16 de set. de 2010

Ousadia possibilita Melhores Resultados [Bruno Krug]








Sabemos que grande parte das empresas cobra, de suas lideranças e seus colaboradores, uma postura de maior iniciativa e ousadia. Mas, por outro lado, ousar dentro de uma organização é arriscar-se.
Mesmo com um discurso que estimula os colaboradores a serem ousados e autoconfiantes, na prática costuma-se negar e repreender atitudes diferenciadas, principalmente se elas não deram os melhores resultados, o que, inevitavelmente, vai gerar o medo de arriscar outras ações que poderiam gerar muitos benefícios e lucros.
O que não podemos esquecer é que não há crescimento sem riscos. Todas ações inovadoras são um risco, pois em termos empresariais não podemos ter certeza de nada, a não ser que haverá mudanças e impostos.
Entretanto, somente as empresas que souberem ousar e agir com maior velocidade é que terão maiores possibilidades de êxito em seus negócios. Claro que bom senso, planejamento e organização são fundamentais, mas para crescer, evoluir e obtermos melhores resultados, sempre iremos necessitar de ações mais ousadas.
"A capacidade de correr riscos e de empreender faz parte do perfil dos melhores empresários e dos grandes líderes."
Na verdade, apenas as pessoas mais autoconfiantes serão ousadas no trabalho e terão maior destaque no que fazem. Se a empresa souber contratar bem, e se possibilitar um ambiente que estimule e aceite a iniciativa e a ousadia, as chances de sucesso serão muito maiores. Por isso os gestores devem estimular esse comportamento em suas empresas.
Um bom caminho para estimular algumas idéias e ações mais inovadoras é criar um ambiente e local onde as pessoas possam apresentar suas idéias, bem como, manifestar suas opiniões e defender seus pontos de vista.
É bom que a direção facilite o processo e que não desestimule ou prejudique aqueles que pensam diferente, que critiquem algo ou que apresentem alguma idéia meio absurda. O importante é ajudar os profissionais manifestarem suas idéias no ambiente adequado e no momento adequado.
Se conseguirem provar que algo está errado ou que podia ser melhor, então simplesmente aceite, parabenize e agradeça.
Aproveite também a oportunidade para ajudá-los a implantar as novas idéias, estimulando a iniciativa de forma de forma prática e inteligente.

Como ter e promover mais iniciativa e ousadia na sua empresa?
Estimule a si mesmo e a sua equipe a vivenciar uma nova postura, quebrando algumas rotinas e assumindo atitudes de riscos razoáveis. Pequenas iniciativas de poucos riscos não irão comprometer grandes perdas. 
Pouco a pouco vá assumindo riscos maiores, e criando iniciativas mais ousadas. Arrisque-se saindo de sua zona de conforto. 
Aventure-se a conhecer e falar com novas pessoas ou com aqueles que têm idéias diferentes das suas. Experimente fazer coisas diferentes, busque novos conhecimentos, idéias e caminhos. 
Com certeza, em pouco tempo você verá a si mesmo e a sua empresa, atingindo um patamar de maior destaque e com resultados muito mais expressivos e lucrativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário