5 de mai. de 2009

Julgadores Compulsivos! [Por Thedy Correia]

Na vida a gente enfrenta certas coisas que nos fazem refletir sobre hábitos corriqueiros nossos. No meu caso, sobre o nosso costume de julgar as outras pessoas.
Tenho observado que existe uma vontade incontrolável em certas pessoas de julgar os outros. Julgar duramente. Condenar sem provas. Baseado apenas na intuição. Então chego à conclusão que estamos cercados por GÊNIOS. Pessoas que apenas lendo uma notícia em um jornal já tem um veredicto absoluto e infalível sobre QUALQUER caso. Certamente são pessoas iluminadas, pois estão acima dos mortais que precisam trabalhar muito para encontrar a verdade das coisas. Estes julgadores compulsivos são pessoas que tem uma visão da vida baseada em princípios e conceitos infalíveis: os seus próprios princípios. Eles criaram teorias, regras e condutas que sempre levam a conclusões inquestionáveis. Julgam a tudo e a todos, com uma única execeção: eles mesmos.
Certamente estes JC (julgadores compulsivos) evitam ter espelhos em casa, se os tem, evitam olhar. Se olham, ainda assim não enxergam um reflexo. Enxergam a projeção de um ser perfeito que existe apenas em seus próprios delírios e taras. Os JC, nos casos mais graves, não caem na real nem quando eles próprios são vítimas de outros JCs.
Basta abrir a seção de cartas de um jornal, ou os comentários on-line das seções de notícias dos jornais na web. Lá estão eles! Seguros. Infalíveis. Sábios absolutos. Vários JCs unidos formam a "opinião pública".
Para os JCs, todos os políticos são iguais. Ladrões. Sejam aqueles que usam NOSSO dinheiro para pagar passagem para seus filhos irem para Miami. Sejam aqueles que nunca usaram sua cota de passagem - não há diferença, são todos iguais. Este é um exemplo de como pensa um JC. Na verdade, tenho a impressão que eles não pensam.
Quando se trata da coluna policial então, os JCs SEMPRE sabem quem são os culpados, até mesmo dos crimes mais intrincados e misteriosos. São possuidores de mentes super-dotadas, pois apenas lendo a notícia, já podem vaticinar quem são os culpados.
No esporte: o Ronaldo é gordo, o Ronaldinho Gaúcho é um ex-atleta, o Rubinho é um looser. Falam isso detrás de suas enormes panças alimentadas por uma vida sedentária e sem graça. E aí está achave. Na verdade, os JCs são um poço de inveja. Projetam ódio nas pessoas que possuem os atributos que lhes faltam.
Esta é a base triste e deprimente de seus julgamentos: seus próprios pensamentos sórdidos. Conseguem enxergar na notícias as motivações de um crime, por exemplo, porque sabem exatamente como o criminoso faria, como ele pensa - pois era assim que eles próprios fariam e pensariam. Isso me dá medo.
Não existe uma placa ou um crachá de identificação para um JC. A gente só se dá conta que está na frente de um quando já é tarde demais.


{Disponível aqui}

Nenhum comentário:

Postar um comentário