31 de mar. de 2012

É possível ser feliz sem companhia? [Maria Izabel]

Aprendi que posso superar qualquer sofrimento. Que minha força vem de um poder maior, mas que devo antes de tudo acreditar em minha capacidade de resistir. Basta apenas eu encarar a situação de frente, sem me sentir vítima. Acredito muito firmemente que são nossas crenças e nosso modo de agir que trazem até nós as situações de aprendizagem. Assim, quanto mais cedo aprendo a lição, mais cedo e sem dor ela termina.

28 de mar. de 2012

Outono: tempo de perdas e ganhos [Juliana Garcia]

Estação faz um convite à renovação da vida e ao amadurecimento
Se prestarmos mais atenção aos detalhes da natureza, perceberemos que cada estação do ano traz mensagens e convites específicos. No entanto, muitas vezes não conseguimos enxergar esses sinais porque insistimos em achar que não somos parte integrante do meio ambiente. Cada estação do ano nos convida a novas posturas e nos oferece uma série de aprendizados para a vida. O outono, é uma época especialmente recheada de significados que podem enriquecer nossas percepções. Esse período chega logo após o verão, aquela estação de tempo quente, aberto, de plena luz e em que nossos movimentos tendem para o mundo externo. Não é à toa que para chegar a uma estação intermediária precisamos das "águas de março", uma chuvinha persistente que vai resfriando o tempo aos poucos.
O outono é uma época de transição entre os extremos de temperatura verão-inverno. Qual é a principal imagem que lhe vem à mente quando pensa em outono? É bastante provável que a maioria das pessoas responda a essa pergunta lembrando da clássica imagem das árvores perdendo suas folhas. Mas você sabe por que acontece essa perda? Se as árvores não as deixassem ir, não sobreviveriam à próxima estação. As folhas se queimariam com o frio do inverno e, assim, os ciclos de respiração da árvore se findariam bruscamente, o que resultaria no fim da vida. A natureza nos mostra mais uma vez a beleza de sua sabedoria: é preciso entrega, é preciso deixar ir o que não serve mais, para proteger o que é mais importante."A natureza nos mostra mais uma vez a beleza de sua sabedoria: é preciso entrega, é preciso deixar ir o que não serve mais, para proteger o que é mais importante."
O que a princípio pode parecer uma perda é na verdade um ganho: ela ganha mais tempo de vida, e chega renovada às próximas estações.
Reflita a partir disso: o que você precisa deixar ir, do que você precisa abrir mão para seguir firme para os próximos ciclos, para continuar a crescer? O outono é também estação de amadurecimento dos frutos. É o tempo de deixar ir inclusive os resultados de nossos esforços, para que novas forças possam gestar outros futuros projetos.
Durante essa época é válido observar quais elementos em você precisam ser sacrificados para que o mais sagrado para sua vida seja preservado ou resgatado. Pense na palavra sacrifício a partir de sua etimologia: é um sagrado ofício, um trabalho, uma ação que possui um caráter sagrado, para além do superficial, que transcende o banal, que tem um significado maior.

Abra-se ao nascer de um novo tempo

No outono, é importante questionar se o medo e a dúvida estão impedindo seus ideais maiores de serem realizados. Reflita se alguns comportamentos repetitivos lhe afastam do seu real potencial criativo. Talvez seja chegado o momento de tomar consciência e assumir uma atitude de compromisso consigo, desapegando-se daquilo que não lhe serve mais, daquilo que esteja impedindo seus passos rumo às próximas estações de seu crescimento.
Não é simples, nem fácil, mas também não é impossível. Como tudo na natureza, nossos processos de mudança carecem de tempo para se instalarem. Tempo para ir amadurecendo, até que seja o momento da colheita. Passo a passo, reflita sobre os pesos desnecessários que podem estar atrasando seu caminhar, vá se desapegando e deixando ir.
Lembro agora as palavras de Tom Jobim: "São as águas de março fechando o verão, é promessa de vida no meu coração". Mesmo que as águas pareçam dar fim ao melhor da festa do verão, na verdade, elas estão nos mostrando que a vida segue e novas estações virão! Acredite: observando a natureza podemos concluir que depois da noite sempre vem o dia. Acredite que vale a pena se libertar para deixar nascer um novo tempo.

O abridor de latas [Millôr Fernandes]

Pela primeira vez no Brasil um conto escrito inteiramente em câmera lenta.

Quando esta história se inicia já se passaram quinhentos anos, tal a lentidão com que ela é narrada. Estão sentadas à beira de uma estrada três tartarugas jovens, com 800 anos cada uma, uma tartaruga velha com 1.200 anos, e uma tartaruga bem pequenininha ainda, com apenas 85 anos. As cinco tartarugas estão sentadas, dizia eu. E dizia-o muito bem pois elas estão sentadas mesmo. Vinte e oito anos depois do começo desta história a tartaruga mais velha abriu a boca e disse:
- Que tal se fizéssemos alguma coisa para quebrar a monotonia dessa vida?
- Formidável - disse a tartaruguinha mais nova, 12 anos depois - vamos fazer um pique-nique?
Vinte e cinco anos depois as tartarugas se decidiram a realizar o pique-nique. Quarenta anos depois, tendo comprado algumas dezenas de latas de sardinha e várias dúzias de refrigerante, elas partiram. Oitenta anos depois chegaram a um lugar mais ou menos aconselhável para um pique-nique.
- Ah - disse a tartaruguinha, 8 anos depois - excelente local este!
Sete anos depois todas as tartarugas tinham concordado. Quinze anos se passaram e, rapidamente elas tinham arrumado tudo para o convescote. Mas, súbito, três anos depois, elas perceberam que faltava o abridor de latas para as sardinhas.
Discutiram e, ao fim de vinte anos, chegaram à conclusão de que a tartaruga menor devia ir buscar o abridor de latas.
- Está bem - concordou a tartaruguinha, três anos depois - mas só vou se vocês prometerem que não tocam em nada enquanto eu não voltar.
Dois anos depois as tartarugas concordaram imediatamente que não tocariam em nada, nem no pão nem nos doces. E a tartaruguinha partiu.
Passaram-se cinqüenta anos e a tartaruga não apareceu. As outras continuavam esperando. Mais 17 anos e nada. Mais 8 anos e nada ainda. Afinal uma das tartaruguinhas murmurou:
- Ela está demorando muito. Vamos comer alguma coisa enquanto ela não vem?
As outras concordaram, rapidamente, dois anos depois. E esperaram mais 17 anos. Aí outra tartaruga disse:
- Já estou com muita fome. Vamos comer só um pedacinho de doce que ela nem notará.
As outras tartarugas hesitaram um pouco mas, 15 anos depois, acharam que deviam esperar pela outra. E se passou mais um século nessa espera. Afinal a tartaruga mais velha não pôde mesmo e disse:
- Ora, vamos comer mesmo só uns docinhos enquanto ela não vem.
Como um raio as tartarugas caíram sobre os doces seis meses depois. E justamente quando iam morder o doce ouviram um barulho no mato por detrás delas e a tartaruguinha mais jovem apareceu:
- Ah, murmurou ela - eu sabia, eu sabia que vocês não cumpririam o prometido e por isso fiquei escondida atrás da árvore. Agora não vou buscar mais o abridor, pronto!
Fim (30 anos depois)
MORAL: APRESSADO NÃO COME NEM CRU.

25 de mar. de 2012

Ir embora para mim nunca foi problema...

É meu fluxo natural, sou água corrente.
Agora estou do seu lado, quando você perceber, já fui...
E você nunca vai saber o porquê.
Na verdade, nem tem um porquê, só preciso dar continuidade à correnteza, para não morrer afogada, talvez.
Aí chega você, tentando me botar num copo e guardar para beber quando tiver sede.
Isso nunca vai funcionar, já aviso você.
Me quer no copo, vai ter.
Mas como tempestade, 
nunca água parada...

Dica do Dia #191

O maior medo no mundo é das opiniões dos outros.
No momento em que não têm medo da multidão
você não é mais uma ovelha, você se torna um leão.
Um grande rugido surge em seu coração, o rugido de liberdade.
~ OSHO ~ 

Ah, a criança sagitariana...

O calendário não importa, eles nunca crescerão. 
Eles o cumprimentam com o coração de forma entusiasmada. 
Seu pequeno Sagitário cumprimentará você e precisará ser amado por seu modo transparente de ser. 
Quando as pessoas não lhes devolverem a saudação, eles são desapontados. 
O sagitariano é contente e brincalhão. 
Até os mais pequenos precisam estar em companhia.  Ele precisa da segurança do cheiro humano e dos sons. Não lhe dando isto, ele se tornará um adulto sarcástico. 
Eles sempre são jovens e informais. Sempre com a honestidade antes de tudo. Eles refinaram esta arte e a esperarão de você na mesma medida. 
Sua autoridade é um jogo de justiça para as crianças deste signo. Ela lhe prestará atenção se achar uma razão lógica atrás de sua ordem. Seu comando será examinado, se não for deste modo, estará em frente de você com toda sua honestidade e suas tentativas de persuasão. Você tem que ser forte quando tiver certeza que a razão está do seu lado. Mas quando você está enganado, você tem que admitir que cometeu um engano, ganhando, deste modo, o respeito e confiança se seu pequeno Sagitário. 
A curiosidade do sagitariano nunca termina. O dia começa com uma pergunta e termina quando ela vai dormir com uma pergunta nos lábios. Considerando que ela aprende a articular os "Porquês" para o vocabulário dela, não suportam a hipocrisia dos adultos; os desaponta. 
Eles cheiram a mentira a quilômetros. Quando eles forem adolescentes, não trazem as regras baseadas em convenções sociais, e sim, em seu bem-estar. 
Eles têm voz ativa e respostas lógicas à sua insistência quando você tentar lhes impor barreiras sociais. 
A necessidade de serem fortes e livres os levará a pensar que eles também estão livre das laços familiares. Se os criticam e não os aceitam como são, eles realmente irão embora. 
A cura para esta injustiça, é que quando pequeno você lhe ensine a respeitar seu senso da honra e tolerância. Ele espera que o romance comece cedo. Lhes ensine economia. Elas gastam o dinheiro facilmente como se o bolso estivesse furado. 
Eles têm que aprender que quando eles gastam sua mesada, tem que aguardar o próximo mês. 
Ambos os sexos desfrutarão a escola. As facetas múltiplas deles e sua grande curiosidade os farão aprender. Para eles a coisa mais inovadora é a educação, e isto os torna, digamos, estudantes felizes. 
Se eles tiverem um professor intolerante, eles poderão abandonar a escola. 
Eles nunca enganarão. Eles estarão muito interessados em religião. 
Alguns serão feitos padres ou freiras, rabinos, ministros ou missionários em um país estrangeiro. 
Quando eles crescem, eles questionarão dogmas e talvez até mudem de religião. 
Eles têm que ter alguma causa por que lutar, e lutando é que eles desenvolvem a sua força. 
Será uma criança independente e honesta. Ela precisa de espaço, sentir a erva úmida em seus pés, as estrelas como telhado, a chuva na face e os sonhos brotarem pelo calor do sol
São muito inteligentes. E, no futuro, lá estará ela cumprimentando-o com um grande sorriso e o coração na mão. 
Obviamente você também a cumprimentará com toda sua felicidade e confiança.

24 de mar. de 2012

Dica do Dia #190

Plante uma palavra de amor profundo na vida de uma pessoa.
Cultive-a com um sorriso e uma oração, e veja o que acontece.
Sementes de paz são plantadas e camadas de solo magoado são removidas.
Nunca subestime o poder de uma semente.

É possível ser feliz sem companhia? [Maria Izabel]

Aprendi que solidão é a falta que sentimos de nós mesmos. Não adianta estar cercada de gente e continuar se sentindo mal, triste, sentindo "falta" de um companheiro. Procurei me enriquecer de coisas boas, me tornar uma pessoa interessante, fazer novos amigos, aprender o que eu queria, viajar, ler e até descobri um talento: escrever. Assim, minha felicidade está dentro de mim. Gosto da companhia dos amigos, de homens interessantes, mas não dependo disso para viver. Posso estar bem acompanhada ou sozinha, mas sempre procuro encontrar vantagens nas duas coisas. Aprendi que ter alguém, como um namorado, um marido, não é necessariamente sinônino de felicidade. Já estive em várias situações (só e acompanhada) e sei que estar bem consigo mesma é o que importa.

23 de mar. de 2012

Responsabilidade

Aceite sua vida com vontade,
aceite obstáculos como parte da condição humana.
O que você quer dizer por 'Aceite sua vida com vontade'?
Navegue as ondas altas e também as baixas,
não se preocupe com perdas ou ganhos.
Isso é 'Aceitar sua vida com vontade'.
O que você quer dizer com 'Aceite obstáculos como parte da condição humana'?
Obstáculos são parte do seu aprendizado.
Sem obstáculos, como poderia haver vida?
Renda-se com vontade;
então, a você poderá ser confiado cuidar de todas as coisas.
Ame o mundo como a si mesmo;
então você poderá, verdadeiramente, cuidar de todas as coisas.

“Ansiosos colocam o problema na frente do prazer”

Autora da recém-lançada obra Mentes Ansiosas, a psiquiatra Ana Betriz Barbosa conta como controlar a ansiedade na vida e no trabalho
Internet Reprodução
Sempre pensar que nada vai dar certo
é uma característica do ansioso,
segundo a psiquiatra Ana Beatriz Barbosa

Você acorda quase todos os dias com a sensação de que algo ruim irá acontecer? Também sempre está com uma constante sensação de tensão, esperando a todo o momento o pior dos mundos? Se a resposta for sim, há grandes chances de que a sua ansiedade esteja ultrapassando os limites. E chegar a esse nível pode significar que em algum momento você começará a se prejudicar no trabalho e na vida – se já não estiver se prejudicando. “As personalidades mais pré-dispostas a serem mais ansiosas são as perfeccionistas e controladoras”, afimou a psiquiatra Ana Beatriz Barbosa, autora do livro Mentes Ansiosas - Medo e a ansiedade além dos limites pela Fontanar, um selo da editora Objetiva.
A psiquiatra conta que tonturas, diarreias, insônia e alergias podem ser indícios de que a pessoa está ultrapassando os limites da ansiedade, o que pode levar até a um transtorno do pânico. Além disso, a ansiedade além dos limites passa a sensação de constante tensão. “O ansioso coloca o problema na frente do prazer”, disse a psiquiatra na entrevista concedida a Época NEGÓCIOS.

Em seu livro, a senhora cita que o medo e a ansiedade são como arroz feijão. Por qual motivo eles andam tão juntos?
O medo e a ansiedade são a mesma coisa para o organismo. Qualquer ser humano tem a reação do medo, que é programado para a nossa sobrevivência para enfrentar dificuldades. Quando essa reação surgiu, ela era ligada a uma sobrevivência material, no sentido de caçar e comer. Hoje, nós temos essa mesma reação, mas com um estilo de vida totalmente diferente. Nos dias atuais temos uma reação frente a um perigo, como medo de cachorro e de lugar fechado, por exemplo. Quando se tem ansiedade é a mesma sensação, a diferença é que o indivíduo não consegue identificar o que traz esse medo. Isso provoca no organismo uma reação de perigo, a pressão aumenta, assim como os batimentos cardíacos e a frequência respiratória. O corpo nos prepara para essa reação de ansiedade porque identifica que é a mesma sensação do medo.
Medo: "Sentimento de grande inquietação ante a noção de um perigo real ou imaginário"
Ansiedade: "Sensação de receio e de apreensão, sem causa evidente"
*Trecho do livro Mentes Ansiosas - Medo e a ansiedade além dos limites

Mas se fugimos do centro urbano para ir ao campo, isso faz com que fiquemos menos ansiosos, não?
Sim, mas é diferente. Porque você está indo para lá para descansar e se desconectar totalmente do trabalho e não para desenvolver alguma atividade. E não precisa ir ao campo ou à praia para isso. Em qualquer lugar que você esteja, que consiga te tirar desse turbilhão de coisas, vai fazer com que você descanse. É por isso que as pessoas precisam sair de férias todos os anos. Dividir as férias em duas fases seria importante, porque quando você tira o mês inteiro, você desconecta completamente e depois demora a voltar à rotina corporativa. Muitos que tiram um mês de descanso adoecem, porque fizeram uma esticada muito grande. Na verdade, o melhor ainda seria dividir as férias em quatro, ou seja, tirar uma semana a cada três meses.

A forte ansiedade pode levar ao transtorno do pânico. Como não chegar a isso?
É preciso cuidar do corpo. E não é só fazendo exercícios. Beber muita água é importante. O excesso de adrenalina só sai do corpo pela urina. Beber muita água significa que a pessoa está diluindo a substância no organismo e depois eliminando.

É necessário seguir algum tipo de dieta?
A cafeína deve ser evitada. Também é bom evitar ficar muitas horas sem comer e nesse intervalo ingerir doces. Fissura por doces é sinal de que a pessoa está com o estresse elevado. Ganhar peso também é um indício. Mas é um aumento de peso diferente, ele se acumula apenas na cintura abdominal, a pessoa ganha barriga.

E o sono?
A insônia é outro sinal, o sono picado é muito típico de alto nível de ansiedade. Sonhar que perdeu a hora, prazos ou arquivos do trabalho também indicam que você pode estar mais ansioso que o normal. Pessoas que ficam muito irritadas, mesmo que não manifestem também são perigosas para si mesmas. E uma constatação interessante é quando a pessoa começa a fazer solilóquio, que é um diálogo interno. A pessoa começa a ficar chata, a reclamar do trânsito, da vida, do trabalho, de tudo e de todos. Quem ouve muito pessoas assim não se pode deixar contagiar. É preciso ficar atento.

Como o profissional pode trabalhar a ansiedade no dia a dia?
Essa qualidade precisa vir das empresas. Uma referência importante é o Google. Existe uma flexibilidade de horário que eles trouxeram para o ambiente corporativo. Há locais para relaxar, e isso é fundamental. O trabalhador gasta quase dois terços da sua vida no trabalho, contando o horário de locomoção, então ele precisa de um ambiente agradável. No Google, hora do almoço é hora do almoço. Eles te “obrigam” a dar uma volta e sair um pouco do ambiente corporativo.


E se a empresa não oferece essa qualidade, o que fazer?

Nesses casos o funcionário precisa utilizar técnicas para não entrar na sintonia da ansiedade. Perceba: quais são os sinais que minha personalidade me dá para dizer que estou ansioso? Cada um vai ter um sinal. Pode ser enxaqueca, tontura, diarréia e outros. Quando estou mais ansioso ou sobrecarregado, como os meus pensamentos reagem? É preciso se autoavaliar diariamente. Também é importante priorizar as atividades e não fazer dez coisas ao mesmo tempo. Não adianta acelerar, porque isso não resolve, não é sinônimo de produtividade.
O Steve Jobs foi extremamente ansioso. Ele foi para a Índia meditar e voltou ainda mais ansioso. Pessoas assim se dão bem, mas antes precisam cair.

E se o funcionário sofre muita pressão do chefe?

Um chefe pode reclamar de tudo, mas não de um resultado satisfatório. Como você vai fazer o seu trabalho não importa. Se ele quer controlar a forma como as atividades são feitas, ele é controlador e um mau chefe. Não se pode deixar entrar na ansiedade dele. É preciso ser produtivo, sem ser pilhado. É preciso desarmar e não rebater. Se você entra na ansiedade do seu chefe, perde a produtividade e nesse momento ele vai falar “tá vendo, eu não falei?”.

Os ansiosos também têm dificuldades em aceitar críticas?
Antes de receber a crítica, ele já fica com taquicardia. O ansioso precisa entender que se alguém o chama para fazer críticas, é porque essa pessoa aposta em você. Ele precisa aprender a ouvir, aliás, essa é uma medicação fundamental. O ansioso sempre está precipitado em querer dar a solução, mas nem sempre está preparado para ouvir.

Há um lado positivo da ansiedade?
Os ansiosos são as pessoas que dão o “start” para as coisas. São aqueles que anteveem as coisas, já têm um plano A, B e C. Desde que ele não faça isso uma coisa de vida ou morte, isso é muito interessante. Porque são pessoas que costumam se preparar para as intempéries da vida. Mas ele precisa saber que mesmo que ele tenha dez hipóteses, a vida um dia vai exigir a 11ª e ele vai ter que aceitar. Ele precisa entender que haverá situações em que ele não saberá o que fazer. Lembro apenas que esses exemplos se encaixam em pessoas ansiosas que não estão a ponto de adoecer. São pessoas que sabem administrar a ansiedade e admitem que precisam seguir algumas regras, senão extrapolam.

A senhora tem exemplos de pessoas famosas e ansiosas que fizeram sucesso?
O Steve Jobs foi extremamente ansioso. Ele foi para a Índia meditar e voltou ainda mais ansioso. Criou uma empresa e por querer fazer valer suas ideias, foi posto para fora da própria companhia. Foi quando ele aprendeu e entendeu que deveria fazer com que as pessoas acreditassem na sua ideia. Pessoas assim se dão bem, mas antes precisam cair. Toda vez que vi ansiosos caírem e terem a humildade de saber que as coisas não são como eles querem, os vi tendo sucesso.

A senhora diz que uma dose de medo é importante, seria uma forma de proteção quando atravessamos a rua, somos assaltados, etc. É uma forma de nos mantermos vivos. Qual é o limite para a ansiedade no trabalho? A senhora pode citar exemplos? Você pode ter tonturas, o coração dispara. Ou você tem uma diarreia. Pode ter pressão alta, insônia, dores de cabeça e musculares. Cada organismo reage de um jeito e sinaliza que o corpo não está harmônico. São dores e reações que a pessoa nunca teve e passou a ter. Quando a pessoa procura um tratamento, esse corpo já transbordou.

Como saber se sou uma pessoa muito ansiosa?

Personalidades mais pré-dispostas a serem ansiosas são perfeccionistas e controladoras. São aqueles que estão sempre revisando um trabalho e exigindo muito de si e de todos. Essas pessoas, além de adoecerem, podem adoecer os colegas. Para você saber qual o seu nível de estresse no trabalho, além das dores no corpo, é preciso perceber se você está sempre com uma sensação de tensão. É a sensação de que toda hora vai acontecer algo que vai te prender ou que algo negativo poderá te afetar. O ansioso pensa “não vai dar certo”, “será que vai ser bom?”. O ansioso coloca o problema na frente do prazer.

De acordo com o seu livro, um dado que contraria o senso comum é o fato de que o pânico ocorre com igual frequência nos grandes centros urbanos e nas regiões agrícolas. A vida agitada nas cidades então não influencia de nenhuma maneira o pânico e a ansiedade?
É errado imaginar que o centro urbano é o culpado por esse aumento da ansiedade. Na área rural também há muitos estressados. Nunca houve tantos conflitos na área agrícola, com pessoas sendo ameaçadas de morte, por exemplo. A produção agrícola passou a ser commodity, tem a preocupação com as pragas, mudanças climáticas e greves. Também é um ambiente de estresse para as pessoas. Mas é preciso lembrar que precisamos de uma dose de ansiedade. Caso contrário, nem levantamos da cama, porque não estaremos ansiosos para realizar nada. 


[Fonte]

Dica do Dia #189

Plante amor onde estiver.
Assim você encontrará a paz, 
serás feliz e levará felicidade a todos aqueles que se aproximarem de você.
~ Chico Xavier ~

22 de mar. de 2012

Obesidade pode fazer tanto mal ao cérebro tanto quanto ao coração

Estudo mostrou que pessoas gordas chegam à velhice com mais perdas cognitivas

SEOUL — Aqueles que chegam à meia-idade acima do peso não estão pondo apenas a saúde do seu coração em risco: eles também têm mais probabilidade de experimentar o declínio cognitivo, constatou um estudo sul-coreano. O resultado leva a concluir que a prevenção da obesidade pode ser tão importante para impedir o declínio cognitivo e a demência quanto para evitar doenças cardíacas. O trabalho foi publicado na revista “Age and Ageing”.
A pesquisa da Universidade Nacional da Coréia do Sul foi realizada de 2005 a 2009 e teve duração de cinco anos. Ao longo do trabalho, o índice de massa corporal e as cinturas dos voluntários foram medidos anualmente. Eles também responderam a um teste simples, com 30 questões, para avaliar seu estado mental. Dentre os 250 pessoas participantes, com idades entre 60 e 70 anos, aqueles com excesso de gordura corporal tiveram pior desempenho no exame, que focava nas funções aritmética, de memória e de orientação.
Os autores salientaram que não sabem se as pessoas que participaram do estudo desenvolveram demência após seu término, mas lembram que trabalhos anteriores mostraram que fatores de risco para doenças cardíacas, como pressão arterial e colesterol altos, também eram fatores de risco para demência.
— Nossas descobertas têm importantes implicações para a saúde pública. A prevenção da obesidade, particularmente, a da obesidade central (em que a gordura se acumula na linha da cintura), poderia ser importante para evitar o declínio cognitivo ou da demência — diz Dae Hyun Yoon, o principal autor do estudo.
— Sempre ouvimos dizer que um índice de massa corporal alto era ruim para o coração, mas esta pesquisa sugere que ele também pode ser maléfico para a cabeça — disse um porta-voz da Sociedade Britânica para Alzheimer à BBC, que também noticiou a descoberta.
 
[Fonte]

 

Dica do Dia #188

Se não tivesse passado por estas experiências, não seria a pessoa que sou hoje. 
É aquela história: "ou aprendemos pelo amor ou pela dor". 
Como a dor é mais urgente, nos força a buscar a cura rapidamente. 
Então sou grata por todas as minhas vivências.

Não aguenta mais a solidão? [Ceci Akamatsu]

"Se permitir ficar só, 
sem estar na expectativa ou 
na busca de um parceiro, 
não significa desistir da vida afetiva 
ou se condenar à solidão,
apesar de nossos sentimentos muitas vezes 
interpretarem dessa maneira."
Expectativa para encontrar um par pode dificultar vida amorosa
Você algum dia já se perguntou por que não consegue manter um relacionamento como as outras pessoas? Se questionou por que seus namoros não vingam ou se queixou da solidão? É impressionante como há tantas pessoas sós, buscando se relacionar, porém, sem sucesso. Mas se existe esse grande número de pessoas na mesma situação, seria lógico que uma encontrasse a outra, formando casais felizes. Mas por que isso não acontece? Por que não encontramos essas pessoas ou quando o encontro acontece, a relação não vai para frente?
Geralmente buscamos essa resposta com um sentimento de tristeza e pesar, o que por si só já traz um clima desagradável para a situação. É preciso sempre estar consciente de que a energia que a situação toma é aquela que colocamos e alimentamos. Esse peso muitas vezes fica tão intenso que nos cega ou nos afasta ainda mais do que pode efetivamente nos ajudar a melhorar, pois entramos em um círculo vicioso de pensamentos e sentimentos. Buscar as respostas, mas de forma superficial, apenas aumenta nossa ansiedade e angústia. Não adianta ficarmos presos ao que acontece apenas, sem perceber tudo que dentro de nós nos leva a vivenciar tal situação.

Só consigo ser feliz com um par

Um exemplo do que pode estar causando essas frustrações afetivas é a crença de que nascemos e só podemos ser felizes se tivermos um par. Isso é algo que costuma ser muito arraigado nas pessoas, e, por isso, temos muita resistência em nos desapegar desse tipo de pensamento. Nos meus atendimentos, percebo que muita gente fica brava ou revoltada quando indico que é justamente isso que precisa ser trabalhado.
Querer ter um parceiro é natural, mas não significa acreditar que só poderemos ser felizes se dividirmos nossa vida com alguém. Quando vivemos essa crença devemos estar bastante cientes da escolha que estamos fazendo e, portanto, arcar com essas consequências, tais como:
  • sentimento de vazio e de falta quando estamos sós
  • angústia
  • baixa autoestima
  • dependência de ter alguém para nos sentir bem, entre outros
Uma vez que enfrentamos o medo de ficarmos sós, nos permitimos viver de outra maneira, diminuímos o peso que nós mesmos criamos, e ainda que estar sozinho continue sendo desagradável, fica mais fácil encarar e vivenciar essa experiência.
Podemos comparar a solteirice à uma criança que tem medo do escuro e precisa enfrentar a escuridão. Caso não encare seus temores, ela sempre estará submetida a esse medo e sua vida será de alguma forma determinada por ele. Portanto, somente enfrentando o medo da solidão e nos permitindo vivenciá-la sem resistência poderemos fazer com que essa energia pare de ditar negativamente nossa vida afetiva. De início pode parecer que vamos ficar sem chão, mas esse é o primeiro passo para realmente alcançarmos um chão firme e sólido, que nenhuma situação ou pessoa lá fora pode nos tirar.

21 de mar. de 2012

Dica do Dia #187

Tenha sempre bons pensamentos, porque os seus pensamentos se transformam em suas palavras.
Tenha sempre boas palavras porque as suas palavras se transformam em suas ações.
Tenha boas ações porque as suas ações se transformam em hábitos.
Tenha bons hábitos porque seus hábitos se transformam em valores.
Tenha bons valores porque seus valores se transformam no seu proprio destino!!!
  ~ Mahatma Ghandi ~

Mulheres Apaixonadas [IVAN MARTINS]


Elas correm riscos que os homens não correm

O final do filme se aproxima. A mocinha, meio cega de emoção e lágrimas, acelera o carro para salvar o homem que ama. Enquanto ela voa em zig-zag pelas ruas, fura faróis e ameaça pedestres, me ocorre no escuro do cinema uma frase pronta: ela guia como uma mulher apaixonada. Além de ser uma descrição justa da cena, talvez haja nessa ideia uma verdade mais geral - mulheres apaixonadas, não só nos filmes, fazem coisas perigosamente impensadas.
Conheci uma mulher que rompeu um casamento na França e foi viver em Nova York com um cara que ela só conhecia pela internet. Conheci uma moça grávida que se apaixonou por um moço mais jovem e trocou de marido no meio da gravidez. Conheci uma mulher recém-casada que inventava viagens de trabalho para passar uns dias com uma paixão inacabada. São muitas histórias e elas todas se parecem num ponto: mulheres apaixonadas correm riscos e fazem coisas que os homens, boa parte das vezes, não têm coragem ou disposição de fazer.
Claro, há homens românticos que saltam para a vida sem para-quedas, mas a mim parece que as mulheres são a maioria nesse pelotão, e vão mais fundo. Enquanto o homem, cautelosamente, tenta manter o pé em duas vidas e pondera sentimentos e reações alheios, as mulheres se atiram. Para fora de casa, para a rodoviária, para o desconhecido. Avançam em direção à miragem que paira na outra ponta da corda, muitos metros acima do abismo. Querem a felicidade.
As heroínas de filmes e romances sempre dão lições de coragem aos homens. Alguém se lembra de “Pecados íntimos”, com Kate Winslet? Na última cena do filme ela espera pelo amante com quem vai fugir e deixar tudo para trás. Ele não aparece. É mais ou menos o desfecho enfrentado no século XIX por Emma Bovary, a adúltera do romance de Gustave Flaubert. Outro dia revi o filme “1984”, baseado em um dos meus romances favoritos, escrito por George Orwell. La está Julia, a jovem que se rebela contra o totalitarismo por meio do sexo e do amor, e arrasta seu amante com ela. Todas essas personagens são almas mais livres que seus parceiros – e se inspiram em comportamentos femininos reais.
De onde vem esse romantismo terminal das mulheres? Eu não sei, mas ele está lá, desde que elas são meninas. Talvez seja apenas um traço cultural – quando todas as formas de realização públicas eram proibidas, o amor, a busca da felicidade íntima, era o que restava. Mas o mundo (ao menos a nossa parte do mundo), não é mais assim. As mulheres podem se dedicar ao trabalho, ao poder, ao dinheiro. Não precisam mais casar ou ser mães. Podem viver sozinhas se assim quiserem, voltadas 100% ao aprimoramento do espírito ou dos glúteos. Mesmo assim, o romantismo não desaparece. A necessidade de amar e ser amada (intensamente) continua. Aos 20, aos 30, aos 40, aos 50, aos 60 anos...
Um evolucionista poderia dizer que nos genes femininos está escrita a urgência de encontrar o parceiro perfeito para a procriação, por isso as mulheres conferem prioridade absoluta ao amor e seu termômetro mais evidente, à paixão. Mas isso não explica as mulheres que trocam procriadores competentes e responsáveis por outros homens (frequentemente sem essas qualidades), que pareçam mais interessados nelas. A sobrevivência da espécie não requer isso, mas a sanidade das mulheres talvez exija.
Minha impressão é que todos precisamos de ilusões.
As ilusões dos homens parecem estar ligadas ao sexo. Se formos capazes de seduzir, de conquistar, de transar, então estaremos satisfeitos. Claro, há um universo de sentimentos que não estarão atendidos, mas o impulso masculino parece ser na direção de resolver a vida pelo desejo, realizar-se pela satisfação constante no sexo. Não acontece, mas a quimera nos move adiante. Com as mulheres a ilusão é afetiva. O grande amor, o grande romance, a paixão redentora. A vida parece se resumir a isso. Assim como a sedução permanente dos homens, a fantasia romanesca das mulheres raramente se materializa – mas isso não a torna menos universal ou importante.
Qualquer que seja a origem do arrebatamento feminino, os homens não sabem lidar com ele. As emoções exacerbadas das mulheres nos assustam e, secretamente, nos envergonham. Temos inveja dessa intensidade de sentimentos. As piadas constantes que fazemos sobre “a loucura” das mulheres revelam algo do nosso constrangimento. Nós, que vira e mexe nem sabemos o que estamos sentindo, somos forçados a lidar com gente apaixonada que nos olha nos olhos e exige respostas.
Claro, há mulheres realmente perdidas, malucas, criaturas incapazes de diferenciar os seus desejos da realidade. Todo homem adulto já topou com uma dessas. Ama e não percebe que não é amada. Quer e não percebe que não é querida. Às vezes, não aceita que acabou aquilo que mal havia começado, e faz cena – em vez de fazer as unhas e partir para outra.
Mas o comportamento das mulheres transtornadas não justifica a cautela masculina. O sujeito que se atira ao sexo e não encontra sentimentos encena um clichê triste. Ele tem algo a aprender com a capacidade das mulheres de se entregar e correr riscos. Não precisa pegar um carro de madrugada e sair voando para provar que ama – mas não deveria deixar sua heroína esperando sozinha, na chuva, por um amante que não tem certeza do que sente e não consegue decidir o que quer.

20 de mar. de 2012

Dica do Dia #186

 
No auge do inverno, finalmente percebi que 
dentro de mim havia um verão invencível.

~ Albert Camus ~

19 de mar. de 2012

Jon Bon Jovi - Santa Fe




Dizem que nenhum homem é uma ilha
E coisas boas vêm àqueles que esperam
Mas as coisas estão aqui e ali
Apenas para me lembrar
Que cada um terá seu dia

Os espíritos, eles me intoxicam
Observo-os infiltrarem-se em minha alma
Eles tentam dizer que é tarde demais para mim
Diga aos meus pistoleiros que estou voltando para casa

Juro que vou viver para sempre
Diga ao meu criador que Ele pode esperar
Estou cavalgando para algum lugar ao sul do Céu
Voltando para Santa Fé
É dia de julgamento em Santa Fé

Uma vez me prometeram absolvição
Há somente uma solução para os meus pecados
Você tem de encarar seus fantasmas
E saber sem nenhuma ilusão
Que somente um de vocês vai para casa de novo

E eu culpo este mundo
Por tornar mau um homem bom
É este mundo que pode deixar
louco um homem bom
E é este mundo
Que transforma um assassino em um herói
Bem, eu culpo este mundo
Por tornar mau um homem bom

Agora não vou entrar no Céu
Se o demônio fizer o que quiser
Juro que vou viver para sempre
Voltando a Santa Fé
Tenho dívidas a pagar em Santa Fé
É dia de julgamento em Santa Fé

Solo

Assim guardo uma prece
Para quando precisar dela ao máximo
Para o Pai, Filho
e o Espírito Santo
E a assino, "de um pecador
sem nome"

Quando eu encontrar meu criador
Será que ele fechará o livro
Dos corações que quebrei
e vidas que tirei?
Será que ele irá embora
Pois será tarde demais
para salvar minha alma?

Agora não vou entrar no Céu
Se o demônio fizer o que quiser
Juro que vou viver para sempre
Voltando para Santa Fé
Tenho dívidas a pagar em Santa Fé
É dia de julgamento em Santa Fé

Escuta [Elenita Rodrigues]

Quantas e quantas vezes a gente não erra pelo excesso? Quantas e quantas vezes nossa vontade de acertar é tão grande que é justo ela que nos faz errar mais? E a gente cuida demais, protege demais, oferece mais do que deveria (e poderia)... tantas vezes...

Tudo errado. Só podemos trilhar o nosso próprio caminho. Não devemos (nem se amarmos MUITO) desrespeitar o espaço e TENTAR DAR OS PASSOS que só competem ao outro. O problema do outro continua sendo do outro, por mais que você o ame. E não faz parte da sua missão "resolver".

É difícil não intervir... eu sei. Quando a gente ama muito é incrivelmente difícil, não pensar, propor, elocubrar soluções mirabolantes, mas...



"O viajante sentia-se solitário ao sair de uma missa. De repente, foi abordado por um amigo: — Preciso muito falar com você — ele disse. O viajante viu naquele encontro um sinal, e ficou tão entusiasmado que começou a conversar sobre tudo que considerava importante. Falou das bênçãos de Deus, de amor, disse que o amigo era um sinal de seu anjo — pois sentia-se solitário minutos atrás, e agora tinha companhia. O outro escutou tudo em silêncio, agradeceu e foi embora. Em vez de alegria, o viajante sentiu-se mais solitário que nunca. Mais tarde se deu conta — no seu entusiasmo, não tinha dado atenção ao pedido daquele amigo: falar.
O viajante olhou o chão, e viu suas palavras jogadas na calçada — porque o universo estava querendo outra coisa naquela hora."



Às vezes por mais que você queira ajudar, o universo pede uma coisa diferente. E você fica com aquela sensação de que fez/falou/decidiu tudo errado... exatamente porque não era seu o papel de fazer/falar/decidir.

Ensinamento básico dado a qualquer iniciante no I-Ching: Nunca se deve desprezar a possibilidade de conter os estados de ânimo do seu próprio coração, de acordo com as circunstâncias é preciso saber se conter. É preciso saber se conter...

É tentar aprender.


[Copiei daqui]

Dica do Dia #185

Existem manhãs em que abrimos a janela e temos a impressão 
de que o dia nos está esperando.

~ Charles Baudelaire ~

18 de mar. de 2012

SOL EM SAGITÁRIO, ASCENDENTE EM AQUÁRIO – O ASTRONAUTA

De acordo com seu horário de nascimento, Geniana, seu signo ascendente é Aquário, que se combina ao Sol em Sagitário, se traduzindo numa personalidade extremamente humanitária, que tem grande fé no lado bom das pessoas e se conecta à busca de um sentido para a vida. Ainda que eventualmente você peque por ingenuidade e por uma crença exagerada em coisas fantasiosas, é justamente esta sua fé em coisas que os outros acham "absurdas" que lhe torna uma pessoa tão exótica e fascinante. Você não vende seus sonhos e ideais por nada, e os outros admiram esta certeza absoluta que move seu espírito.

Aquário no ascendente dá uma qualidade amigável, que respeita a individualidade alheia, mas plenamente consciente da própria individualidade. Sagitário ascendente tem muita fé em si mesmo ou numa força maior. Esta combinação se traduz num notável poder de comunicação, Geniana, que você usa conscientemente para transmitir uma mensagem. Há algo de "missionário" na combinação de Aquário com Sagitário. É muito provável que você venha a escrever muito, ou palestrar. O gosto por literatura é notável também. Muitas viagens (físicas e mentais) são outra marca registrada.

A dura realidade da vida lhe choca. Precisa aprender a lidar melhor com ela, a compreender que existe sombra onde existe luz. Não adianta dar as costas ao lado mais "escuro" da vida. É possível que a vida lhe apresente a muita gente sofredora, a fim de que você transmita um pouco de luz a elas, e aprenda a perceber que a vida não é só festa.

Você tem um lado altamente filosófico, quase religioso, que pode e deve cultivar. O desafio aqui é aprender a aplica-lo na realidade prática, que você acha cansativa e grosseira. Por você, a vida seria vivida com o máximo de relaxamento, e não deixa de ser interessante perceber o quanto você tem um lado "sortudo" - que chega a irritar gente que acredita que você não sofre, o que não é verdade. Você sofre, mas tem uma fé tão grande que tudo faz sentido, que consegue extrair a lição do sofrimento, enquanto os outros ficam simplesmente se queixando. Você não tem mais "sorte" do que os outros: você cria um campo de oportunidades com seu próprio pensamento - e é isso que sua alma veio ensinar os outros a fazer!

17 de mar. de 2012

Dica do Dia #184

Eu sei que vou. Insisto na caminhada. 
O que não dá é pra ficar parado. 
Se amanhã o que eu sonhei não for bem aquilo, 
eu tiro um arco-íris da cartola. 
 E refaço. Colo. Pinto e bordo. Porque a força de dentro é maior. 

~ Caio Fernando Abreu ~

15 de mar. de 2012

14 de mar. de 2012

Os amigos [Fabrício Carpinejar]

Os amigos são para toda a vida, ainda que não estejam conosco a vida inteira. 
Amizade não é dependência, submissão. 
Não se tem amigos
para concordar na íntegra, mas para revisar os rascunhos e duvidar da letra. 
É independência, é respeito. 
O que é mais importante: a proximidade física ou afetiva? 
Assim como há os amigos imaginários da infância, há os amigos invisíveis da maturidade. 
Aqueles que não estão perto, podem estar dentro. 
Amigo é o que fica depois da ressaca. 
É glicose no sangue. 
A serenidade.

Dica do Dia #181

Enquanto me desejam a fossa, o buraco, o inferno... 
Eu desejo que todos que torcem contra mim 
encontrem a paz de espírito que eu encontrei.  
É impossível amar a todas as pessoas, m
as é totalmente digno que você as respeite.

13 de mar. de 2012

Obras de arte ganham vida com 'antigos resíduos'

Não é de hoje que resíduos inutilizados dão origem a novas peças e criações curiosas. Muitos tipos de obras de arte só existem graças a esses objetos que, em teoria, seriam rapidamente descartados. Ao contrário do que muita gente pensa, o lixo pode ser reaproveitado, sim, e ainda surpreender qualquer um, como nas obras de arte abaixo.


Arco de bicicletas

Um incrível arco gigante foi construído na entrada de um estacionamento de bicicletas. E ele se relaciona com o local, já que foi construído com base em partes de bicicletas quebradas. Todas as “magrelas” danificadas foram recolhidas de organizações sem fins lucrativos que armazenam bicicletas para crianças carentes. A ideia foi dos designers Mark Grieve e Ilana Spector, que levaram todas as bikes para reciclagem após desmontarem a estrutura temporária.
Arco de bicicletas vira uma das obras de arte com materiais reutilizados (Foto: Green Diary)
   
Cachorro de brinquedo

Toda criança acaba sempre quebrando algum brinquedo, que vai para o lixo. O escultor britânico Robert Bradford recolhe tudo, estejam as peças  quebradas, velhas ou inutilizadas. Com elas, monta diversos animais incríveis, principalmente cachorros, que são parte de seu projeto chamado “Recycled Toy Sculptures”.
Cachorro feito de brinquedos faz parte de coleção de obras de arte de artista (Foto: Green Diary)

Mosaicos

Estas são obras de arte que não poderiam faltar na lista. A artista Sandhi Schimmel encontrou uma forma incrível de dar um fim decente a toda a papelada que recebemos diariamente na rua, seja panfletos, formulários, comprovantes, cupons fiscais e outros. Inspirada na pop art, ela cria retratos, muitas vezes de pessoas famosas, e ainda ajuda o meio ambiente.
Mosaicos viram obra de arte utilizando mosaicos como matéria-prima (Foto: Green Diary)


Boneco de neve reciclado

O boneco não é realmente feito de neve, mas os materiais utilizados nele mantêm sua forma tradicional, sem falar que não derrete! O projeto foi desenvolvido pelas próprias crianças de uma creche no Canadá a partir da técnica do reaproveitamento. Foram utilizados embalagens plásticas, recipientes e caixas vazias de suco. De forma criativa e divertida elas puderam aprender sobre a importância de reutilizar o lixo.
Simpático boneco de neve foi feito por crianças de uma creche do Canadá (Foto: Green Diary)
 
 
Pessoas de lixo

O artista HA Schult criou a incrível e perturbadora exposição que tem mil homens feitos de lixo. As estátuas se parecem muito com pessoas reais e são todas feitas com peças de computador, plástico e alumínio. É considerada uma das maiores exposições de arte reciclada do mundo.
Exposição de obras de arte na forma de mil homens feitos com material reutilizado

(Foto: Green Diary)

Dica do Dia #180


Para ser alguém melhor do que você é, 
primeiro você precisa decidir quem você quer ser
e depois pensar, 
sentir 
e AGIR 
de acordo com o seu querer.

Não vou dizer que a vida é fácil

Nem todo amor te levará ao céu, mas todo amor te ensinará algo.
Nem todo sorriso lhe será sincero, mas todo sorriso lhe confortará em noites de tormentas.
Nem toda esperança será a última a morrer, mas toda esperança lhe fará seguir adiante.
Nem toda a fé será inabalável, mas toda fé lhe fará invencível.
Nem toda amizade será eterna, mas toda amizade te livrará da solidão.
Nem todo romance será de contos de fadas, mas todo o romance lhe deixará sem ar.
Nem toda mentira será de má intenção, mas toda mentira lhe salvará da dor.
Nem toda pergunta se terá uma resposta, mas toda pergunta te apontará uma busca.
Nem todo fim se acabará com um adeus, mas todo fim te fará começar novamente.
Nem todo bem vencerá o mal, mas todo bem lhe fará valorizar o que é bom.
Nem todo o sonho se tornará real, mas todo sonho te fará acreditar no amanhã,
Nem todo o esforço será reconhecido, mas todo esforço te mostrará seu verdadeiro valor.
Nem todo o tempo curará as feridas, mas todo tempo te ensinará a viver!!!
[Re Tomizaki]

Supere-se!

Fugir não adianta quando se tem muita coisa para fazer, 
fechar os olhos não fará as coisas desaparecerem, 
usar máscaras não mudará o que é por dentro, 
mentir não o tornará real, 
encara quando se é jogado pedras é difícil, 
continuar quando lhe fecham as portas, 
sorrir em meio a tanta tristeza, 
ter fé quando se encontra perdido, 
acreditar naquilo que não se pode ver, 
esperar por uma coisa incerta, 
amar mesmo não sendo correspondido, 
ajudar aquele que te empurrou, 
dizer sim mesmo que a vida tenha lhe dado só nãos, 
ajudar sem ser reconhecido, 
chorar pela dor do outro, 
compartilhar do pouco que tem, 
viver pela felicidade de outro alguém. 
Continuar é difícil e enganar a si mesmo de nada adianta, 
obstáculos estão ai para nos mostrar o quanto é grande nossa fé, 
seja nos outros ou em nós mesmos 
e quando tudo parecer sem sentido, 
quando você achar que não conseguirá, 
verás que já estás do outro lado.

12 de mar. de 2012

Apaziguando fantasmas

O sono mastiga e deglute memórias – um processo de elaboração no qual o sonho é um mecanismo para sublimação de traumas
por Sidarta Ribeiro

É do rabino Menachem Schneerson (1902-1994) a constatação de que, se não fosse o sono, não haveria amanhã e a vida se resumiria a um hoje contínuo. Se a pausa periódica na vivência da realidade externa dá unidade ao passar do tempo, também opera transformações notáveis na realidade interna. A cada noite o sono mastiga e deglute as memórias novas, esquecendo algumas e transformando outras em memórias maduras, distribuídas pelo cérebro e articuladas a outras memórias mais antigas ainda, rebanhos de pensamentos em constante evolução.

O embate entre esquecimento e incorporação de uma nova memória depende da relação entre sua utilidade e o custo de carregá-la. Memórias derivadas de vivências aversivas são inscritas na circuitaria neuronal mais profundamente do que memórias de baixo teor emocional. Quando uma memória se refere a uma situação realmente perigosa ou indesejável, pode ser útil carregá-la mesmo à custa de sustos na vigília e pesadelos ocasionais. Mas quando a memória não se refere a nada relevante, melhor mesmo é esquecer. Quantas coisas à primeira vista desagradáveis não se transformam, com o tempo, em palatáveis e até desejáveis?

Um experimento realizado por Matthew Walker e colaboradores da Universidade da Califórnia em Berkeley demonstrou há poucos meses que o sono de movimento rápido dos olhos, durante o qual sonhamos, facilita a atenuação da resposta a estímulos aversivos. Esse papel já havia sido previsto em hipótese, pois o sono frequentemente está alterado nos distúrbios psiquiátricos do humor. O novo estudo utilizou a ressonância magnética functional para medir a atividade da amígdala, uma estrutura cerebral envolvida na valoração de experiências aversivas, durante a apresentação de imagens desagradáveis. Duas sessões de imageamento foram realizadas, antes e depois de um período de sono monitorado eletroencefalograficamente. Os resultados apontaram uma diminuição das respostas da amígdala após o sono, com uma queda correspondente na reação comportamental às imagens aversivas. Além disso, o sono promoveu um aumento da conectividade functional entre a amígdala e o cortex pré-frontal ventromedial. Outro achado importante do estudo é a correspondência íntima entre tais efeitos e a queda da atividade de alta frequência (>30Hz) no cortex pré-frontal durante o sono de movimento rápido dos olhos. Essa atividade serve como marcador eletrofisiológico de transmissão adrenérgica. Em tese, isso pode contribuir paradiminuir a hiper-reatividade da amígdala a estímulos aversivos, causando uma habituação da resposta comportamental ao estresse.

Os resultados podem ter implicações para o tratamento da síndrome do estresse pós-traumático, em que o sono é invadido por pesadelos recorrentes a respeito de perigos que já não existem na realidade. Se uma das várias funções do sono é apaziguar os fantasmas do passado, talvez o sonho seja mesmo a arena mais adequada para sublimar o trauma.
[Fonte]

 

9 de mar. de 2012

Dica do Dia #179


 Escute o que diz a sua alma, 
leve a vida com um pouco mais de calma,

deixe que o instinto mais puro te mostre o caminho. 

Quem tem fé sabe que não está sozinho!

MULHER INDEPENDENTE (Martha Medeiros)

Estava autografando meu livro na Feira quando uma senhora alta, elegante, já bem madura, chegou sorridente pra mim e disse: “Acho-te uma mulher fenomenal”. Eu, toda sorrisos, tomei o livro que ela tinha em mãos e me preparei para escrever uma dedicatória bem carinhosa. Ela então complementou: “Mas eu não queria ser casada contigo: tu és muito independente!”.

Concluí a dedicatória, agradeci a gentil presença dela, enquanto que meu coração começou a bater de forma mais lenta. “O que estou sentindo?”, perguntei a mim mesma, em silêncio. Tristeza, respondi a mim mesma, em silêncio, enquanto a próxima pessoa da fila se aproximava.

Em que eu seria mais independente do que qualquer outra mulher? Quase todas as que conheço trabalham, ganham seu próprio sustento, defendem suas opiniões e votam em seus próprios candidatos. Algumas não gostam de ir ao cinema sozinhas, já eu não me importo. Poucas moraram sozinhas antes de casar, eu morei. Quase nenhuma, que eu lembre, viajou sozinha, eu já. E nisso consta toda minha independência, o que não me parece suficiente para assustar ninguém.

Fico imaginando que essa tal “mulher independente”, aos olhos dos outros, pareça ser uma pessoa que nunca precise de ninguém, que nunca peça apoio, que jamais chore, que não tenha dúvidas, que não valorize um cafuné. Enfim, um bloco de cimento.

Quando eu comecei a ter idade pra sonhar com independência, passei a ler afoitamente os livros de Marina Colasanti – foram eles que me ensinaram a importância de abrir mão de tutelas e a se colocar na vida com uma postura própria, autônoma, mas nem por isso menos amorosa e sensível. Independência nada mais é do que ter poder de escolha. Conceder-se a liberdade de ir e vir, atendendo suas necessidades e vontades próprias, mas sem dispensar a magia de se viver um grande amor. Independência não é sinônimo de solidão. É sinônimo de honestidade: estou onde quero, com quem quero, porque quero.

Sobre a questão da independência afugentar os homens, Marina Colasanti brincava: “Se isso for verdade, então ficarão longe de nós os competitivos, os que sonham com mulheres submissas, os que não são muito seguros de si. Que ótima triagem”.

Infelizmente, a ameaça que aquela senhora acredita que as independentes representam não é um pensamento arcaico: no aqui e agora ainda há quem acredite que ser um bibelô (ou fazer-se de) tem lá suas vantagens. Eu não vejo quais. Acredito que a independência feminina é estimulante, alegre, desafiadora, vital; enfim, uma qualidade que promove movimentação e avanço à sociedade como um todo e aos familiares e amigos em particular. “Eu preciso de você” talvez seja uma frase que os homens estejam escutando pouco de nós, e isso talvez lhes esteja fazendo falta. Por outro lado, nunca o “eu amo você” foi pronunciado com tanta verdade.

8 de mar. de 2012

Crônica Mulherão [Martha Medeiros]

Peça para um homem descrever um mulherão. Ele imediatamente vai falar do tamanho dos seios,na medida da cintura,no volume dos lábios,nas pernas,bumbum e cor dos olhos.Ou vai dizer que mulherão tem que ser loira,1,80m,siliconada,sorriso colgate.Mulherões,dentro deste conceito,não existem muitas:Vera Fischer,Leticia Spiller,Malu Mader,Adriane Galisteu,Lumas e Brunas.Agora pergunte para uma mulher o que ela considera um mulherão e você vai descobrir que tem uma a cada esquina.

Mulherão é aquela que pega dois ônibus por dia para ir ao trabalho e mais dois para voltar,e quando chega em casa encontra um tanque lotado de roupa e uma família morta de fome.Mulherão é aquela que vai de madrugada para a fila garantir matricula na escola e aquela aposentada que passa horas em pé na fila do banco para buscar uma pensão de 100 Reais.

Mulherão é a empresária que administra dezenas de funcionários de segunda a sexta, e uma família todos os dias da semana.Mulherão é quem volta do supermercado segurando várias sacolas depois de ter pesquisado preços e feito malabarismo com o orçamento.Mulherão é aquela que se depila, que passa cremes, que se maquia, que faz dieta,que malha,que usa salto alto, meia-calça,ajeita o cabelo e se perfuma,mesmo sem nenhum convite para ser capa de revista.Mulherão é quem leva os filhos na escola,busca os filhos na escola,leva os filhos para a natação,busca os filhos na natação,leva os filhos para a cama,conta histórias,dá um beijo e apaga a luz.Mulherão é aquela mãe de adolescente que não dorme enquanto ele não chega, e que de manhã bem cedo já está de pé, esquentando o leite.

Mulherão é quem leciona em troca de um salário mínimo,é quem faz serviços voluntários,é quem colhe uva,é quem opera pacientes,é quem lava roupa pra fora,é quem bota a mesa,cozinha o feijão e à tarde trabalha atrás de um balcão.Mulherão é quem cria filhos sozinha, quem dá expediente de oito horas e enfrenta menopausa,TPM,menstruação.Mulherão é quem arruma os armários, coloca flores nos vasos,fecha a cortina para o sol não desbotar os móveis, mantém a geladeira cheia e os cinzeiros vazios.Mulherão é quem sabe onde cada coisa está, o que cada filho sente e qual o melhor remédio pra azia.

LUMAS, BRUNAS, CARLAS, LUANAS E SHEILAS: Mulheres nota dez no quisito lindas de morrer, mas MULHERÃO É QUEM MATA UM LEÃO POR DIA.

Parabéns a todas Mulheres!

O AMOR NÃO EXISTE SEM CIÚME [Umberto Eco]

Se o ciúme nasce do intenso amor, quem não sente ciúmes pela amada não é amante, ou ama de coração ligeiro, de modo que se sabe de amantes os quais, temendo que o seu amor se atenue, o alimentam procurando a todo o custo razões de ciúme.

Portanto o ciumento (que porém quer ou queria a amada casta e fiel) não quer nem pode pensá-la senão como digna de ciúme, e portanto culpada de traição, atiçando assim no sofrimento presente o prazer do amor ausente. Até porque pensar em nós que possuímos a amada longe - bem sabendo que não é verdade - não nos pode tornar tão vico o pensamento dela, do seu calor, dos seus rubores, do seu perfume, como o pensar que desses mesmos dons esteja afinal a gozar um Outro: enquanto da nossa ausência estamos seguros, da presença daquele inimigo estamos, se não certos, pelo menos não necessariamente inseguros. O contacto amoroso, que o ciumento imagina, é o único modo em que pode representar-se com verosimilhança um conúbio de outrem que, se não indubitável, é pelo menos possível, enquanto o seu próprio é impossível.

Assim o ciumento não é capaz, nem tem vontade, de imaginar o oposto do que teme, aliás só pode obter o prazer ampliando a sua própria dor, e sofrer pelo ampliado prazer de que se sabe excluído. Os prazeres do amor são males que se fazem desejar, onde coincidem a doçura e o martírio, e o amor é involuntária insânia, paraíso infernal e inferno celeste - em resumo, concórdia de ambicionados contrários, riso doloroso e friável diamante.

[in 'A Ilha do Dia Antes']