10 de ago. de 2010

Será o 11/08/2010 meu último dia do estudante?



11 de agosto! 
Mais um dia do estudante! 


Esse dia tem um significado tão especial para mim, que resolvi aproveitar esse espaço aqui no blog para falar um pouquinho sobre ele... Que desafio! Vamos ver no que vai dar, já que não sou muito boa nisso! Me acompanha?

Estou com 24 anos, 18 deles estudando, e toda vez que preencho um formulário em que pede minha profissão, ainda penso no que colocar... Sou ESTUDANTE!, mas coloco isso?
É estranho ter "estudante", mesmo que universitária, como "profissão". Por quê? Bom, culturalmente não seria considerado profissão, assim como "dona de casa" não seria, por não ter a "carteira assinada", por não ter um salário lá no final do mês... Já trabalhei com outras coisas, já tive meu salário, mas ESTUDANTE sempre foi a minha PROFISSÃO... Não consigo abrir crediário, não consigo cartão de crédito, não posso isso, não posso aquilo... Mas tenho meia entrada no cinema! hehehe
Quantas vezes você que é "" estudante se sente constrangido, de certa forma, por dizer que "só estuda"? Como se a "Vida de estudante" fosse boa, confortável, monótona, tranquila, sem exigências... O sonho de "vida boa" de qualquer um...
Doce ilusão!
Bom se assim fosse, não é mesmo?!
Quem estuda em turno integral ou faz algum curso que exige uma dedicação maior, assim como a Psicologia exige ou como o mestrado exige de seus acadêmicos (sei que têm outros cursos, esses são apenas exemplos), sabe do que estou falando...
Quantas vezes a gente "se quebra" estudando, lendo, lendo, lendo, lendo (sim, é tanto assim), escrevendo, corrigindo, relendo, acrescentando, deletando, para dar conta dos prazos, das provas, dos trabalhos, seminários, relatos, resenhas, relatórios, artigos, projetos e mais projetos, para tudo e mais um pouco?
--"Ah, que vida boa! Tu só estudas!"
-- "Aham, "só" estudo..." (Sinceramente, dá vontade de "jogar na cara" da pessoa quantas horas tu passa em frente ao computador tentando lembrar de tudo o que o paciente te disse durante a sessão e tudo o que tu falou para ele... Ou elaborando treinamento [Manual, apresentação, leituras e mais leituras] para a empresa em que se estagia...) Não estou aqui criticando o fato de ter que fazer isso, porque reconheço o quanto isso é válido, sei da importância e não me queixo disso, por mais desgastante que seja, porque faço o que gosto e o que escolhi fazer... Quero chamar atenção ao fato de que ser "só estudante" ainda é visto como algo ruim, como se a pessoa não tivesse "boa vontade" para trabalhar também! Admiro DEMAIS quem consegue conciliar o trabalho e a faculdade integral... Eu não tenho estrutura para isso...
-- "Ah, tu tem sorte de ter PAItrocínio!"
-- "Sim, são meus pais (e meu irmão querido!) que pagam minhas contas, por enquanto... Devo MUITO isso a eles! Tenho sorte sim por poder fazer isso nesse momento de vida, mas não ficarei a vida inteira assim!"
E nesse dia, em especial, sou muito grata por isso!
Ainda mais por saber o quanto custou para eles! Valorizo cada centavo que investiram em mim nesses 18 anos estudando... Uau! 18 anos! Uma vida, né! 7 anos e meio só de Psicologia! E como passou rápido! E como tem conteúdo que nem vi! E agora só faltam 4 meses! Sim! Em dezembro termina essa fase da minha vida! Essa fase de "só estudante"!
O que vem depois? É uma incógnita ainda! Mas tenho plena confiança na minha capacidade e sei que qualquer desafio que for apresentado como oportunidade para mim será abraçado de alma, coração e muita dedicação! Por quê? Porque esperei 8 anos por isso... Nessa caminhada acadêmica como estudante de psicologia não fui uma aluna nota 10, mas sempre dei o máximo de mim... Gostei mais de umas disciplinas que de outras, mais de alguns professores que de outros, mas SÓ EU SEI o quanto me custou chegar até aqui... E SÓ EU posso dizer qual o valor que isso tem para mim...
A cada estágio que venho fazendo, mais certeza tenho de estar na área certa... CERTA! Sim, estou!
Muita coisa para ver ainda... Muita coisa para aprender... Muita coisa para estudar! 8 anos foram poucos, sem exageros e sem hipocrisia!
Mas tudo no seu tempo...
Quantas pessoas estiveram comigo nessa caminhada eu perdi a conta!!!
Caramba!
Ser do MST (Movimento dos Sem Turma) desde 2005, possibilitou-me conhecer inúmeros colegas!
Vantagens e desvantagens de se fazer "com calma" o curso... Até outros cursos frequentei!
E quantas coisas deixaram marcas nesses anos...
Bah! Tenho um turbilhão de pensamentos e memórias aqui latejando... Teria MUITAS coisas para escrever nesse dia, mas não posso escrever sobre tudo o que quero nesse momento.... O post ficaria grande demais e você que está lendo (se ainda não desistiu, teria desistido!)
Escrevo para mim, mas os outros gostam de ler o blog, então, me estou me desafiando mais...
Destaco aqui também os 7 anos em que estou no movimento estudantil, representando os acadêmicos da universidade... Ainda lembro como se tivesse acontecido na semana passada isso.... Lá no segundo ano de facul me convidaram para fazer parte do Diretório Central dos Estudantes da universidade.
Foram, ao todo, 3 anos de DCE, organizando a recepção dos bichos, os jogos do DCE, escolha de Rei/Rainha, gincanas, participando de reuniões instituicionais como representante do DCE (Câmara de Ensino, Pesquisa, Extensão e Pós Graduação e Conselhos Universitários nos vários campus da universidade), reuniões de Colegiado do Curso de Psicologia, sendo representante em Congressos da UNE (União Nacional de Estudantes)...
Fiquei 6 meses afastada do curso, mas presente... Enquanto nem estava matriculada, fui uma das fundadoras do Diretório Acadêmico do Curso de Psicologia (o DAPSI), elaborei até o estatuto, gente! Quem diria! Retornei e fiquei um ano na vice-presidência e, desde 2008, estou na presidência (mas só por alguns dias, já já vem a nova eleição para que novos colegas dêem continuidade e mobilidade a este órgão de representação que definitivamente ficou abandonado este ano... Infelizmente! E peço desculpas por isso, mas não dei conta! Nem de passar adiante a responsabilidade...).
Como representante dos alunos da psico, fui para algunas reuniões deCOREP's (Coletivos Regionais de Psicologia) e alguns Congressos promovidos pela UNE: o 1º em 2005 em Goiânia-GO no 49º CONUNE; o 2º em 2006 em Campinas-SP no CONEB (das entidades de Base); o 3º em 2007 em Brasília, no 50º CONUNE; o 4º em 2008 em Pelotas-RS, convidada por pessoas que conheci no primeiro congresso de Goiânia para participar da equipe de Coordenação do Projeto Rondon (sendo a única mulher) - operação-RS com estudantes de várias universidades do Brasil (19 dias intesamente vividos e inesquecíveis!!!!!); o 5º em 2009 em Salvador-BA em janeiro no CONEB e o 6º também em 2009, em julho, em Brasília no 51° CONUNE. Bastante coisa né?  Também acho! Nossa! E como isso foi importante para me tornar o que sou hoje! Quantas pessoas tive oportunidade de conhecer nessas minhas andanças por aí... Quantos amigos fiz e com quantos falo até hoje! E de todo esse brasilzão!
Foram tantos eventos, tantas trocas, tantas experiências riquíssimas que nem tem como resumir isso em um post... Quem sabe um dia que tiver mais tempo me desafio a escrever um pouco sobre isso...
Esse post tomou um rumo inesperado. Queria escrever um pouco sobre o que significa ser estudante pra mim e foi quase uma autobiografia sobre minha vida como estudante de psico... Mas acho que é isso que representa... Tudo isso que consegui viver nessa jornada acadêmica e que foi me moldando, me formando, me tornando a pessoa que sou hoje e a profissional que está internalizada em mim desde já (ou desde que escolhi esse caminho para trilhar)...
Sei que deixei a desejar às vezes, sei que poderia ter feito mais, mas, dentro das possibilidades, estou satisfeita e orgulhosa por dizer que SOU uma estudante... Ainda sou... E quero ser pra sempre!
Não quero deixar esse meu olhar questionador, de aprendiz, de investigadora para trás depois que me formar...
Essa curiosidade é intrínseca do meu ser!
Faz parte...
Agradeço a você que leu tudo isso! hehehe
Eu adoro viajar, não só a longas distâncias físicas, mas escrevendo também e ainda tenho dificuldade de organizar os devaneios, mas um dia na vida vou desenvolver essa habilidade... (espero)
FELIZ DIA DO ESTUDANTE para você que é estudante, seja você "só estudante" ou um estudante-trabalhador... E feliz dia do estudante para você que aprende todos os dias com a vida.. Porque a vida é uma escola, aprende com ela quem quiser, como já diz a música... E, sendo assim, você também é um estudante...

Geniana Zinkiewicz
11-08-2010

Só para encerrar, algo que escrevi esses dias...

- O último ano de facul te estressa...
- O último ano de facul te induz ao vício (O meu é twitter e blog)...
- O último ano de facul te faz adoecer...
- O último ano de facul te faz ter enxaqueca de tanto pensar... ("Sai, enxaqueca! Esta cabeça não te pertence!")
- O último ano de facul te deixa noites em claro escrevendo, relatando, projetando, produzindo conhecimento...
- O último ano de facul te faz perder a fome...
- O último ano de facul causa "distúrbios de personalidade"...
- O último ano de facul te afasta dos amigos e da família...
- O último ano de facul destrói relacionamentos...
- O último ano de facul não te deixa dormir, pois não sobra tempo...
- O último ano de facul te causa problemas de coluna...
- O último ano de facul dá tendinite...
- O último ano de facul causa amnésia temporária (faz você esquecer o que é balada/bailinhos, caminhadas/corridas/academia, viagem com os amigos, sessão de cinema, reuniões e visitas aos amigos, cinema, feriado, fim-de-semana, casa da família, etc).

Mas vale MUITO à pena!



10 comentários:

  1. Que filme hein Geni, muito bom! Parabéns!

    Beijos

    [Renata Tomazeli]

    ResponderExcluir
  2. Oi Geniana!
    Parabéns por toda essa caminhada e sucesso, pois voce merece!!
    e Feliz dia do Estudante (acho q seremos estudantes pra sempre, pq a gente nao vai parar nunca de estudar, pelo menos eu nao pretendo parar tao cedo)
    um abraço
    Carina

    ResponderExcluir
  3. Ge..adorei teu texto realmente é isso mesmo passamos a maior parte de nossas vidas num banco de escola ouvindo muitas pessoas inclusive nossos proprios pais falando "mas tu não faz nada só estuda"etc...e quando ocupa uma cadeira universitaria é que passamos a ter a real dimensão do quão "fácil" e "mole" a vida de um estudante ainda mais qd escolhemos cursos tão puxados como a nossa querida e amada e apaixonada psicologia, não temos tempo pra nada só olhos pra ler...ler...ler..ler pilhas e pilhas de livros e aí então aqueles que lá longe falaram vc "só estuda" enxergam a pilha de livros e xerox e textos e passam entao a perceber a dimensão de ESTUDAR... é isso aí garota ano que vem vc passa para o lado de cá mas....nunca deixaremos de estudar... bju

    [Luzia Dal Jovem Seibt]

    ResponderExcluir
  4. li o texto no e-mail, achei mto bom, PARABENS!!!

    [Silvana]

    ResponderExcluir
  5. Gostei do texto Ge.. na nossa profissão seremos eternos estudantes! Parabéns e Feliz dia do Estudante!

    [Mลrinล Mósenล Cลpeletti]

    ResponderExcluir
  6. Faça como eu: seja uma acadêmica. Juventude eterna! Heheh

    [TнlAG0]

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Geniana

    Pelo texto lindo, e antecipadamente pela formatura. A conquista vc já alcançou.

    Abç Gerson

    ResponderExcluir
  8. Geniana amada!!!
    meus parabens por o dia do estudante, e muitas felicidades, pois voce merece toda a feleicidade deste mundo...
    mas tenhas a certeza que hoje não sera o seu ultimo dia do estudante... pois acredito que voce vai ser uma eterna estudante, alias quem conhecé muito voce sabe, percebe muito a tua vontade de crecer..
    e es uma pessoa que eu adimiro muito, pois voce tem sabedoria e compartilha da tua sabedoria com o proximo, e diante do que os meus pais me ensinaram e que o ser humano só é inteligente na medida enque ele passa o seu conhecimento para adiante, ou seja o conhecimento só é cohecimento na hora que ele for compartilhado!!!
    abraços e sucesso querida voce merece tudo de bommm.....
    parabens pelas palavras nossa me emocionei e obrigado por voce conpartilhar comigo...

    [jussara nunes angonese]

    ResponderExcluir
  9. Oi
    amei o e-mail, muito legal
    parabens e ao mesmo tempo obrigado e igualmente
    heheheeh
    bjus
    Andri

    ResponderExcluir
  10. para uma pessoa especial, inteligente, e capaz nunca será o ultimo dia pois sei que esta sempre buscando informações, te admiro muito, felicidades.

    [Jane Santos]

    ResponderExcluir