12 de out. de 2010

Ideias práticas para mudar com mais inteligência [Bruno Krug]


Todo ser humano muda, mas a maioria muda apenas pelos processos de dor, perda e sofrimento. Para evitar sofrimento e prejuízos desnecessários, devemos aprender a mudar com  inteligência, com foco em melhores resultados e por decisão pessoal. 
Abaixo, algumas sugestões com o objetivo de torná-lo mais flexível, autoconfiante e realizado:

·    Comece fazendo pequenas “quebras” de rotinas em sua vida pessoal e em seu trabalho. Mudando pequenas atitudes, pequenos comportamentos, pouco a pouco você estará fazendo mudanças mais profundas em sua maneira de pensar, de sentir e de agir, que certamente irão refletir numa vida mais positiva, produtiva e feliz.

·    Mantenha-se atento ao que ocorre ao seu redor. Observe, analise e questione as mudanças e tendências que estão ocorrendo na sua área de trabalho, no mercado, na mente dos consumidores, bem como na comunidade e região em que vive.

·    As oportunidades para crescer mais rapidamente estão ocultas nos problemas. Portanto, brinque de sonhar acordado, estimulando sua imaginação e criatividade. Não limite sua mente com censuras e bloqueios, nem pela crítica interna e nem pelo medo de parecer ridículo.

·    Procure se questionar quando algumas coisas ruins acontecem mais freqüentemente, buscando descobrir a origem das mesmas, para poder mudar e evitar repetir os erros.

·    Assuma que a sua vida pessoal e profissional depende principalmente de você, do que você faz ou deixa de fazer. Analise, planeje e assuma riscos calculados que possibilitarão mudanças positivas na vida e carreira.

·    Lembre-se que os outros podem interferir em sua vida, mas é você que pode decidir até que ponto isto vai afetá-lo e como vai se sentir em relação ao que acontece. Assuma dizer “não” quando necessário e faça o que deve para mudar e viver melhor.

·    Ser pró-ativo e ousado é assumir o risco de viver de uma de forma desafiadora e construtiva. É fruto de uma postura positiva frente aos desafios da vida, que se reflete no estilo de vida, no trabalho e nas relações sociais.

·    Nunca esqueça que cada ação gera uma reação, que cada atitude produz um efeito. O que significa também, que por menor que seja uma atitude e uma ação positiva, com certeza ela também trará resultados positivos em sua vida.


Mesmo com inteligência, esforço e bom senso, às vezes, nem tudo sai como se quer. 
Então aproveite para aprender as lições de cada experiência. 
Uma boa análise permite que se encontre novos caminhos, e as experiências passadas com certeza fortalecem seu espírito. 
Aproveite para aprender com o fracasso e o sucesso alheio, pois sempre podemos evitar sofrimentos e desgastes desnecessários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário