Ao dividir e compartilhar um problema com um terapeuta acontece o alívio da carga emocional e seu sofrimento.
Esse vínculo estabelecido tem poder curativo, pois é mais fácil superar muitas coisas mediante uma relação autêntica de respeito mútuo do que sozinho.
A psicoterapia faz o sujeito parar para refletir sobre a própria vida e quando fazemos isso permitimos muitas mudanças de orientação, sentido, rumo e aprofundamento de nossas experiências.
O psicoterapeuta vai ajudar a perceber as coisas sob outros ângulos, outros pontos de vista, que o paciente ainda não tinha visto antes e muitas vezes nem suspeitava ser possível.
Fazer terapia é descobrir a si mesmo, é entrar na mais profunda verdade de si, é conhecer melhor seus pais e todos aqueles que tiveram influência na sua vida.
É compreender muita coisa de si mesmo e dos outros ao seu redor. É entender comportamentos e mergulhar num universo até então misterioso que você nem dava conta que existia.
O terapeuta ajuda a entender, minimizar e resolver conflitos, medos, traumas, pânicos, depressão, estresse, tristeza, confusão, desespero, desesperança...
Muito é desembaralhado, quebra-cabeças são montados, mas para que tudo caminhe a pessoa precisa querer e estar aberta às mudanças.
Como dizia Freud, psicoterapia é a cura pela fala.
A psicoterapia deve proporcionar uma oportunidade para o paciente expressar emoções, reviver e revisar experiências passadas, percebendo as repetições no presente e encontrando novas formas de agir. Deve-se procurar o entendimento no que está acontecendo agora, traçar metas e buscar alternativas para modos problemáticos de pensar, agir e comportar-se.
A terapia deve proporcionar a oportunidade para novas aprendizagens por meio da exposição da situação, ideias, sentimentos e comportamentos que provocam ansiedade, fazendo com que o paciente supere seus medos e hesitações.
É indispensável o reconhecimento por parte do paciente, da necessidade de mudança e de um esforço pessoal para conseguir os resultados desejados.
A terapia busca os pensamentos racionais, a reflexão racional, para não cairmos nas armadilhas da nossa mente ou das nossas emoções.
Não adianta mudar o exterior. Se você não muda o seu pensamento a sua vida continua a mesma coisa.
[Fonte]
Nenhum comentário:
Postar um comentário