Pesquisa avaliou crianças até os 10 anos de idade - Amamentados por longo período, os meninos tendem a ter melhor desempenho nos estudos
O leite materno emagrece a mãe, cria vínculos afetivos e parece que seus benefícios vão além. Uma pesquisa australiana indicou que amamentação por seis meses ou mais está associada ao melhor desempenho em habilidades acadêmicas, mas apenas no caso dos meninos.A curiosidade de somente meninos apresentarem a melhora ainda é uma incógnita para a autora do estudo, Wendy Oddy, professora associada de nutrição da University of Western Australia. “Achamos que os meninos tendem a ser mais vulneráveis ao stress, Os hormônios femininos podem ter um efeito protetor”, esclarece a pesquisadora.
Cerca de 1.038 bebês tiveram seus desempenhos testados desde a idade escolar. Os pesquisadores usaram exames padronizados de matemática, leitura e redação. A análise foi baseada em fatores como a idade da mãe, nível de instrução, estado civil e renda familiar. E quanto mais longo o período de amamentação o desempenho da criança na escola apresenta melhora significativa.
“Esse novo estudo publicado na edição de janeiro da revista Pediatrics, aponta mais um ponto positivo para a amamentação, ela está diretamente relacionada com a saúde da criança, mais especificamente com o desenvolvimento cerebral”, enfatiza a fonoaudióloga, tutora do Portal Educação, Carolina Cysne.
[Fonte]
Nenhum comentário:
Postar um comentário