13 de jan. de 2012

Estratégia Nacional de Prevenção do Suicídio

No Brasil, embora a taxa de mortalidade por suicídios, de 4,5/100.00 habitantes, seja considerada baixa, existem Estados e Municípios que apresentam taxas duas vezes superiores à média nacional, como, por exemplo, o Estado do Rio Grande do Sul (9,8/100.000). Nesse Estado, em determinadas faixas etárias, as taxas chegam a 30,2/100.000. 

Com  objetivo de reduzir taxas de suicídios e tentativas e os danos associados com comportamentos suicidas, como o impacto traumático do suicídio na família, nas comunidades, nos locais de trabalho, nas escolas, outras instituições e na sociedade brasileira, a Coordenação de Saúde Mental apresenta a ESTRATÉGIA NACIONAL PARA PREVENÇÃO DO SUICÍDIO. 

Alguns passos já foram dados em direção à elaboração e implementação dessa Estratégia:

      - Criação de um grupo de trabalho composto por representantes de algumas secretarias do Ministério da Saúde, Universidades e organizações civis (Link: Portaria Nº 2.542/GM de 22 de dezembro de 2005). 

      - Publicação das Diretrizes Nacionais para Prevenção do Suicídio (Link: Portaria Nº 1.876/GM de 14 de agosto de 2006).

      - Criação da logomarca Amigos da Vida que identifica a Estratégia Nacional de Prevenção do Suicídio.

      - Realização do I Seminário Nacional de Prevenção do Suicídio, nos dias 17 e 18 de agosto de 2006, em Porto Alegre. Leia Mais 
      - Lançamento do Projeto ComViver no dia 30 de agosto de 2006, no Rio de Janeiro. Esse projeto oferece acompanhamento para parentes de pessoas que cometeram suicídio. Conheça mais sobre o projeto acessando www.projetocomviver.org.br 

      - Lançamento do Manual de Prevenção do Suicídio para Profissionais das Equipes de Saúde Mental  no dia 10 de outubro de 2006, em comemoração ao Dia Mundial da Saúde Mental.

      - Lançamento da Publicação -  Referências Bibliográficas Comentadas sobre Suicídio, Sobreviventes e Família.

      - Lançamento do DVD do I Seminário de Prevenção do Suicídio com todas as apresentações dos pesquisadores e gestores que participaram do evento.

Os próximos passos para implantação da Estratégia consistem na regulamentação das diretrizes, elaboração do Plano Nacional para Prevenção do Suicídio, formação de novas parcerias e na discussão desse tema no Plano Plurianual 2008-2011. As ações em curto prazo estão voltadas para identificação e construção de projetos pilotos em áreas estratégicas, contínua elaboração e publicação de material técnico e no intercâmbio e cooperação técnica com países da América Latina.
 Links importantes:
Publicações da Organização Mundial de Saúde para Prevenção do Suicídio:
ü      Agentes prisionais
ü      Atenção básica
ü      Médicos Clínicos Gerais
ü      Imprensa
ü      Profissionais do Ensino Médio e Fundamental
ü      Grupos de Sobreviventes
ü      Para profissionais de aconselhamento
ü      No ambiente de trabalho
            http://whqlibdoc.who.int/publications/2006/9241594381_eng.pdf



Nenhum comentário:

Postar um comentário