1 de ago. de 2008

Alexandre Garcia: 'Morte da moça inglesa nos faz pensar'

Uma tragédia como essa que aconteceu com a adolescente inglesa em Goiás pode acontecer em qualquer país, mas com a repercussão do crime, a relação entre britânicos e brasileiros, imigrantes brasileiros na Inglaterra pode ficar um pouco mais complicada.

O Brasil aparece no exterior em mais um caso de violência. Aliás, é quase assim todos os dias. Em cinco semanas em que eu estive fora do Brasil, a única notícia que vi, lendo todos os dias os jornais, foi a do padre balonista. Parece que eles sabem que em política tudo parece mudar, mas nada muda.

O caso da inglesa esquartejada nos faz pensar em nós mesmos. Teve a repercussão que teve por se tratar de uma inglesa? E se fosse uma brasileira? A resposta é bem atual.

No Rio de Janeiro, a polícia encontrou o corpo de um homem esquartejado numa caçamba de lixo na Zona Norte. A cabeça não foi encontrada. Pouca gente soube disso. No Canadá, um homem foi degolado dentro de um ônibus e o país está horrorizado.

Aqui, a valerem as estatísticas, houve no dia 31 de julho cerca de 127 homicídios. Foram assassinados ontem mais de cem brasileiros e brasileiras. Será que já nos acostumamos e não nos escandalizamos com a nossa tragédia nacional diária, que é a violência e a insegurança? A morte da moça inglesa nos faz pensar.


Encontre esta reportagem em:
http://bomdiabrasil.globo.com/Jornalismo/BDBR/0,,AA1686193-3685,00.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário