25 de ago. de 2010

Psicologia da URI realiza Semana Acadêmica

**Abertura da VII Semana Acadêmica do Curso de Psicologia da URI Campus de Erechim: Mesa de Abertura: Acadêmica Geniana Zinkiewicz (Presidente do DAPSI - Diretório Acadêmico do Curso de Psicologia), Professora Jacqueline Raquel Bianchi Enricone (Coordenadora do Curso de Psicologia), Professora Simone Krhal (Professora responsável pela Comissão Organizadora da Semana Acadêmica), Acadêmica Daniele (Membro da Comissão Organizadora da Semana Acadêmica), Professor Luiz Mário Silveira Spinelli (Diretor Geral da URI - Fazendo seu último discurso em semanas acadêmicas... Em breve assumirá a Reitoria da Universidade)**

 
                      As psicopatologias contemporâneas. Este é o tema que está em debate na VII Semana Acadêmica do Curso de Psicologia da URI-Campus de Erechim, que encerra nesta sexta-feira, 27, no Auditório da Universidade.
      No primeiro dia do evento, na quarta-feira, 25, a Coordenadora do Curso, professora Jacqueline Enricone, justificou a escolha do tema desta Semana Acadêmica: “Os meios de comunicação nos bombardeiam com pesquisas científicas e índices estatísticos das formas de adoecimento mais comuns do nosso tempo. Pesquisas discorrem sobre as doenças da pós-modernidade e uma avalanche de informações com vários tipos de tratamentos. Isso nos motivou a promover esta temática durante a Semana”.
      Agradeceu a todos os envolvidos com o Evento e, especialmente, a direção do campus, na pessoa do Diretor Geral, professor Luis Mario Silveira Spinelli, que assume como Reitor da URI na próxima terça-feira, dia 31: “Foi muito bom contar com seu apoio. O senhor sempre demonstrou competência e sensibilidade para as necessidades do Curso de Psicologia, bem como capacidade de escuta e auxílio em diferentes situações”.
      O professor Luiz Mario, por sua vez, fez um agradecimento especial a todos os coordenadores dos 27 cursos do Campus. “O Curso de Psicologia é a demonstração concreta da qualidade que praticamos na URI-Campus de Erechim. Não vejo uma universidade sem o Curso de Psicologia, e o nosso já tem gerado profissionais que estão atuando no nossa sociedade”, enalteceu Spinelli.

      O conferencista do primeiro dia da Semana de Psicologia da URI, professor Carlos Marcírio Naumann Machado, do Instituto Contemporâneo de Psicanálise e Transdisciplinaridade, de Porto Alegre, afirmou que o mundo mudou e que as psicopatologias também. “A doença do século é a depressão, provocada, principalmente, pela pressão social do consumismo. O nosso cérebro, de forma inconsciente, possui o chamado “ideal do ego” que força a cumprir determinadas tarefas impostas pela sociedade, sendo que o não cumprimento destes ideais podem levar à depressão”, salientou o professor.
      Revelou, ainda, uma outra preocupação com a juventude. “As novas gerações têm muita dificuldade para pensar e contribuem para a formação da chamada “patologia do vazio”, ocasionada pelas mudanças familiares contemporâneas que obrigam o jovem, entre outras coisas, a sair de casa muito cedo”.

[Fonte]

Nenhum comentário:

Postar um comentário