O cérebro permanece ativo enquanto a pessoa sonha
Estudos mostram que existe muita variação na atividade cerebral durante o sono, que tem cinco estágios: os estágios 1 ao 4 e o estágio final, conhecido como sono REM. Com o desenvolvimento de novas tecnologias, cientistas descobriram nos anos 90 que algumas áreas do cérebro ficam extremamente ativas durante o sono REM, mais do que quando a pessoa está acordada. Pesquisas mostraram que algumas áreas visuais do córtex cerebral, além do sistema límbico do cérebro, trabalham intensamente durante os sonhos.
Os animais e os sonhos
Durante os sonhos uma área do cérebro é responsável por paralisar o nosso corpo, para que não representemos o sonho com nosso corpo. Pessoas que tem problemas nesta área do cérebro tendem a machucar-se muito durante o sono, chegando ao ponto de terem que ficar isoladas de noite em um quarto sem móveis.
Alguns experimentos realizados em gatos e cachorros, em que esta área do cérebro foi removida, mostra os animais atuando como costumam fazê-lo quando estão acordados, caçando e brincando.
A maconha e os sonhos
Muitas pessoas que usam maconha afirmam não ter sonhos, mas depois que param de usar a droga afirmam ter sonhos extremamente vívidos e intensos. Isto também ocorrem com fumantes quando param de fumar. Um experimento realizado em 1975 comparou o padrão de sono entre usuários de maconha e não-fumantes. Os resultados mostraram que, sob o efeito de THC, a substância ativa da maconha, os usuários têm menor movimentos nos olhos e menos sono REM. O estudo também mostrou que, quando o efeito do THC acaba, o sono REM é intensificado.
Sonhos épicos
Os sonhos épicos são extremamente vívidos e podem até mudar a vida de uma pessoa. Eles são tão realistas que muitas vezes mudam a perspectiva da pessoa sobre várias coisas. Pessoas que tiveram este tipo de experiência muitas vezes afirmam que o sonho tem uma “trama” contínua completamente diferente da sua vida real.
Diferenças nos sonhos de homens e mulheres
Vários estudos mostram as diferenças dos sonhos de homens e mulheres: já foi provado que mulheres costumam sonhar com pessoas dos dois sexos normalmente, mas os homens costumam sonhar com 67% mais homens do que mulheres. Os sonhos femininos costumam ser mais longos e incluem conteúdos mais emocionais, enquanto os masculinos incluem mais violência, carros e estradas. A média é que 8% dos sonhos de ambos sexos envolvam atividade sexual. É claro que todos estes estudos são realizados com porcentagens aproximadas e não são verdadeiros para todas as pessoas.
Paralisia do sono
Esta condição afeta muitas pessoas, e é diretamente relacionada ao estágio de sono REM. As pessoas que têm esta experiência acordam durante o ciclo REM, mas seu corpo continua paralisado. A pessoa fica semi-consciente, mas não consegue se mexer, e permanece sonhando. A paralisia do sono deixa a pessoa ciente do que acontece, mas sem ação, e pode ser acompanhada por fortes alucinações e sensação de perigo. Antigamente as pessoas costumavam alucinar com demônios que sentavam em seu peito e não deixavam se mexerem, hoje muitas histórias de abduções alienígenas são explicadas como casos extremos de paralisia do sono.
Pesadelos vs. terror noturno
O pesquisador estadunidense Ernest Hartmann é especializado em pesadelos. De acordo com suas pesquisas, o tema mais comum de pesadelos são perseguições. Esse tipo de sonho é mais comum em crianças entre três e quatro anos ou sete e oito anos. Aproximadamente 5 a 10% das pessoas têm pesadelos uma vez por mês ou mais freqüentemente. Segundo os estudos de Hartmann, os pesadelos geralmente têm ligação com atividades diárias e indicam medo ou ansiedade.
Sonhos famosos
Mary Shelley criou o personagem Frankenstein depois de um sonho com o monstro. Elias Howe, criador da máquina de costura, afirmou ter tido a ideia da invenção depois de um sonho em que um grupo de canibais tinham lanças com buracos na ponta. O cientista Friedrich August Kekulé descobriu a aparentemente impossível estrutura química do benzeno (C6H6) depois de ter um sonho em que uma cobra comia o próprio rabo.
Ronco crônico pode causar problemas do sono
O ronco é problema para milhões de pessoas, e pode até causar distúrbios durante o sono. Muitas pessoas que sofrem com o ronco crônico também têm problemas durante o sono REM. Durante este estágio do sono, o corpo fica com a respiração irregular, a pressão sanguínea aumenta, e o corpo é afetado com sonhos vívidos e paralisia. As pessoas que sofrem com o ronco costumam sofrer com um distúrbio durante o sono REM, em que não ficam paralisados durante os sonhos, e por isso reagem fisicamente aos sonhos. Não é incomum que essas pessoas falem, gritem, chutem e dêem socos durante o sono e não lembrem de nada no dia seguinte.
Sonhos vividos ajudam no aprendizado
O sono REM começa quando sinais são enviados pela base do cérebro para o córtex cerebral, que é responsável pelo aprendizado e pela organização de informações. O sono REM ativa as partes do cérebro que utilizamos para aprender, o que pode explicar por que crianças têm um sono REM muito mais longo que adultos. Além disso, este estágio do sono aumenta a liberação de proteínas no cérebro, e estudos já demonstraram que as pessoas aprendem e lembram de mais coisas quando têm o estágio REM durante o sono.
Fonte: Listverse
Nenhum comentário:
Postar um comentário