12 de jan. de 2013

Pessoas Irritantes: É Possível Não se Irritar?


Irritar as pessoas, de uma forma geral, não é uma coisa difícil. Mas existem pessoas que tem um talento enorme para fazer isso.
Todos nós temos um certo grau de suscetibilidade no que se refere a reagir diante de provocações.
Quanto mais frágeis são nossas convicções ou quanto mais valorizamos as opiniões alheias em detrimento das nossas, maior esse grau. Quanto maior o grau, maior a intensidade das nossas reações e mais rapidamente elas ocorrem.
São raras as pessoas que permanecem impassíveis diante de alguém com franco objetivo de desestabilizá-las e que sabe como fazer isso.  E há Irritantes que ultrapassam tanto os limites do bom senso que mesmo quem tem baixo grau de suscetibilidade pode acabar sendo afetado em alguns momentos.

Façamos uma pequena análise dos Comportamentos Irritantes:

1. Destacando as Falhas Alheias
Pessoas que se relacionam com as outras buscando seus defeitos e dificuldades para destacá-los e divulgá-los sempre que possível e de forma gratuita e sistemática, dificilmente vão deixar de nos irritar.
Quem age assim geralmente tem uma enorme insegurança, não acredita no próprio potencial e pensa que só diminuindo os outros vai conseguir aumentar seu próprio valor aos olhos alheios.
Ainda não percebeu que quando alguém é bom em alguma coisa é porque tem méritos, não é bom apenas porque o outro é pior.
E estes muitas vezes nem querem irritar ninguém, mas irritam da mesma forma...

2. Fazendo Afirmações Genéricas Falsas e Veementes
Isso numa discussão ou debate sobre qualquer tema funciona que é uma beleza como fator irritante.
Por mais que a gente perceba claramente que o que foi dito não faz o menor sentido não merecendo sequer ser refutado, haja paciência para não reagir e não esclarecer as coisas.
E esclarecer é pura perda de tempo já que no mais das vezes, o Irritante sabe que sua declaração é uma bobagem, ele apenas está tentando atingir seu objetivo.
Quem se manifesta desta forma com a intenção de irritar geralmente dá foco a questões que podem ferir sensibilidades, que mexem com nossos valores e com aquilo que acreditamos.
Ele ainda não aprendeu que este tipo de atitude pode até magoar os mais sensíveis e consequentemente aumentar sua coleção de inimizades, mesmo que o cenário seja uma simples conversa entre amigos.

3. Ofendendo sem motivo:
Ouvir alguém falar coisas ofensivas ditas de forma exagerada e em tom agressivo, seja sobre a gente ou sobre aqueles que gostamos ou admiramos e ainda assim tentar ficar impassível, é um dos maiores testes de tolerância com as bobagens humanas que conheço.
Para desestabilizar não tem coisa melhor já que, em se tratando do irritante, essas ofensas não tem fundamento algum, só servem para irritar mesmo.
E quem atua dessa forma nem sempre percebe que está perdendo a credibilidade. Inverdades Exageradas são ótimas para se conseguir isso.

4. Mas Como Não se Irritar?
Boa Pergunta! Muito Difícil. Sempre acho que tentar compreender as motivações das pessoas ajuda a desenvolver nossa paciência, tolerância e nossa capacidade de perdoar. Inclusive a nós mesmos.
Se a gente observar, o Irritante quer apenas chamar a atenção ainda que de uma forma equivocada. Alguns irritam de forma quase inconsciente, mas outros fazem isso de propósito.
Quem faz isso de propósito conhece a natureza humana, portanto sabe o que fazer e dizer para alcançar seu objetivo. Mas ainda desconhece infelizmente, o significado da palavra respeito, usando e abusando de ironias e deboches.
Então o segredo é simplesmente ignorar, por mais difícil que isso possa ser. Tudo que o irritante não quer é ser ignorado. Assim que ele perceber que ficou falando sozinho, a brincadeira perde a graça e acaba.
Pelo menos em relação a gente, já que provavelmente ele buscará outras vítimas. E fará isso até descobrir que existem maneiras bem melhores de conseguir a atenção que ele tanto deseja.
Agora, ignorar não é um método rápido algumas vezes. Porque nesso caso corremos o risco de irritar o Irritante e obviamente quem gosta de irritar detesta ser irritado. Afinal quem se alegraria em experimentar o próprio veneno?
E aí ele pode se empenhar ainda mais no sentido de nos tirar do sério, se for do tipo incansável. Mas se a gente conseguir se manter firme e tranquilo, até o incansável cansa e vai procurar alguém mais acessível.
Uma outra coisa que me parece importante é destacar que muitas vezes o Irritante não é agressivo nem mal-educado. Só age assim para alcançar sua meta. Tudo jogo de cena e se a gente não se cuidar pode acabar entrando no jogo e criando uma sintonia nada saudável.
No caso de inverdades, um pouco de senso de humor ajuda a evitar irritações. É só nos darmos conta que algumas afirmações são tão "sem noção", que chegam a ser até engraçadas.

5. Conclusão
De qualquer forma, sempre é bom ter em mente que defeitos todos temos e a vida se encarrega de nos trazer as lições que precisamos para rever nossas atitudes e redirecionar nossos rumos.
Essa percepção ajuda na convivência, inclusive com relação a pessoas que a gente reconhece como difíceis de se lidar. Até porque nem sempre nos damos conta que podemos ser também difíceis para alguém.
O fato é que tanto irritar como ficar irritado são duas atitudes que não trazem benefícios pra ninguém. E quanto antes a gente substituir essas bobagens por uma forma cordial e positiva de interagir com as pessoas, melhor pra todo mundo. O ambiente ao redor agradece.
Este texto é apenas a opinião de alguém que sabe muito bem como irritar as pessoas, mas que já abandonou há muito tempo esta prática depois de ter finalmente percebido que ela não faz o menor sentido, o que ficou claro pelos resultados adversos que teve como retorno.
Mas se porventura o leitor amigo for um tanto Irritante e ficar irritado com este texto, peço desculpas desde já. Como disse antes, não tenho mais a menor intenção de irritar ninguém, mas de vez em quando posso ter alguma recaída sem notar, já comprovei.
E agora é a sua vez: você também é irritante ou se deixa irritar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário