1 de nov. de 2009

BOTOX INTELECTUAL, JÁ! [Por Thedy Correa]

Tem coisas que me parecem estranhas, e uma delas é o CONSERVADORISMO dos internautas.
A internet é o meio mais MODERNO de comunicação. As ferramentas que ela dispõe estão sempre se atualizando - update prá todo lado. Mas o seu usuário - o internauta - é um cara extremamente CONSERVADOR.

Mudaram a interface do Facebook? Chiadeira geral! Isso é só um exemplo...
Fico impressionado com o medo que as pessoas tem de mudar, mesmo nas pequeníssimas coisas. Nem sei se é medo ou outra coisa qualquer. Aversão? Alergia à mudança? No dia-a-dia é mais comum que se veja esta dificuldade em lidar com mudanças. Em alguns casos é dificuldade de entendimento, em outros é a impossibilidade de lidar com muitas coisas que saem "do lugarzinho que a gente estava acostumado". Mas na internet, isso é mais incompreensível para mim.

Quando um artista muda o rumo de seu trabalho - muda o conceito, ou o estilo - é natural que os fãs, que foram "seduzidos" pelo estilo "antigo" fiquem apreensivos ou até rejeitem a mudança. Às vezes esta mudança percebida pelos fãs é tão sutil que nem o próprio artista percebeu...

Minha dúvida é onde este medo pode nos levar. Não se trata de trocar o velho pelo novo, simplesmente. Trata-se de deixar que o velho RESPIRE e se renove. Trata-se de permitir que a carga de renovação não tenha apenas o NOVO como fonte, e isso é um imenso paradoxo: não ser um velho conservador. Aliás, quanto mais escrevo VELHO  e NOVO aqui, mais estas palavras se esvaziam de sentido.

Não sou mais um garoto, mas minha cabeça está sempre pronta para a novidade. Não quero colocar botox e fazer de conta para os meus fãs de que o tempo passa mais vagarosamente para mim do que para eles. Não quero bancar o gurizão e começar a fazer show sem camisa pra mostrar minhas novas tatuagens e todo mundo ver como estou sarado. Prefiro o botox cultural. Prefiro a injeção de novidade que estimule minhas ideias e não meu sorriso - que no caso do botox facial deixa as pessoas com a cara do Coringa.

E quer saber? Acho que àqueles que fazem uso do botox intelectual nunca vão precisar do botox facial. Vamos fazer uma campanha pelo "espelho amigo", aquele que não deixa dúvidas de que se pode envelhecer sem perder a diginidade - eu disse, dignidade e não juventude. Não tenho jeito para Peter Pan.

Disponível em  http://www.clicrbs.com.br/blog/jsp/default.jsp?source=DYNAMIC,blog.BlogDataServer,getBlog&pg=1&template=3948.dwt&tipo=1&section=Blogs&p=1&coldir=2&blog=552&topo=3994.dwt&uf=1&local=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário