eu havia preparado para você ontem
E como você chegou tarde e satisfeito com o tira-gosto do boteco...
não comeu, e eu guardei o jantar na geladeira, lembra-se?
Ele estava descalço, então dei a ele aquele seu par de sapatos que,
como foi minha mãe que te deu, você nunca usou.
Ele estava com sede e eu servi aquele vinho que estava guardado...
Para aquele sábado que você prometeu mas que nunca chega...
Pois num dia é futebol, noutro poker, noutro pescaria, noutro peteca,noutro lavando o carro e assim por diante.
As calças estavam rasgadas, dei-lhe aquele seu jeans semi-novo...
Ainda estava em perfeito estado, mas não cabia mais em você.
Como ele estava sujo, aconselhei-o a tomar um banho....
Fazer a barba, então dei a ele aquela loção francesa novinha que você
Nunca usou, porque acha fedorenta.
Daí, quando ele já ia embora, perguntou:
Dona, tem mais alguma coisa que seu Marido não usa mais?
- Nem respondi!!!!!! Dei logo!!! 


(
Moral da história: Mulher só trai por justa causa)

27 de set. de 2010

UM PASSO APENAS

Não importa há quanto tempo você esteja andando para o Norte,
com apenas um passo você é capaz de andar para o Sul.
O que é preciso para dar uma volta de 180° na sua vida?
Apenas um passo.
Você está apenas um passo de uma dieta mais equilibrada,
a um passo de melhorar suas finanças pessoais,
a um passo de ter um relacionamento mais gratificante
Daqui a um minuto, seus piores problemas podem estar todos atrás de você,
ao invés de estarem na sua frente.
Com apenas um passo, o melhor dia da sua vida pode ainda estar por vir,
e não estar perdido em algum lugar do passado distante.
Num instante, todas as energias negativas na sua vida
podem ser redirecionadas para alguma coisa positiva.
Apenas um passo é necessário para romper a inércia,
e dar a sua vida o rumo que você realmente gostaria que ela tivesse.

26 de set. de 2010

Avril Lavigne - I'm With You

Sou apaixonada por essa música desde sempre!
Mas a letra tem tudo a ver neste momento de vida!


Estou parada na ponte
Estou esperando no escuro
Eu pensei que você estaria aqui agora
Não há nada exceto a chuva
Sem pegadas no chão
Estou ouvindo mas não há som

Há alguém tentando me encontrar?
Alguém virá me levar para casa?

Está uma maldita noite fria
Tentando entender essa vida
Você não vai me levar pela mão?
Leve-me para algum lugar novo
Eu não sei quem você é
Mas eu, eu estou com você
Eu estou com você

Estou procurando um lugar
Estou procurando um rosto
Há alguém aqui que eu conheça?
Porque nada está dando certo
E tudo está uma bagunça
E ninguém gosta de ficar sozinho

Há alguém tentando me encontrar?
Alguém virá me levar para casa?

Está uma maldita noite fria
Tentando entender essa vida
Você não vai me levar pela mão?
Leve-me para algum lugar novo
Eu não sei quem você é
Mas eu, eu estou com você
Eu estou com você
Yeah, Yeah, Oh...

Oh por que tudo está tão confuso?
Talvez eu esteja fora de mim
yeah yeah yeah
yeah yeah yeah
yeah yeah yeah yeeeaaahhh

Está uma maldita noite fria
Tentando entender essa vida
Você não vai me levar pela mão?
Leve-me para algum lugar novo
Eu não sei quem você é
Mas eu, eu estou com você
Eu estou com você
Eu estou com você

Levar-me pela mão ?
Leve-me para algum lugar novo
Eu não sei quem você é
Mas eu, eu estou com você
Eu estou com você
Eu estou com você

Se for mentir, minta direito!

A executiva saiu do escritório, encontrou seu colega no ponto de
ônibus e caía a maior chuva. Ela parou o carro e perguntou:
 - Você quer uma carona?
 - Claro.... respondeu ele, entrando no carro.
Chegando ao edifício onde ele morava, ela parou o carro para que ele saísse e ele a convidou para entrar no seu apartamento.
 - Não quer tomar um cafezinho, um whisky, ou alguma coisa?
 - Não, obrigada, tenho que ir para casa.
 - Imagine, você foi tão gentil comigo, vamos entrar só um pouquinho.
 Ela subiu, atendendo ao pedido do colega.
Ao chegarem no apartamento, ela tomava seu drink enquanto ele foi para o quarto e voltou todo gostoso e perfumado. Depois de alguns gorós, quem pode agüentar??


Ela caiu, literalmente na tentação.
Transou com o colega e acabouadormecendo. Por volta das 4:00 hs da
manhã, ela acordou, olhou no relógio e levou o maior susto. Aí pensou um pouco e disse ao colega:
- Você me empresta um pedaço de giz?
Ele entregou-lhe o giz, ela pegou, colocou atrás da orelha e foi pra casa.
Lá chegando, encontrou o marido louco de raiva e foi logo contando...
- Amor, quando saí do trabalho dei carona para o meu colega, depois
que chegamos no prédio onde ele mora, ele me convidou para subir e me ofereceu um drink, em seguida, ele foi para o banho e retornou com uma cueca transparente, muito linda e após vários goles acabamos indo para a cama e fizemos amor, aí dormi e acordeiagora há pouco...
O marido deu um berro e falou:
- Sua mentirosa sem vergonha, estava no bar de novo jogando sinuca com aquele bando de vagabundas que você chama de amigas. Nem sabe mentir direito, até esqueceu o giz aí atrás da orelha...
Pois é, na vida, tudo é relativo:
Um fio de cabelo na cabeça é pouco, na sopa é muito!

Vencedores - Pró-ativos e Reativos em 14 Lições

Pessoas re-ativas são aquelas que pensam e atuam dentro de padrões de causa e efeito. Pessoas pró-ativas influenciam o meio, garantem harmonia, direcionam boas energias, iluminam tudo e a todos a seu redor. Nunca se sentem vítimas das circunstâncias. Escolhem com sabedoria as coisas que podem influir para uma mudança significativa que atenda a muitos:
  1. Quando um Pró-ativo comete um erro, diz: “Enganei-me“, e aprende a lição.
    Quando um Reativo comete um erro, diz: “A culpa não foi minha“, e responsabiliza terceiros.
  2. Um Pró-ativo sabe que a adversidade é o melhor dos mestres.
    Um Reativo sente-se vítima perante uma adversidade.
  3. Um Pró-ativo sabe que o resultado das coisas depende de si.
    Um Reativo acha-se perseguido pelo azar.
  4. Um Pró-ativo trabalha muito e arranja sempre tempo para si próprio.
    Um Reativo está sempre "muito ocupado" e não tem tempo sequer para os seus.
  5. Um Pró-ativo enfrenta os desafios um a um.
    Um Reativo contorna os desafios e nem se atreve a enfrentá-los.
  6. Um Pró-ativo compromete-se, dá a sua palavra e cumpre.
    Um Reativo faz promessas e quando falha só se sabe justificar.
  7. Um Pró-ativo diz: "Sou bom, mas vou ser melhor ainda";.     
    Um Reativo diz: "Não sou tão mau assim; há muitos piores que eu".
  8. Um Pró-ativo ouve, compreende e responde.
    Um Reativo não espera que chegue a sua vez de falar.
  9. Um Pró-ativo respeita os que sabem mais e procura aprender algo com eles.
    Um Reativo resiste a todos os que sabem mais e apenas se fixa nos seus defeitos.
  10. Um Pró-ativo sente-se responsável por algo mais que o seu trabalho.
    Um Reativo não se compromete nunca e diz sempre: “Faço o meu trabalho e é quanto basta” .
  11. Um Pró-ativo diz: “Deve haver uma melhor forma de o fazer...”    
    Um Reativo diz: “Sempre fizemos assim. Não há outra maneira.”
  12. Um Pró-ativo é PARTE DA SOLUÇÃO.
    Um Reativo é PARTE DO PROBLEMA .
  13. Um Pró-ativo consegue "ver a parede na sua totalidade".
    Um Reativo fixa-se "no azulejo que lhe cabe colocar".
  14. Um Pró-ativo passa esta mensagem aos amigos...
    Um Reativo a LÊ e a DESTRÓI… Acredita que esse texto foi enviado apenas para ele! 

A Canoa [Paulo Freire]

"A maior grandeza do ser humano e conviver e respeitar as diferenças do outro".

Em um largo rio, de difícil travessia, havia um barqueiro que atravessava as pessoas de um lado para o outro.


Em uma das viagens, iam um advogado e uma professora.
Como quem gosta de falar muito, o advogado pergunta ao barqueiro:




- Companheiro, você entende de leis?

- Não. - Responde o barqueiro.


E o advogado compadecido:

- É pena, você perdeu metade da vida!

A professora muito social entra na conversa:


- Seu barqueiro, você sabe ler e escrever?


- Também não. - Responde o remador.


- Que pena! - Condói-se a mestra - Você perdeu metade da vida!


Nisso chega uma onda bastante forte e vira o barco. O canoeiro preocupado pergunta:

- Vocês sabem nadar?
- Não! - Responderam eles rapidamente.
- Então é uma pena - Conclui o barqueiro - Vocês perderam toda a vida!






"Não há saber mais ou saber menos, há saberes diferentes."




Pense nisso e valorize todas as pessoas com as quais tenha contato. Cada uma delas tem algo de diferente para ensinar...


Nietzsche - Eterno Retorno, Niilismo, Homem Superior

Muito interessante!
Vale a pena assistir!
Numa linguagem que não é difícil de entender, o filósofo Oswaldo Giacóia fala da teoria d"O Eterno Retorno" de Nietzsche aplicada ao nosso dia-a-dia!
Confere aí!

Castle

Eisódio 1

* Sempre tem história... Sempre há uma cadeia de eventos que faz tudo ter sentido... O ponto é que sempre tem uma história, basta encontrá-la.

* Uma morte: você procura motivo.
Duas mortes: você procura conexão.
Três mortes: se procura algum psicótico. Com 3, não se procura um motivo. Eles geralmente não têm um.

Episódio 3

* Essas crianças/adolescentes são como icebergs: só se vê a ponta...

23 de set. de 2010

Recomeçar, apesar dos desafios [Jô Furlan]

Entenda mais sobre resiliência
e transforme revezes em vitórias...
 Resiliência.Como uma palavra tão diferente pode ter um significado tão prático e um resultado tão poderoso?
Modismos à parte, resiliência passa a ser vista cada dia mais como um comportamento fundamental na vida de todo o ser humano que está disposto a experimentar um patamar superior em sua vida. Podemos entender isso simplesmente como melhorar de vida, padrão social, carro, casa, emprego, carreira e assim por diante, ou perceber o infinito de possibilidades que existem contidos nesse conceito. Afinal o que é resiliência?
Talvez um refrão musical que se tornou um ditado popular possa nos dar pistas importantes. Você com certeza se lembra destas palavras: "levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima". Falada e cantada nos ambientes mais variados, o grande compositor Paulo Vanzolini traduziu a essência desse comportamento. Resiliência é a arte de recomeçar a despeito dos desafios, insucessos ou adversidades. Para podermos ter uma dimensão de sua relevância, foi citada como uma das grandes capacidades que permitiria ao povo americano superar os desafios da crise de 2008. Durante o discurso de posse do presidente Barack Obama, ouvimos a seguinte afirmação: "Vamos superar os desafios, o povo americano é resiliente". Espero um dia poder dizer pessoalmente ao Obama que se o americano é resiliente, que palavra devemos usar para descrever o povo brasileiro? Quando disse isso recentemente em uma de minhas conferências corporativas, um engraçadinho disse brincando: acomodado, o brasileiro é acomodado. Contei até 10 e entrei na brincadeira: "Não sei onde você vive meu amigo, mas viajo os quatro cantos do país e vejo milhões de pessoas lutando todos os dias, para sobreviver, crescer, estudar seus filhos, construir seus negócios próprios mesmo com alto risco, trabalhar duro nas empresas, apesar de impostos injustos, educação muitas vezes precária, insegurança, corrupção, fraude, falta de reconhecimento e tantas outras coisas capazes de desanimar um ser humano".
"Você se julga acomodado ou resiliente?", perguntei a uma platéia de centenas de pessoas. Em coro ouvi a resposta: "resiliente". "Não sei aonde você vive meu amigo, mas se é isso que você tem observado na sua roda social, tome muito cuidado com quem tem influenciado você no seu dia-a-dia".

Não entre no automático
Meu voluntarioso colaborador respirou profundamente e chegou a esboçar um pedido de desculpas pela brincadeira."Não meu amigo, eu tenho que agradecer a você. Ou melhor, todos aqui têm que agradecer a você, pois é muito comum em nossas vidas esquecermos de escolher ser resiliente e entramos no automático. Se todo mundo reclama, eu também vou reclamar e por aí vai. Hoje todas essas pessoas puderam pensar, decidir e fazer e escolher ser resilientes. O resultado dessa decisão na vida delas poderá transformar pequenos revezes, em desafios, tristezas em aprendizado e derrotas temporárias em vitórias permanentes".
Inteligência do sucesso é a inteligência do resultado. É ser capaz de atingir seus objetivos. Raramente uma pessoa que não é resiliente tem sucesso. Mais que superar uma situação difícil e recomeçar, a resiliência traz em si o conceito da fé e esperança. Isso realmente dá a cada um de nós um poder fascinante e grandioso. Na próxima vez que você cair, terá aprendido que a queda faz parte do caminho daquele que busca realizar seus sonhos, objetivos e metas. A vitória pertence não aquele que nunca cai, mas sim aquele que nunca desiste de levantar.

Orientações sobre sexo seguro

[Recebi por e-mail e compartilho com vocês. Divertido!]

 Antes de transar, consulte um advogado!

Você lembra do tempo em que "sexo seguro" significava usar camisinha para evitar doenças sexualmente transmissíveis e gravidez? Esqueça, os bons tempos terminaram. Confira aqui as dicas para sexo seguro que um homem deve observar no maravilhoso mundo feminista moderno!
A coisa está ficando assim: sabe aquela gatinha que você conheceu na balada, que deu a maior mole, você convidou para um motel e ela topou?
Primeiro leve a garota à uma emergência hospitalar e solicite um teste de dosagem de álcool e outros entorpecentes, para evitar acusação de posse sexual mediante fraude. (Art. 215 CPB)
Depois passe com ela em um cartório e exija que ela registre uma declaração de que está praticando sexo consensual, para evitar acusação de estupro. (Art. 213 CPB)
Exija também o registro de uma declaração de que ela está praticando sexo casual, para evitar pedido de pensão por rompimento de relação estável. (Lei 9.278, Art. 7)
Depois vá a um laboratório e exija o exame de beta-HCG (gonadotrofina coriônica humana) para ter certeza que você não é o pato escolhido para sustentá-la na gravidez de um bebê que não é seu. (Lei 11.804 Art. 6)
No motel ou em casa, use camisinha e nada de "sexo forte" pra evitar acusações de violência doméstica e pegar uma Maria da Penha nas costas.
Além disso, você deve paparicá-las, elogiá-las, jamais criticá-las ou reclamar coisa alguma, devem ser perfeitos capachos, para não causar qualquer "sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral", sem que tenha obviamente os mesmos direitos em contrapartida.(Lei 11.340 Art. 5)
Na saída do motel leve-a ao Instituto Médico Legal e exija um exame de corpo de delito, com expedição de laudo negativo para lesões corporais (Art. 129 CPB) e negativo para presença de esperma na vagina, para TENTAR evitar desembolsar nove meses de bolsa-barriga caso ela saia dali e engravide de outro. (Lei 11.804 Art. 6)
Finalmente, se houver presença de esperma na vagina da moça, exija imediatamente uma coleta de amostra para futura investigação de paternidade (Lei 1.060 Art. 3 inciso VI) e solicitação de restituição de eventuais pensões alimentícias obtidas mediante ardil ou fraude. (Art. 171 CPB)
Fazendo tudo isso, você pode fazer "sexo seguro". se ainda estiver interessado... Fácil, né?

Aceitação [Ana Cristina Pereira]




A primeira impressão que temos quando ouvimos ou pensamos em aceitar, seja uma pessoa, um fato ou uma circunstância é de que estaremos nos submetendo ou nos subjugando, desistindo de lutar, sendo fracos. De verdade, se quisermos modificar qualquer aspecto da nossa vida e de nós mesmos, devemos começar aceitando. A aceitação é detentora de um poder transformador que só quem já experimentou pode avaliar. É difícil aceitar uma perda material ou afetiva; uma dificuldade financeira; uma doença; uma humilhação; uma traição.
Mas a aceitação é um ato de força interior, sabedoria e humildade, pois existem inúmeras situações que não estão sob o nosso controle. As pessoas são como são, dificilmente mudam. Não podemos contar com isso. A única pessoa que podemos mudar, somos nós mesmos, portanto, se não houver  aceitação, o que estaremos fazendo é insensato, é insano. Ser resistente, brigar, revoltar-se, negar, deprimir, desesperar, indignar-se, culpar, culpar-se são reações emocionais carregadas de raiva. Raiva do outro, raiva de si mesmo, raiva da vida. E a raiva destrói, desagrega.
A aceitação é uma força que desconhecemos porque somos condicionados a lutar, a esbravejar, a brigar. Aceitar não é desistir, nem tão pouco resignar-se. Aceitar é estar lúcido do momento presente e se assim a vida se apresenta, assim deve ser. Tudo está coordenado pela Lei da ação e reação. No instante em que aceitamos, desmaterializamos situações que foram criadas por nós, soluções surgem naturalmente através da intuição ou fatos trazem as respostas e as saídas para o problema.
Tudo é movimento. Nada é permanente
Nossa tendência natural é resistir, não aceitar combater tudo o que nos contraria e o que nos gera sofrimento. Dessa forma prolongamos a situação. Resistir só nos mantém presos dentro da situação desconfortável, muitas vezes perpetuando e tornando tudo mais complicado e pesado. Quando não aceitamos nos tornamos amargos, revoltados, frustrados, insatisfeitos, cheio de rancor e tristeza. E esses padrões mentais e emocionais criam mais dificuldades, nunca, nunca trazem solução.
Aceitar é expandir a consciência e encontrar respostas, soluções, alívio. Aceitar é o que nos leva à Fé. É fundamental entender que aceitar não significa desistir e seguir adiante com otimismo.Ter muitos propósitos a serem atingidos é nossa atitude saudável diante da vida. Aceitar se refere ao momento presente, ao agora. No instante que você aceita, você se entrega ao que a vida quer lhe oferecer. Novas ideias surgem para prosseguir na direção desejada, saindo do sofrimento.

Uma única vez



Encantar-me com cada detalhe seu, conhecer tuas manias, ouvir sua voz. Sentir tuas mãos entrelaçadas as minhas, num passar de sensações que me faz me sentir bem. Um olhar que cruza ao meu, desapertando um sorrir. Tudo ainda é imaginário, mas o frio na barriga e o pensamento latente que voa pra distante daqui e me leva até você são reais. Gostosas sensações que você me provoca. Necessidade implacável de te ter aqui por perto!Eu quero sentir esses desejos todos os dias ao abrir meus olhos e ter a esperança de um dia ter tudo isso na realidade, mesmo que por uma única vez.

22 de set. de 2010

E agora?

Eu queria só mais um beijo, sentir de novo o que eu senti!
O mundo parou naquele minuto, nem sei tudo o que passou!
No corpo manifestaram-se mil sensações...
O coração disparou, as pernas tremeram, a boca mal se movia, parecendo paralisada, descoordenada...
O frio no estômago, o arrepio percorrendo o corpo todo, eternizando o momento!
Tua voz acariciando meus ouvidos...
Sensações... Sensações... Sensações!
Tão intensas, cravadas na memória...
Infelizmente não sou capaz de descrevê-las...
Queria poder controlar tudo aquilo!
Queria parar o tempo naquele instante!
Queria que fosse eterno!
Queria... Queria... Queria!
Mas o tempo passou, a distância afastou, e agora cá estou, buscando uma forma de representar o que significou aquele encontro entre eu e você.
Não faz sentido?
Faz e não faz.
Mas e o que importa?
Se o que eu mais queria aconteceu?
Você e eu...

Geniana Zinkiewicz
22/09/2010

A Idade e a Mudança [Lya Luft]

Mês passado participei de um evento sobre o Dia da Mulher.
Era um bate-papo com uma platéia composta de umas 250 mulheres de todas as raças, credos e idades.
E por falar em idade, lá pelas tantas, fui questionada sobre a minha e, como não me envergonho dela, respondi.
Foi um momento inesquecível...
A platéia inteira fez um 'oooohh' de descrédito.
Aí fiquei pensando: 'pô, estou neste auditório há quase uma hora exibindo minha inteligência, e a única coisa que provocou uma reação calorosa da mulherada foi o fato de eu não aparentar a idade que tenho? Onde é que nós estamos?'
Onde não sei, mas estamos correndo atrás de algo caquético chamado 'juventude eterna'. Estão todos em busca da reversão do tempo.
Acho ótimo, porque decrepitude também não é meu sonho de consumo, mas cirurgias estéticas não dão conta desse assunto sozinhas.
Há um outro truque que faz com que continuemos a ser chamadas de senhoritas mesmo em idade avançada.
A fonte da juventude chama-se "mudança".
De fato, quem é escravo da repetição está condenado a virar cadáver antes da hora.
A única maneira de ser idoso sem envelhecer é não se opor a novos comportamentos, é ter disposição para guinadas.
Eu pretendo morrer jovem aos 120 anos.
Mudança, o que vem a ser tal coisa?
Minha mãe recentemente mudou do apartamento enorme em que morou a vida toda para um bem menorzinho.
Teve que vender e doar mais da metade dos móveis e tranqueiras, que havia guardado e, mesmo tendo feito isso com certa dor, ao conquistar uma vida mais compacta e simplificada, rejuvenesceu.
Uma amiga casada há 38 anos cansou das galinhagens do marido e o mandou passear, sem temer ficar sozinha aos 65 anos.
Rejuvenesceu.
Uma outra cansou da pauleira urbana e trocou um baita emprego por um não tão bom, só que em Florianópolis, onde ela vai à praia sempre que tem sol.
Rejuvenesceu.
Toda mudança cobra um alto preço emocional.
Antes de se tomar uma decisão difícil, e durante a tomada, chora-se muito, os questionamentos são inúmeros, a vida se desestabiliza.
Mas então chega o depois, a coisa feita, e aí a recompensa fica escancarada na face.
Mudanças fazem milagres por nossos olhos, e é no olhar que se percebe a tal juventude eterna.
Um olhar opaco pode ser puxado e repuxado por um cirurgião a ponto de as rugas sumirem, só que continuará opaco porque não existe plástica que resgate seu brilho.
Quem dá brilho ao olhar é a vida que a gente optou por levar.
Olhe-se no espelho...

Quer casar logo? Procure uma cidade com poucas mulheres solteiras

Segundo uma nova pesquisa, em lugares onde mulheres solteiras são raras, os casamentos acontecem mais cedo.

O estudo analisou dados de censo sobre a idade do casamento e os desequilíbrios de gênero nas 50 maiores áreas metropolitanas dos Estados Unidos. Usando os dados, os pesquisadores calcularam o que é chamado de razão sexual operacional, que é o número de homens sexualmente disponíveis para cada 100 mulheres sexualmente disponíveis, multiplicado por 100.
Uma relação de 100 significa uma população equilibrada, enquanto os números maiores que 100 indicam um excedente de homens. Uma relação de 110, por exemplo, significa que 11 homens estão disponíveis para cada 10 mulheres. Uma relação de 90 implicaria 9 homens disponíveis para cada 10 mulheres.
Os pesquisadores também fizeram controle de renda e raça. Nas áreas onde as mulheres são escassas, elas se casaram um pouco mais cedo. A idade média dos homens que se casaram não se alterou em relação à abundância de potenciais companheiras, mas eles mostraram maior variabilidade de idade ao se casar do que as mulheres.
Segundo os estudiosos, provavelmente isso se deve ao fato de que as mulheres são mais exigentes com seus parceiros. Os homens têm que construir as suas finanças e status social antes de conseguirem uma noiva. Os que terão que trabalhar mais vão se casar em idades posteriores.
A suposta explicação para nos locais com pouca mulher elas se casarem mais cedo, segundo os pesquisadores, pode ser devido à mulher ter mais homens para escolher, enquanto os homens têm uma motivação extra para querer casar – visto que mulher é bicho escasso, melhor agarrar uma antes que outro o faça.


[Fonte]