31 de out. de 2010

30 de out. de 2010

3 Crenças que te impedem de ser feliz [Bruno Krug]

Como todos os seres humanos, nós também somos frutos de uma cultura, a qual nos ensina muitas ideias úteis e positivas, mas que por outro lado também nos ensina grandes bobagens e limitações. Entre estas crenças negativas e limitantes, existem três que são muito prejudiciais e que nos impedem de viver bem a vida que temos e de sermos felizes:
1ª - AQUILO QUE NÃO TENHO É MELHOR DO QUE O QUE TENHO
Quase todos ficam pensando que o que possuem não tem tanto valor como aquilo que os outros possuem, que a vida dos outros é bem melhor que a que vivem, que só eles tem problemas, que os outros não sofrem e que tudo dá certo para os outros. Não sabem apreciar e valorizar o que tem e nem as pessoas que tem ao seu lado. É a velha bobagem de que a grama do vizinho sempre é mais verde e bonita que a nossa.

2ª - QUANTO MAIS EU TIVER MELHOR SERÁ
Outra crença infeliz que também lhe impede de ser feliz hoje mesmo, é acreditar que quanto mais eu possuir tanto melhor será. Por acreditar nisto as pessoas passam a vida toda correndo para acumular cada vez mais, sem ter o prazer de desfrutar o que possuem, com um misto de frustração, amargura e inveja. Trabalhar e produzir é muito positivo, assim como prosperar financeiramente também o é. Mas mais do que ganhar dinheiro, o importante é saber aproveitar o que se tem e se conseguiu.
3ª - SEREI FELIZ QUANDO TIVER TUDO AQUILO QUE DESEJO
Aquele que pensa que será feliz quando tiver tudo que deseja, certamente é uma pessoa nervosa, insatisfeita e infeliz. Primeiro por perder a felicidade do dia à dia, por deixar passar os bons momentos que a vida lhe dá. Segundo porque nunca terá o bastante e nunca conseguirá tudo o que quer.
Devemos lembrar que apenas acumular dinheiro, títulos, status, beleza, ou o que quer que seja, não nos fará felizes e não nos tornará amados e apreciados verdadeiramente. O prazer de ter bens e dinheiro é poder gastá-lo fazendo pessoas felizes e nos tornando mais felizes também. É poder ajudar, desfrutar com pessoas que queremos ao nosso redor, e que nos amam de verdade.
De forma nenhuma os bens materiais o farão feliz por si só, e passar lutando para ter cada vez mais para um dia ser feliz, é ser infeliz por decisão pessoal, até porque a vida pode terminar a qualquer momento e a pessoa talvez nem tenha vivido ainda.


Danilo Gentili Politicamente Incorreto 01/10/2010

Minha escolha pode fazer diferença? [Alexey Dodsworth]

Quando você ignora a política,
sua vida pode ser definida pelos outros
     Mesmo quem diz detestar política, a vive diariamente. Não há escapatória. Desde as relações que estabelecemos com nossos vizinhos e parentes até os contatos cotidianos com nossos colegas de faculdade e trabalho, todas as relações são atos políticos. 
     Na realidade prática, a maioria das pessoas com quem nos relacionamos não são pessoas que nós "escolhemos" para estar ao nosso lado, mas sim gente que veio "de brinde" por conta de nossas escolhas. Um namorado traz consigo, no pacote, amigos e parentes. Um amigo tem ou terá um relacionamento íntimo, e será preciso lidar com a inserção desta nova pessoa em algum momento. E, em todos estes casos, jamais concordaremos com tudo o que os outros pensam, assim como dificilmente discordaremos de tudo. A pessoa que se comporta com intransigência em relação às próprias ideias está fadada à solidão. Afinal, o ato político é um ato de diálogo, ainda que com pessoas cujas ideias não estejamos inteiramente de acordo.
      O oposto da democracia é a intransigência, o autoritarismo. Por ter maior força física ou por ter melhores condições financeiras, alguém pode se achar no direito de comandar os outros, sem diálogo ou acordos. E esta não é a lei política, é a lei da selva, em que vencerá sempre o mais forte.
     No campo democrático, é preciso dialogar e estar preparado para não concordar com tudo e abrir concessões. Em ano de eleições, nos é dada a possibilidade de fazer escolhas entre este ou aquele candidato, este ou aquele partido, que irá governar nosso país durante quatro anos. 


" Você pode até detestar política, mas não tem como negar que 
se você não fizer uma escolha, a farão em seu nome." 


     Não gostar de política não te insere num mundo à parte. Você continua a fazer parte do mesmo mundo governado pelas escolhas que os outros fizeram. Deste modo, é melhor escolher do que se evadir. Mesmo que sua escolha não seja a vencedora, você tentou.
    Alguns equívocos são extremamente comuns em anos de eleições. Apresento aqui os mais comuns, e como evitá-los:
1. É impossível encontrar um candidato ou partido que tenha propostas com as quais você concorde integralmente. A escolha, então, precisa ser feita de acordo com o candidato ou partido que mais se aproxima das suas prioridades.
2. É um erro enorme votar em alguém ou deixar de votar por conta de questões subjetivas, do tipo "não vou com a cara dele(a)". Eleições não são um reality show, em que escolhemos a pessoa que nos é mais simpática. Para saber quem é a pessoa certa, é preciso avaliar quais são as suas propostas para o futuro. Você poderá se chocar ao descobrir que tem afinidade de pensamento com um político que antes antipatizava.
3. Para avaliar bem e escolher direito, não se limite a uma única publicação da mídia ou a um único canal de TV. Publicações tomam partido por este ou aquele candidato, geralmente "puxando brasa pra sardinha" do candidato que eles escolheram. Deste modo, não é muito justo votar em alguém só por conta das coisas que você leu na revista X ou Y. Leia várias, compare. Você descobrirá que uma mesma notícia será apresentada de modos totalmente distintos em mídias diferentes. Caberá a você avaliar o que vê e decidir por si. Mas se você lê apenas uma revista ou assiste apenas a um canal de TV, provavelmente fará uma escolha a partir de dados equivocados.


Caminhos e escolhas
    Michel Foucault, um dos filósofos que mais aprecio por conta de seu profundo senso de realidade, insistia no fato de que as escolhas raramente envolvem um caminho melhor e um caminho pior. Em geral, são escolhas entre perigos. Deste modo, não incorra no erro de votar em alguém mantendo enorme esperança. Desapontar-se, no processo político, é tão comum quanto acreditar cegamente naquele amigo ou namorado que um dia comete um erro. Além disso, tente não agir com tanta impiedade em relação aos erros alheios. Políticos também erram. E, apesar de ouvirmos constantemente que "todo político é ladrão" e coisas do gênero, isso não é verdade. É preconceito. O problema é que, quando ocupamos cargos de poder, o mundo está de olho na gente, e nossos erros são amplificados pela mídia. Nunca julgue um candidato a partir do que ele foi acusado. Entre ser acusado de algo e ser culpado, há um oceano de distância.
     Sobretudo, faça uma leitura crítica do que te enviam por e-mail. Cheque a fonte, verifique se a informação é verdadeira, antes de repassar. Isso, inclusive, vale não apenas para a política - vale para praticamente tudo! Não se repassa uma informação sem antes verificar se ela é idônea. Caso a informação seja falsa, você estará ajudando a propagar mentiras.
     Acerca da corrupção, este é de fato um problema muito grande não apenas na política brasileira, mas na de vários outros países. Cabe à Justiça avaliar e julgar tais casos. Mas cabe também a nós fazermos a devida autoavaliação: cobramos retidão moral de nossos políticos. Mas somos nós mesmos tão corretos assim? Avalie:
           1. Você segue as leis do trânsito?
           2. Você faz download de músicas e livros sem pagar os direitos do autor?
           3. Você usa carteira de estudante falsa?
           4.Você joga lixo no chão da rua?
     Eu poderia fazer diversas outras perguntas, mas creio que cada pessoa sabe perfeitamente quando realiza algo que está ou não correto, de acordo com as leis vigentes. Se você não se comporta de modo cidadão, como pode cobrar que seus governantes sejam melhores do que você?

       Por fim, esteja ciente de que o ato político é uma militância intensa e constante. Não é suficiente votar e depois "largar de mão", como se você não tivesse responsabilidades no processo. Quem resolve um país não é apenas o Estado, mas todos os seus cidadãos. E, acredite: se você não se interessa pelas questões públicas, mesmo assim elas governarão você! Ignorar a política é tornar-se vítima da escolha alheia. Não se permita a isso. 
Atue!

Dica do Dia #8

Fiquei magoado, não por me teres mentido, 
mas por não poder voltar a acreditar-te. 


~ Friedrich Nietzsche ~

29 de out. de 2010

Dica do Dia #7

Quando querem transformar a estupidez em recompensa, 
inteligência em traição, esperança em maldição... 


SOU DO LADO DO BEM!!!



28 de out. de 2010

Trechos do Filme A CORRENTE DO BEM

Apenas imagine...
Você faz um favor que realmente ajuda alguém e diz para ele ou ela não pagar de volta, mas passar adiante para três pessoas que, em troca, devem pagar para mais três - e sem para em uma abundância global de generosidade e decência. O princípio é sair de uma situação de conforto estático e se mobilizar a fazer algo que não estamos acostumados, fazer o bem.
Impossível?
Apenas tente!
As Consequências vão muito além do que você pode imaginar!


Professor Simonet: -- (...) O ginásio, a ponte instável e assustadora que vocês devem cruzar antes de virarem membros da imortal e invejada elite do colegial. Alguns podem achar que a travessia dessa ponte demora demais. Preferem fechar os olhos e pensar em nada até que tudo isso acabe. Bem, já vou avisando, que essa opção não existe na minha aula... (...) Eu estarei aqui todos os dias por causa de vocês, então eu espero que vocês estejam aqui por minha causa. Na hora certa, sem desculpas. Muito bem, esta é a aula de Estudos Sociais, que engloba vocês e o mundo. Pois é! Há um mundo lá fora! E mesmo que alguns não queiram enfrentá-lo, vocês vão senti-lo como um tapa na cara. Podem confiar. Então, é melhor pensa no que ele significa para vocês agora. O que o mundo significa para vocês? Vocês pensam em coisas que acontecem fora desta cidade? Assistem jornais? Sim, não? Então ainda não são pensadores globais, mas por que não? Para que pensar no mundo? Afinal, o que o mundo quer de nós? O que o mundo quer de você?
Travor: -- Nada...
Professor Simonet: -- Nada? Senhoras e senhores, ele tem toda razão! Nada! Vocês não podem dirigir, votar e nem ir ao banheiro sem minha permissão. Estão presos bem aqui, na 7ª série. Mas não é para sempre! Um dia vocês serão livres! Mas e se quando forem livres não estiverem preparados, prontos, e ao olharem para o mundo não gostarem do que estarão vendo? E se o mundo for uma grande decepção?
-- Estaremos ferrados!
Professor Simonet: -- A não ser que peguem aquilo que não gostem neste mundo e deixem tudo de bunda para cima (não digam que usei essa palavra)... Podem começar a fazer isso já! Este é o trabalho que vão fazer. (“Ter uma ideia para mudar o mundo – e colocá-la em prática...) Vale pontos extras e será feito durante o ano todo. (...) Ele é possível. Onde fica o reino das possibilidades em cada um de vocês? Aqui! (aponta para a cabeça) Então vocês vão conseguir. Vocês vão nos surpreender. Só depende de vocês. Ou podem deixar para lá e deixá-la se atrofiar. (...) Nesta matéria, vamos aprender amar as palavras e seus significados. Alguma pergunta?
Travor: -- Vai bombar a gente se não mudarmos o mundo?
Professor Simonet: -- Eu nunca faria isso! Mas você pode passar raspando com um 7.
Travor: -- E o que o senhor faz para mudar o mundo?
Professor Simonet: -- Travor, eu tenho uma boa noite de sono, tomo um bom café da manhã, venho para a escola, chego na hora e aí passo a bola para vocês...

* || *

Travor: -- Este sou eu. E aqui são três pessoas. Eu vou ajudá-las, mas tem que ser em algo muito importante. Algo que elas não possam fazer sozinhas. Eu vou fazer para elas. Elas ajudam outras três pessoas. Já são 9. eu ajudo mais três... São 27... E assim vai crescendo...
Professor Simonet: -- Parece que a turma achou sua ideia utópica...
Travor: -- Como se fosse um mundo perfeito? Então...

* || *

Professor Simonet: -- Bem, suas ideias são surpreendentes e diversificadas. Mas eu gostaria de enfatizar uma das ideias apresentadas, pois em vários anos como professor, é a primeira ideia nova que exige um ato de fé extremo na bondade das pessoas. Travor tentou interagir com o mundo, que é o objetivo do trabalho.  

* || *

Travor: -- Sei lá, as pessoas têm muito medo de pensar que as coisas podem mudar.
O mundo não é feito somente de merda.
Mas é difícil pra quem se acostumou com as coisas como elas são.
Mesmo que sejam ruins, é difícil mudar. Então as pessoas desistem.
Quando isso acontece, todo mundo sai perdendo.

* || *

Travor: -- É difícil, não dá pra planejar. Você precisa observar mais as pessoas.
Ficar de olho nelas e protegê-las. Nem sempre a gente sabe o que precisa.
É a grande chance de consertar uma coisa que não seja sua bicicleta.
Dá pra "consertar" uma pessoa.


Dica do Dia #6

Quando alguém faz muita questão em dizer que não esta nem ai, é porque  está aí sim. Quem não está, não diz nada... 
Está nem aí...

27 de out. de 2010

Sou do Vento - Flávia Braun

Não venha querer me prender
Nas amarras de tua verdade
Nas barreiras de tua vontade
Eu sou assim, não adianta
Tenho minhas verdades
Minhas incertezas
Minhas vontades
Não queira me ditar regras
Me impor condições
O verdadeiro amor nos faz livres
Pra voar e retornar ao ninho
Liberdade que falo é a que prende
Sem imposições, só ao amor
Essa é minha visão, meu jeito de ser
Não venha querer me prender!
Me entrego ao amor verdadeiro
Quando tiver a certeza e sentir
Mas tenho o meu tempo,
Meu relógio
Não me venha impor tua hora
Não sou do teu agora
Tenho minha liberdade pra escolher
Na hora que eu quiser
Assim como tu também.
Sou minha, sou do vento!
Sou do amor que me preencher
No momento e na hora certa
Não me venha com essas palavras
Do teu dicionário incompleto
Sou do jeito que sou:
Posso mudar de idéia
Na hora que precisar
Eu escrevo e falo o que penso e sinto
Não minto
Não peço perdão pelo que digo
Porque essa sou eu
Sou de verdade
Minha essência é sinceridade
Não me peça pra mudar quem eu sou.
Sigo a minha estrada
Se é a mesma tua,
Não sei.
Não lamento:
Sou de lua, sou da vida,
Sou do vento!

Dica do Dia #5

Mas eu sou apenas mutável e selvagem e, em tudo, mulher, e não precisamente uma mulher virtuosa. 
 Muito embora vós, homens, me chamam "a profunda", "a fiel", "a eterna", "a misteriosa"...

Nietzsche ~

26 de out. de 2010

De onde vem o tédio?

Sensação de repouso é provocada pela interrupção da comunicação entre regiões neurais específicas


Entediado? É possível que algumas partes do seu cérebro estejam desconectadas. Pelo menos é o que diz o neurocientista Daniel Weissman, da Universidade de Michigan em Ann Arbor. O pesquisador observou que quando nos cansamos de executar uma tarefa ou de prestar atenção a um acontecimento colocamos parcialmente “em repouso” algumas áreas cerebrais, diminuindo a atividade de comunicação. Para chegar a essa conclusão Weissman pediu a um grupo de voluntários que cumprissem uma tarefa longa e repetitiva de identificação de letras enquanto passavam por um exame de ressonância magnética. Os períodos nos quais a velocidade de resposta ficava mais lenta indicavam diminuição da atenção. Paralelamente, o cientista observou uma diminuição significativa da comunicação entre as áreas cerebrais ligadas ao autocontrole, visão e linguagem.

“É como se a atenção fosse um ‘lubrificante’ para a troca de informações entre as áreas cerebrais”, explica Weissman. Segundo ele, a atenção funciona como um amplificador da comunicação entre as várias regiões cerebrais, que sempre seleciona determinadas áreas e conexões. Outro dado importante dessa pesquisa é a ativação de uma zona específica do cérebro quando ocorre uma queda de atenção: futuramente, esta área poderá ser usada como um indicador para prevenir os acidentes provocados pela distração.



[FONTE]

Amor Contínuo - Robert Frost

Ame seus pais e seus irmãos. Eles são a base de sua vida, seu chão e quem com certeza vai sempre te ajudar.
Ame suas tias e tios, porque foram eles que por muitas vezes zelaram seu sono, quando você era apenas uma criança. Eu sei,você não se lembra! Mas você só vai entender o amor dos tios, depois que seu primeiro sobrinho nascer. Então, não perca tempo.
Ame seus primos e amigos por mais que eles sejam completamente diferentes de ti. Aceite-os. Aceite-se. Todo mundo tem defeitos.
E por falar neles... nos defeitos, ame sua barriga, suas celulites e as tais estrias. Elas indicam que sua vida está repleta de prazeres gastronômicos. Ame também seus quilos a mais, porque se eles não existissem você jamais poderia comemorar a vitória de um dia perdê-los. Ame seu cabelo do jeitinho que ele é.
E o seu armário... Mude. Completamente. Doe. Experimente coisas novas, outras cores. Calças largas e calcinhas/cuecas de algodão. E não troque seu velho pijama por nada nesse mundo. Ele é o seu companheiro
de sonhos.

E é com aquele tênis feio e fora de moda, com o formato exato dos seus pés, que eu acho que você deve sair para caminhar todas as manhãs. Pra amar as coisas que estão do lado de fora.
Tarefa difícil. Respire.
No fundo, procure outra pessoa para amar um tanto, que dê até vontade de se casar com ela. Namore. E não se preocupe com o tempo que a paixão vai durar. Se gostem. Se assumam. Se curtam. Se abracem. Se
beijem. Viagem.
 E saiam para dançar sempre!!! Tomem café da manhã juntos. Fiquem o domingo inteiro na cama, enquanto o mundo despenca numa chuva fria e fina.
 E quando você achar que já amou demais nessa vida, tenha filhos. Se não conseguir, adote. Dizem que não há amor maior. E eles vão crescer, amando você e muitas outras coisas e pessoas.
Com sorte, você terá netos. E dos seus netos, receberá mais tarde com muito orgulho, o amor dos bisnetos.
 Pois, o nosso amor é contínuo... É para sempre. É INFINITO!!!

O destino decide quem vamos encontrar na vida. As atitudes decidem quem fica!

Por que as pessoas gritam?- Mahatma Gandhi

Um dia, um pensador indiano fez a seguinte pergunta a seus discípulos:
 "Por que as pessoas gritam quando estão aborrecidas?"
 "Gritamos porque perdemos a calma", disse um deles. 
 "Mas, por que gritar quando a outra pessoa está ao seu lado?" 
Questionou novamente o pensador.
 "Bem, gritamos porque desejamos que a outra pessoa nos ouça", retrucou outro discípulo. 
 E o mestre volta a perguntar:
 "Então não é possível falar-lhe em voz baixa?"
 Várias outras respostas surgiram, mas nenhuma convenceu o pensador. Então ele esclareceu:
 "Vocês sabem porque se grita com uma pessoa quando se está aborrecida?" O fato é que, quando duas pessoas estão aborrecidas, seus corações se afastammuito. 
Para cobrir esta distância precisam gritar para poderem escutar-se mutuamente.
 Quanto mais aborrecidas estiverem, mais forte terão que gritar para ouvir um ao outro, através da grande distância. Por outro lado, o que sucede quando duas pessoas estão enamoradas? Elas não  gritam. Falam suavemente. E por quê? 
Porque seus corações estão muito perto. A distância entre elas é pequena.
 Às vezes estão tão próximos seus corações, que nem falam, somente sussurram.
E quando o amor é mais intenso, não necessitam sequer sussurrar, apenas se olham, e basta. 
Seus corações se entendem.
 É isso que acontece quando duas pessoas que se amam estão próximas." Por fim, o pensador conclui, dizendo:
 "Quando vocês discutirem, não deixem que seus corações se afastem, não digam palavras que os distanciem mais, pois chegará um dia em que a distância será tanta que não mais encontrarão o caminho de volta". 

Dica do Dia #4

"O caráter de um homem é formado pelas pessoas que escolheu para conviver." 


~ Sigmund Freud ~

Trechos de Dexter

Temporada 1


Episódio 05


Dexter: Todos escondem quem são pelo menos por parte do tempo. Às vezes você enterra essa parte de si mesmo tão fundo que precisa ser lembrado que ela está lá. E, às vezes, você só quer esquecer quem você é de verdade...



25 de out. de 2010

Dica do Dia #3

O que sinto muitas vezes faz sentido e outras vezes não descubro um motivo que me explique porque é que não consigo ver sentido no que sinto, que procuro, o que desejo e o que faz parte do meu mundo...

~ Renato Russo ~

Com o tempo...

Você aprende que estar com alguém, só porque esse alguém lhe oferece um bom futuro, significa que mais cedo ou mais tarde você irá querer voltar ao passado...Você se dará conta que casar só porque “está na hora”, é uma clara advertência de que o seu matrimônio será um fracasso...
Você compreende que só quem é capaz de lhe amar com os seus defeitos, sem pretender mudar-lhe, é que pode lhe dar toda a felicidade que deseja...
Você se dará conta de que se você está ao lado de uma pessoa só para não ficar sozinho, com certeza uma hora vai desejar não voltar a vê-la...
Você se dará conta de que ter amigos vale mais do que qualquer montante em dinheiro...
...e entende que os “verdadeiros amigos” se contam nos dedos, e que aquele que não luta para tê-los, mais cedo ou mais tarde se verá rodeado unicamente de amizades falsas... 
Você aprende que as palavras ditas num momento de raiva podem continuar a magoar a quem você disse durante toda a vida...
Você aprende que desculpar todos o fazem, mas perdoar, somente as “almas grandes” conseguem...
Você compreende que se você feriu muito um amigo, provavelmente a amizade jamais será a mesma...
Você se dá conta de que cada experiência vivida com cada pessoa é insubstituível e única...
Você se dá conta de que aquele que humilha ou despreza um ser humano, mais cedo ou mais tarde sofrerá as mesmas humilhações e desprezos, só que multiplicados...
Você aprende a construir todos os seus caminhos hoje, porque o terreno do amanhã é demasiado incerto para fazer planos...
Você compreende que apressar as coisas ou forçá-las para que aconteçam, fará com que no final não sejam como você esperava...
Você se dará conta de que, na realidade, o melhor não era o futuro, mas sim o momento que estava vivendo naquele instante...
Você aprende que tentar perdoar ou pedir perdão, dizer que ama ou dizer que sente falta, dizer que precisa ou que quer ser... Junto de um caixão... ... deixa de fazer sentido...
Por isso, recorde sempre estas palavras: “O HOMEM TORNA-SE VELHO MUITO RÁPIDO E SÁBIO DEMASIADO TARDE”, Exatamente quando: “JÁ NÃO HÁ TEMPO”
Sorria e seja feliz! Você merece, e isso,só depende de você!

(Desconheço o Autor)

24 de out. de 2010

Teste cognitivo detecta analfabetismo funcional

Muitos idosos têm problemas na compreensão: não conseguem, por exemplo, entender um extrato bancário ou uma receita médica


Pesquisadores do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (HC/USP) estão testando um método cognitivo criado na Universidade Harvard, nos Estados Unidos, para avaliar o analfabetismo funcional de pacientes, principalmente idosos. O analfabeto funcional (apesar de saber ler e escrever) tem problemas na compreensão de textos e na capacidade de inferir informações. Ele não consegue, por exemplo, entender um extrato bancário ou uma receita médica. O problema é muito comum entre idosos, não necessariamente apenas pela baixa escolaridade, mas também porque doenças típicas do envelhecimento, como Alzheimer e outras demências, afetam as habilidades cognitivas.
Nessa avaliação, pesquisadores brasileiros aplicaram o teste americano conhecido como Tofhla (do inglês Test of functional health literacy in adults) em 198 mulheres e 114 homens saudáveis, entre 19 e 81 anos, com níveis variados de escolaridade: de 1 a 12 anos de estudo (a maioria tinha entre 4 e 7 anos). Antes da aplicação, os voluntários precisavam ler instruções para se preparar para um exame radiológico do estômago. O analfabetismo funcional foi detectado em 32% do grupo. Acima dos 65 anos, 50% dos participantes não conseguiram entender as informações, algumas compostas por números, e calcular corretamente os horários da medicação, por exemplo. O próximo passo do estudo é analisar se o hábito da leitura influencia os resultados do teste.



[Fonte]

Dica do Dia #2

"Nossos verdadeiros desejos sempre se transformam em realidade!


~ Paulo Coelho ~

Uma boa conversa pode melhorar seu humor

Pessoas mais felizes costumam manter diálogos construtivos e inteligentes, falando do que realmente pensam e sentem, de seus planos e desejos

BATE-PAPO DO BEM: não basta ter companhia,
é fundamental confiar naqueles com quem convivemos
a ponto estarmos seguros para dizer o que
acreditamos e tememos
Está se sentido desanimado ou de mau humor? Emitir comentários ou propagar boatos não vai ajudar em nada. Já uma boa conversa sobre o que os interlocutores realmente pensam e sentem pode ajudar a levantar o astral. Pelo menos é isso que garante um estudo recém-publicado no periódico Psychological Science. Para chegar a essa conclusão pesquisadores das universidades do Arizona e de Washington, nos Estados Unidos, usaram um aparelho discreto para gravar a conversa de 79 estudantes durante quatro dias. Depois analisaram os discursos e determinaram quantas de suas falas foram superficiais e banais (“O que você está comendo? Pipoca?”) e quantas pareciam mais significativas e “profundas” (“Como você está se sentindo em relação a essa situação? O que pensa sobre aquele assunto?”).

Após a avaliação dos discursos, os especialistas pediram aos voluntários que respondessem questionários e que seus amigos próximos relatassem quanto pareciam estar felizes e satisfeitos com a vida que levavam. Por meio da junção dessas respostas os cientistas conseguiram “medir” o bem-estar dos voluntários.

Os “felizes” passaram 70% mais tempo conversando sobre assuntos consistentes (como ideias, planos, desejos, sentimentos ou mesmo inquietações). Segundo o psicólogo Matthias Mehl, pesquisador da Universidade do Arizona e um dos coordenadores do estudo, esse fato sugere que o tempo que uma pessoa gasta na presença das outras é um bom indicativo de seu “nível de felicidade”. Mas não basta ter
companhia é fundamental cultivar relacionamentos sólidos e confiar naqueles com quem convivemos – ou pelo menos em alguns – a ponto de nos sentirmos seguros para expressar o que realmente acreditamos, queremos e tememos.

Os voluntários satisfeitos tiveram duas vezes mais diálogos “importantes” que os demais. Mehl admite que é difícil determinar causa e efeito: ele reconhece que não sabe se uma interação construtiva pode tornar as pessoas mais contentes ou se os mais felizes tendem a conversar de forma consistente com maior frequência. Para descobrir isso, ele e seus colegas estão realizando outros estudos nos quais voluntários desenvolvem diferentes tipos de conversa. Até agora, os resultados sugerem que manter pelo menos cinco conversas construtivas semanais pode ser benéfico para o humor. Algumas mulheres, que adoram discutir a relação, já têm agora um argumento científico para tentar convencer o parceiro a dialogar.



[FONTE]

LUA ADVERSA

Tenho fases, como a lua 
Fases de andar escondida,
 
fases de vir para a rua...
 
Perdição da minha vida!
 
Perdição da vida minha!
 
Tenho fases de ser tua,
 
tenho outras de ser sozinha.
 

Fases que vão e vêm,
 
no secreto calendário
 
que um astrólogo arbitrário
 
inventou para meu uso.
 

E roda a melancolia
 
seu interminável fuso!
 
Não me encontro com ninguém
 
(tenho fases como a lua...)
 
No dia de alguém ser meu
 
não é dia de eu ser sua...
 
E, quando chega esse dia,
 
o outro desapareceu...


Cecília Meireles

A vida me ensinou...




dizer adeus às pessoas que amo, sem tirá-las do meu coração...

Sorrir às pessoas que não gostam de mim, para mostrá-las que sou diferente do que elas pensam...


Calar-me para ouvir... 


Aprender com meus erros,afinal, eu posso ser sempre melhor!

23 de out. de 2010

Sofrimento alheio provoca dor física

Para alguns, ver pessoas tomar injeção ou sofrer fratura causa sensações dolorosas no próprio corpo!

Quando vemos outra pessoa sentindo dor,normalmente sofremos junto – mesmo que em sentido figurado. Para alguns, porém, essa sensação é bastante real. Um estudo realizado pelos psicólogos Judy Osborn e Stuart Derbyshire, da Universidade de Birmingham, na Grã-Bretanha, mostra que para algumas pessoas a simples observação de cenas dolorosas ativa as áreas cerebrais responsáveis pela própria sensibilidade corporal. Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores mostraram para 100 estudantes imagens e videoclipes em que alguém sofria dor: de injeções até a quebra de um osso durante um jogo de futebol. Em média, um em cada três participantes declarou não sentir apenas empatia emocional, mas também reação física – quase sempre formigamento ou pontada na mesma parte do corpo que foi mostrada na cena. 
Na sequência, dez pessoas que tiveram reação física e outras dez que não tiveram reações específicas assistiram novamente às cenas, desta vez monitoradas pelo aparelho de ressonância magnética. O córtex somatossensorial, área responsável por transmitir sensação de toque, entrou em atividade apenas naqueles que haviam sofrido. Após o teste, os participantes deviam responder a um questionário. Com base nas respostas, os pesquisadores concluíram que aqueles que sofriam fisicamente supunham que todos sentiam dor, assim como eles. Segundo organizadores do experimento, o estudo pode explicar por que algumas pessoas não suportam assistir a cenas de violência na televisão.

O Senso-comum afeta as estratégias de adaptação de doentes crônicos

Segundo estudos da Universidade de Granada com pacientes portadores de doenças crônicas, especificamente a Diabetes, a representação cognitiva que os mesmos tem de sua doença afeta no modo de enfrentamento, adaptação e na saúde mental desses pacientes.
O estudo foi conduzido por Marcarena De los Santos Roig com o departamento de Psicologia Social e Metodologia de Ciências do Comportamento da Universidade de Granada e liderado pelo Professor Cristino Pérez Meléndez, o estudo foi projetado para abrir novas perspectivas em ajudar os pacientes com suas habilidades de enfretamento das doenças.
Com o intuito de avaliar como a percepção do senso-comum impacta as estratégias de adaptação de pessoas doentes, eles desenvolveram um teste para medir a representação cognitiva que uma pessoa tinha de sua própria doença.
A amostra do estudo  incluiu 155 pacientes do departamento de endocrinologia do Hospital universitário de San Cecílio, diagnosticados com diabetes tipo 1, foram administrados diferentes testes que indicavam a percepção que os entrevistados tinham sobre sua doença.
A pesquisa revelou que quando um paciente diabético reporta um grande número de sintomas, eles percebem que tem pouco controle sobre a doença e acreditam que ela tem grande impacto em suas vidas,  nesse caso a saúde e as estratégias de adaptação eram piores ou menos desenvolvidas que no grupo com percepções diferentes.
Alternativamente, os pacientes que percebiam que a doença teve um forte impacto nas suas vidas, mas que também acreditaram que tinham algum controle sobre o impacto apresentaram escores mais positivos. Esses pacientes tendem a encarar a sua doença de forma mais ativa, buscando assistência social e aplicação de habilidades comportamentais para enfrentar as dificuldades.
Os pesquisadores observaram que os resultados confirmam a confiabilidade dos escores obtidos na escala desenvolvida para uso no estudo, bem como a sua eficácia. Eles acrescentaram que a ferramenta desenvolvida pela Universidade de Granada é a mais completa e confiável de todos os instrumentos de avaliação existentes.


[Fonte]

Paulo Coelho!



Dizem os mestres zen: 


se você quer que algo aconteça na sua 

vida, 

saia da frente


Dica do Dia #1

"Todos os dias para mim deverão ser sagrados"... 


Assim falou Zaratustra...

~ Nietzsche ~

O Universo A Nosso Favor - Charlie Brown Jr.

                                       

Meus olhos hoje brilham mais
O mundo roda e tudo muda num instante
Procure a luz que vai te libertar
Eu vejo, aprendo e sou capaz
De transformar o medo em algo irrelevante
Sem grades pra me aprisionar

Meus olhos hoje brilham mais
Aquele beijo vindo intenso como antes, da luz que pode libertar
Eu vejo, penso e sou capaz
De viajar o mundo todo num instante
Sem apegos pra me ancorar

Então dorme anjo
Meu pensamento voa livre, leve e solto, louco
O universo inteiro conspira a nosso favor

A natureza sempre traz
Todas as formas pra se atingir o estado
Os tormentos não vão te alcançar
E nada é mais eficaz que o pensamento positivo amplificado
Sem anseios pra te aprisionar

E se você observar o mar
Vai ver que a vida é mutante como a cidade
Ninguém pode nos rotular
Perder, ganhar, deixar rolar
Intensidade agora em algo novo
A vida tem que se renovar

Então dorme anjo, não vale a pena preocupar-se por tão pouco
O universo inteiro conspira a nosso favor

UMA LIÇÃO DE AMOR...

Numa sala de aula um aluno perguntou à professora: 
O que é o amor?” 
A professora sentiu que a pergunta merecia uma resposta a altura. 
E como estava na hora do recreio pediu que cada criança voltasse para a classe com algo que despertasse o sentimento de amor. 
As crianças saíram apressadas pra procurar. 
Na volta a professora pediu que mostrassem o que tinham trazido: 
Trouxe uma flor, não é linda?”, disse a primeira  criança. “Trouxe esta borboleta”, disse outra, “vou colocá-la na minha coleção”. 
E assim as crianças foram colocando na mesa tudo o que tinham encontrado. 
Mas a professora percebeu que uma aluna estava quieta num canto da classe, sem nada nas mãos. 
Por que não trouxe nada?“ perguntou a professora. 
Desculpa professora, vi a flor mas senti o seu perfume e preferi não arrancá-la para que ela exalasse por mais tempo. 
Vi a borboleta mas ela estava tão feliz que não tive coragem de aprisioná-la. 
Vi também um filhote de passarinho caído entre as folhas, mas preferi devolvê-lo ao ninho...”.

A professora deu 10 à menina pois ela foi a única que percebeu que só podemos trazer o amor no coração

Preservar a natureza e respeitar o sentido da vida: 
essa é a lição maior que todas as crianças aprenderam!