5 de out. de 2010

Trechos do Filme “Enigmas de Um Crime”

Tem muitos outros trechos
interessantíssimos,
mas despenderia tempo
demais para copiar...

Indico que assistas o filme... 
É fascinante!!!
Professor Arthur Seldom: -- Aquele homem não estava louco! Trabalhava com balas voando à sua volta, pois não podia esperar! O conteúdo daquele caderno era muito importante para ser escrito depois... Ele tinha que fazer aquilo que sua mente mandava. Não podia deixar para um segundo depois...
O que era tão importante para ele arriscar a vida? O que ele escrevia que o impedia de levantar-se e correr, como qualquer outro faria? O TRACTATUS LOGICO-FILOSOPHICUS. O trabalho filosófico mais influente do século XX. O soldado se chamava Ludwig Wittgenstein. O homem que pôs limites em nossos pensamentos. O enigma que ele tentava decifrar era o seguinte: “Podemos saber a verdade?”. Todos os grandes pensadores da história procuram uma única certeza, algo que ninguém pudesse refutar, como 2 + 2 são 4.
Para achar a esta verdade, Wittgenstein usou, na verdade, lógica matemática. Que meio melhor para obtermos uma certeza de uma linguagem imutável, livre das paixões do homem? Ele ameaçou lentamente, usando equação após equação, com um método impecável, até chegar a uma conclusão aterrorizante: não existe tal verdade fora da matemática! Não há modo de achar uma única verdade absoluta, um argumento irrefutável que ajude a responder as questões da humanidade!
A filosofia, portanto, está morta! Pois sobre aquilo que não se pode falar, então, nós devemos nos calar.


Beth -- Você é feliz! Só precisa olhar para seu rosto para ver isso...
Martin -- É eu tento ser.
Beth -- Como consegue?
Martin -- Muito fácil! Só você seguir a corrente!
Beth -- E se a corrente for ruim?
Martin -- Prefiro cometer erros do que não fazer nada. Eu prefiro errar do que perder tudo. Pra mim funciona! Deveria tentar!


Professor Arthur Seldom: -- Não há modo de achar uma única verdade absoluta, um argumento irrefutável que ajude a responder as questões da humanidade. A filosofia portanto está morta! Pois sobre aquilo que não se pode falar, então, nós devemos nos calar.
Martin -- Eu acredito no número Pi (π), na sessão áurea, na série de fibonacci... A essência da natureza é matemática. Há um significado oculto por trás da realidade. As coisas se organizam com um modelo, um esquema, uma série lógica. Mesmo um menor floco de neve envolve uma base numérica na estrutura. Portanto, se descobrirmos o significado secreto dos números, vamos saber o significado secreto da realidade.
Professor Arthur Seldom: -- Impressionante! Traduzindo as palavras dele para o inglês da rainha: nós nos achamos diante de uma nova defesa da matemática, como se números fossem ideias preexistentes na realidade. De qualquer modo, isso não é novo. Como o homem é incapaz de conciliar mente e matéria, tende a conferir um tipo de entidade às ideias, porque ele não suporta a noção de que abstração pura somente exista no cérebro. “A beleza e a harmonia de um floco de neve”, é lindo! ”A borboleta que bate as asas e causa um furacão do outro lado do mundo”... Nós ouvimos falar dessa maldita borboleta há séculos, mas quem conseguiu prever um único furacão? Ninguém!
Me diz: onde está a harmonia e a beleza no câncer? O que faz uma célula de repente virar uma metástase assassina e destruir as outras células de um corpo saudável? Alguém aqui sabe? Não, porque preferimos pensar em flocos de neve e em borboletas que em dor, guerra ou esse livro. Por quê? Por que precisamos pensar que a vida tem significado, que tudo é governado pela lógica e não pelo mero acaso? Se eu escrever 2, 4 e 6, nós nos sentimos bem porque sabemos que depois vem o 8. Podemos prever! Não estamos nas mãos do destino. Infelizmente, entretanto, isso não tem nada a ver com a verdade. Não concordam? Isso é somente medo. É triste, mas é isso!


Martin – Uma hora com o Selton é como uma vida inteira com outras pessoas...


Lorna: -- Qualquer enigma é simples quando se sabe a resposta...

2 comentários:

  1. para ser sincera mesmo!nao ha engimas q sejam faceis de decifrar ..ta aí o engima mais complicado de se resolver o engma do amor.
    bjo mary

    ResponderExcluir
  2. Falar de amor quando se está amando é igual falar de álcool quando se está bêbado, ou de Drogas quando se está drogado... É um sentimento como qualquer outro, mas talvez o mais nocivo quando a questão é analisar as coisas de maneira lógica.

    ResponderExcluir