19 de fev. de 2011

Trechos do Filme: Uma Viagem Inesquecível

- Me lembra porque eu tô fazendo isso porque eu tô começando a esquecer!
- Oito anos atrás eu peguei uma cópia do livro Guinnes... Eu tava folhando e uma coisa chamou a minha atenção... E era a maior corrente feita de clipes de papel. Tinha mais de 13km de comprimento!!! 
- Tá, agora eu sei que você tá zoando a gente!
- Não! Eu juro por Deus que não! Sei que isso soa estúpido, mas era memorável!!!
- Que tal ser lembrado como um pai e uma mãe incrível? Quero dizer, por que algo tão fora de série faz alguém mais memorável?
- Não, você tem razão! Ser um pai incrível é uma forma melhor de ser lembrado! Eu posso quase te prometer, que vai chegar um dia em sua vida, que você vai simplesmente sumir do mapa e todo o ar dos seus pulmões vai acabar e você vai ficar paralisado...
Pode ser só mais um dia "comum", uma quarta-feira comum... (...)
A única coisa que importa na vida são as pessoas que ama, os abraços, os beijos de despedida...
As razões que nós nem sequer pensamos antes...
Esta viagem me lembra que eu ainda estou vivo e que eu tenho que aproveitar cada momento, cada instante, por mim mesmo e pelas pessoas que amava e que já se foram...


*


- Bem, isso explica o porquê da atração...
- São várias razões!
- Estou esperando...
- Bem... Você pode ser suave e até apaixonado na maioria das vezes, mas tem outras coisas também! Tipo: não ligar de comer arroz, frango frito e tortijas no café da manhã, almoço e jantar... Como adora sair do caminho e enveredar em estradas que não têm no mapa... Eu amo como você vê o mundo ao seu redor. Como vê bondade nas pessoas. Como não tem medo de tentar algo novo e estranho. Adoro como consegue dar uma bola fora e rir do que está te acontecendo sem se importar o quanto está apostando...
Me sinto segura quando estou perto de você!
Principalmente nos seus braços...
O que me assusta, na verdade, é que eu não te imagino fora da minha vida. 


*
- A arte de viajar é desviar do plano de alguém...


*


- Siga o que seu coração mandar...


*
- Dominar a arte de viajar não é conquistado com prática e talento.
Nenhuma faculdade vai te dar o diploma de bacharel por não levar nenhum tiro mochilando no leste da África... Ou evitando a vingança de Montesuma em seu caminho através do México... 
É um jeito de viver, desconhecido pela maioria! 
Quando se volta pra casa é quase impossível transmitir a sensação aos amigos num simples bate-papo... É mais que um sentimento! É o incitamento que sinto na noite de véspera de uma viagem! 
Na loucura que vem de uma passagem só de ida de uma passagem de trem para um lugar que eu nunca ouvi falar... 
São as pequenas coisas que frequentemente passam despercebidas... 


Antes eu pensava: como eu vim parar aqui? Por quê eu? E lembro de tudo o que já vi e fiz os amigos que conheci, os países que chamei de casa e todos os bichinhos que comi por acidente...
Pensando em tudo isso, eu me faria uma profunda pergunta: POR QUE NÃO EU? Por que eu seria imune às lições que a vida tem a oferecer? Acho que a vida tem totalmente a ver com você deixar os dias ruins te modificarem e o que você leva da experiência...
Talvez isso não seja o segredo da vida, mas funciona pra mim...


Eu queria poder dizer que isso me ocorreu num momento especial, em algum lugar no topo de uma montanha, mas infelizmente eu vislumbrei isso enquanto pagava rodadas de wisky, bebendo com pessoas que encontrei pelo caminho...
É engraçado como os momentos mais prolíficos da vida de um homem podem vir do lugar que ele menos espera e nas pequenas janelas do tempo, quando ele para de olhar por elas...


"Escale uma árvore para pegar um peixe"

Um comentário:

  1. Olá, Menina, acabei de ver o filme, e sinto-me renovada. Que bom haver pessoas fazendo filme que nos provoquem e nos entusiasmem cada vez mais. Um abraço!
    Mirian Cardoso
    Sombrio/SC

    ResponderExcluir