O objetivo era descobrir como a morte afeta o trabalho e a vida dos cuidadores
A maioria tem receio em falar a palavra morte. Uns acreditam que pode atrair para a vida, outros apenas preferem evitar, porque se lembram da ausência de uma pessoa querida. Entretanto, saber lidar com a morte reforça o sentido da vida. O resultado foi apresentado em pesquisa canadense da Universidade de Calgary.Foram entrevistas os profissionais da saúde que estão diretamente ligados à morte quase rotineira em suas vidas. O objetivo era descobrir como a morte dos pacientes afeta o trabalho e a vida pessoal dos atendentes e cuidadores.
“Os participantes relataram que o seu trabalho constitui uma oportunidade única para eles próprios descobrirem o sentido da vida por meio dos ensinamentos de seus pacientes, e uma oportunidade para incorporar esses ensinamentos em suas próprias vidas”, relatou Shane Sinclair, responsável pela pesquisa.
Para os profissionais da saúde, estar perto das pessoas que vão a óbito permite compreender o significado da vida, com capacidade de lidar com a própria mortalidade. Eles descreveram ainda, tirar lições de vida com os episódios que acontecem todos os dias.
“Presenciar o sofrimento de pessoas no enfrentamento de doenças e diante da morte, nos leva a refletir sobre o verdadeiro sentido da vida, repensar valores e atitudes frente às situações e às pessoas”, explica a psicóloga, tutora do Portal Educação, Denise Marcon. Segundo a tutora, a pesquisa é muito interessante, pois “mostra o que podemos melhorar em nossas vidas ao lidar com o sofrimento das outras pessoas”, diz Marcon.
[Fonte]
Nenhum comentário:
Postar um comentário