11 de ago. de 2013

Dê a volta por cima das rotinas da mente! [Osho]


Sentindo-se triste? 

Dance ou vá tomar uma ducha e veja a tristeza desaparecer de seu corpo. Sinta como a água que bate em você leva junto a tristeza, da mesma forma que leva embora o suor e a poeira de seu corpo.Coloque sua mente em uma situação tal que ela não seja capaz de funcionar de maneira habitual. Qualquer coisa serve. Afinal, todas as técnicas que foram desenvolvidas ao longo dos séculos não passam de tentativas para distrair a mente e demovê-la dos velhos padrões.Por exemplo, se você estiver se sentindo irritado, inspire e expire profundamente durante apenas dois minutos e veja o que acontece com a sua raiva.Ao respirar profundamente, você terá confundido sua mente, pois ela não é capaz de correlacionar as duas coisas. 

"Desde quando", a mente começa a se perguntar, "alguém respira profundamente quando está com raiva? O que está acontecendo?"
A dica é nunca se repetir. Caso contrário, se toda vez que se sentir triste você for para o chuveiro, a mente transformará isso num hábito. 

Após a terceira ou quarta vez, ela aprenderá: "Isso é algo permitido. 
Você está triste, então é por isso que está tomando uma ducha." 
Nesse caso, a ducha irá apenas transformar-se em parte de sua tristeza. Seja inovador, seja criativo! 
Continue confundindo a mente.Seu companheiro diz algo e você se sente irritado? Em vez de bater nele ou jogar alguma coisa em sua direção, mude o padrão do pensamento: dê-lhe um abraço e um beijo. Confunda-o também! 
De repente, você perceberá que a mente é um mecanismo e que ela se sente perdida com o que é novo...

Abra a janela e deixe novos ventos entrarem.


[Se quiser entender o que acontece com você ou tiver dificuldade em novas formas de distrair-se, procure um psicólogo! 
É a pessoa certa e capacitada para lhe ajudar.]

Nenhum comentário:

Postar um comentário